Não, é justamente o que falei, os menus de categorias poderiam ser exibidos em ícones, por exemplo um joystick representa a categoria jogos, e por ai vai. Mesmo em uma tela pequena, se o Unity exibe nela apenas 4 aplicativos seguidos, poderiam ser deixados 3 e, ao lado, uma barra com os ícones representando as categorias.
Deixa eu tentar explicar melhor. Sabe os ícones pequenos no lançador na parte de baixo que lhe levam para os arquivos e programas mais usados, ou para todos os programas instalados e por ai vai? Exatamente assim, só que na vertical esquerda de Todos os os aplicativos, bastando clicar em um para filtrar os resultados.
No momento não estou no meu pc com ubuntu para falar com mais propriedade, mas por exemplo aqueles ícones pequenos no lançador na parte debaixo que lhe levam para determinados lugares estão no clique do botão direito do mouse sobre o ícone do Ubuntu, o primeiro do lançador. Antes aparecia as categorias (jogos, acessórios, internet) nas versões anteriores do Unity/Ubuntu.
O que continuo falando e sinto, posso estar errado, é que as pessoas ainda não viram os filtros, por exemplo, na categoria todos os programas. Lá na parte superior direita tem acho que assim
Filtros de Resultados... aí ao clicar nele tem várias opções: Acessórios, internet, sistema, jogos....
Para mim isso faz exatamente o que alguns aqui estão propondo, não vejo qual seria a queixa quanto a querer algo parecido, não igual, ao modo clássico de disposição por categorias.
O filtro só irá mostrar os ícones por categorias de filtros e caso só mostre os mais recentes usados naquela categoria, tem uma seta ao lado (mostrar n resuntaldos) para mostrar todos daquela categoria e por ordem alfabética dos ícones dos aplicativos.