Acredito que primeiro de tudo é definir qual seria o objetivo do Comercial.
Alguns falam até ONDE passar, como na TV Cultura e etc, outros dizendo que deve ser em Banners, mas me pergunto, qual o Objetivo do Comercial? Seria criar uma migração em massa para Ubuntu, ou apenas dizer "Existe uma outra opção ao seu computador".? estamos caindo aqui em uma coisa que "Não é" da filosofia Ubuntu, que é a separação de classes sociais, a distinção entre pessoas. Ao dizer que deveria passar na TV Cultura, estamos excluindo os que assistem a Tv Globo por exemplo, e por que? Pela nossa mania de achar que "quem assiste globo não pensa", dai falamos aqui da sociedade consumista, porem não foi dito que eles podem Consumir o Ubuntu. Tudo bem que Ubuntu é Free, basta baixa-lo, mas a galera ainda vai estar consumindo a internet, que é paga. Palestras em Cursos, Faculdades, e etc, é Legal, porem restringem a quem? a quem já conhece.
O que desejo dizer é:
- Vamos fazer um comercial dizendo: Isto é Ubuntu..(cenas do desktop, Pessoas usando, e aquelas coisas bonitas que Apple e Microsoft faz bem).. E no final diz: Ubuntu é Linux, Ubuntu é Livre, Ubuntu sou Eu e também é você saiba mais em...."
Simples assim, ou seja, mostrar o nome, conceito, deixar as pessoas saberem que "existe" isso é o suficiente para "começar" uma cultura de mudança. pois imagina um estudante de Pedagogia, Contabilidade (Como o amigo aqui do fórum) ao ver uma palestra na Facu com o Titulo "Ubuntu Linux - O Mais por menos" na cabeça deles, passa a seguinte mensagem: "Já vi esse nome na TV só que não lembro o que era, vou na palestra ver do que se trata"
É preciso dar um pequeno passo para a cultura da mudança, não se pode ser radical e achar que todos vão migrar ou etc, apenas plantar um nome já faz a diferença, plantar o conceito de "Já ouvi falar disso" é assim que Windows e Apple se consolidaram no mercado, ou como Facebook, youtube, é as pessoas por mais que não usem, ao se perguntar sobre, elas responderem: Já ouvi falar!
Abs