Autor Tópico: Um Comercial do Ubuntu na TV...Realizado por usuários !?!?  (Lida 13505 vezes)

ThiagoNalli

  • Visitante
Re: Um Comercial do Ubuntu na TV...Realizado por usuários !?!?
« Resposta #30 Online: 07 de Agosto de 2012, 03:25 »
Acredito que primeiro de tudo é definir qual seria o objetivo do Comercial.

Alguns falam até ONDE passar, como na TV Cultura e etc, outros dizendo que deve ser em Banners, mas me pergunto, qual o Objetivo do Comercial? Seria criar uma migração em massa para Ubuntu, ou apenas dizer "Existe uma outra opção ao seu computador".? estamos caindo aqui em uma coisa que "Não é" da filosofia Ubuntu, que é a separação de classes sociais, a distinção entre pessoas. Ao dizer que deveria passar na TV Cultura, estamos excluindo os que assistem a Tv Globo por exemplo, e por que? Pela nossa mania de achar que "quem assiste globo não pensa", dai falamos aqui da sociedade consumista, porem não foi dito que eles podem Consumir o Ubuntu. Tudo bem que Ubuntu é Free, basta baixa-lo, mas a galera ainda vai estar consumindo a internet, que é paga. Palestras em Cursos, Faculdades, e etc, é Legal, porem restringem a quem? a quem já conhece.

O que desejo dizer é:
- Vamos fazer um comercial dizendo: Isto é Ubuntu..(cenas do desktop, Pessoas usando, e aquelas coisas bonitas que Apple e Microsoft faz bem).. E no final diz: Ubuntu é Linux, Ubuntu é Livre, Ubuntu sou Eu e também é você saiba mais em...."
Simples assim, ou seja, mostrar o nome, conceito, deixar as pessoas saberem que "existe" isso é o suficiente para "começar" uma cultura de mudança. pois imagina um estudante de Pedagogia, Contabilidade (Como o amigo aqui do fórum) ao ver uma palestra na Facu com o Titulo "Ubuntu Linux - O Mais por menos" na cabeça deles, passa a seguinte mensagem: "Já vi esse nome na TV só que não lembro o que era, vou na palestra ver do que se trata"


É preciso dar um pequeno passo para a cultura da mudança, não se pode ser radical e achar que todos vão migrar ou etc, apenas plantar um nome já faz a diferença, plantar o conceito de "Já ouvi falar disso" é assim que Windows e Apple se consolidaram no mercado, ou como Facebook, youtube, é as pessoas por mais que não usem, ao se perguntar sobre, elas responderem: Já ouvi falar!

Abs

Willder

  • Visitante
Re: Um Comercial do Ubuntu na TV...Realizado por usuários !?!?
« Resposta #31 Online: 07 de Agosto de 2012, 07:51 »
[...]E no final diz: Ubuntu é Linux, Ubuntu é Livre, Ubuntu sou Eu e também é você saiba mais em...."
Simples assim, ou seja, mostrar o nome, conceito, deixar as pessoas saberem que "existe" isso é o suficiente para "começar" uma cultura de mudança. pois imagina um estudante de Pedagogia, Contabilidade (Como o amigo aqui do fórum) ao ver uma palestra na Facu com o Titulo "Ubuntu Linux - O Mais por menos" na cabeça deles, passa a seguinte mensagem: "Já vi esse nome na TV só que não lembro o que era, vou na palestra ver do que se trata"[/i]
[...]
Não não não e não!

Concordo com seu comentário mas dizer tudo isso na minha inútil opinião é onde está o erro.

É como alguém perguntar "O que é o Ubuntu?", ai eu respondo:
O Ubuntu é uma Distro Linux baseada no Debian e apoiadora do Software Livre. Usamos a interface Unity para tornar sua experiencia única e incrível. Com ele você vai poder fazer tudo o que mais gosta: Navegar na internet com o Mozilla Firefox, Ler e enviar emails com o Thunderbird, ouvir músicas com o Rhythmbox, escrever documentos, fazer apresentações e trabalhar planilhas com o LibreOffice. Tudo isso de graça!

Ou seja, está tudo certo, mas está tudo errado. São informações essenciais mas que são básicas para qualquer sistema, e são o mínimo para um usuário comum. Além disso cada nome citado provavelmente deve ser desconhecido para o público leigo.

Minha opinião é que deveria ser algo que mostrassem imagens do cotidiano, o desktop, alguém lendo um texto... Tudo o que irão fazer mas mas sem sobrecarga de informações. Por fim, o nome e logo do Ubuntu, em baixo o site em que ele está disponível, e no meio o convite: "Venha e teste o Ubuntu, é grátis". Ou "venha você também testar", ou algo do tipo.

Você pode até não concordarem comigo, mas prestem atenção nos comerciais de grandes empresas, sem sobrecarga de informações. "Com ele no meu computador vou poder fazer tudo aquilo que gosto, quero e preciso? Ok, então isso é o importante para mim."

Ah, na minha opinião toda a descrição do sistema encontrada em http://www.ubuntu-br.org/ também está ruim, carregada de informações desnecessárias para os humanos.

ThiagoNalli

  • Visitante
Re: Um Comercial do Ubuntu na TV...Realizado por usuários !?!?
« Resposta #32 Online: 07 de Agosto de 2012, 11:38 »
Minha opinião é que deveria ser algo que mostrassem imagens do cotidiano, o desktop, alguém lendo um texto... Tudo o que irão fazer mas sem sobrecarga de informações. Por fim, o nome e logo do Ubuntu, em baixo o site em que ele está disponível, e no meio o convite: "Venha e teste o Ubuntu, é grátis". Ou "venha você também testar", ou algo do tipo.

Foi exatamente isso que tentei dizer e não consegui, é não dar muitos nomes, e sim coisas simples..rsrsrs Falei do "Ubuntu Sou Eu, é Você, é Free" apenas como uma Frase de efeito para fim de comercial..hahahah Mas a ideia é a mesma que a sua, e o pensamento tambem..rsrsrs  ;D

Poderia terminar com uma Musiquinha de faroeste com uma voz Grave dizendo: Venha para o Mundo de Ubuntu...

Ops, esse já é do Marlboro né? hahahaha  :D

Willder

  • Visitante
Re: Um Comercial do Ubuntu na TV...Realizado por usuários !?!?
« Resposta #33 Online: 07 de Agosto de 2012, 11:59 »
Foi exatamente isso que tentei dizer e não consegui, é não dar muitos nomes, e sim coisas simples..rsrsrs Falei do "Ubuntu Sou Eu, é Você, é Free" apenas como uma Frase de efeito para fim de comercial..hahahah Mas a ideia é a mesma que a sua, e o pensamento tambem..rsrsrs  ;D

Poderia terminar com uma Musiquinha de faroeste com uma voz Grave dizendo: Venha para o Mundo de Ubuntu...

Ops, esse já é do Marlboro né? hahahaha  :D
Ah,  :)

Eu vou tentar fazer uns vídeos desse tipo como disse nas mensagens anteriores, mas vou deixar para o fim do ano, já me sindo confortável usando o Ubuntu mas só 2 meses de uso não me dá segurança para fazer isso. Talvez seja uma ideia mais interessante que o comercial, as pessoas mais experientes fazerem vídeos desse tipo, e espalhar pela internet. Surtiria efeito melhor. Usuários médios adotando o sistema se encarregariam de espalhar ele para as pessoas que não sabem o que é um sistema, que seria o público que veria os comerciais na TV.

Citar
Ops, esse já é do Marlboro né? hahahaha
;D

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Um Comercial do Ubuntu na TV...Realizado por usuários !?!?
« Resposta #34 Online: 07 de Agosto de 2012, 15:12 »
Acredito que devem ser analisados três pontos antes de iniciar o projeto:
  • Comunidade
Para alcançar o sucesso do projeto, será importante a participação de vários usuários, e não apenas um responsável pela produção, afinal, não estaremos postando um vídeo no YouTube, e sim, realizando algo mais complexo, então é importante saber a opinião da comunidade, a começar por outros usuários daqui do fórum, para saber qual será a aceitação, envolvimento e divulgação do projeto.
  • Público Alvo
É importante saber primeiramente onde será publicado o comercial, qual emissora, horário, público a ser atingido, duração, para também se ter informações para a próxima parte.
  • Disponibilidade
Após todo o "briefing" ter sido criado, será necessário saber se é viável, tanto relacionado ao desenvolvimento quanto à questão financeira do projeto, nessa parte poderão ser realizadas as adaptações necessárias do projeto para a concretização do mesmo.

Abraços

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Um Comercial do Ubuntu na TV...Realizado por usuários !?!?
« Resposta #35 Online: 07 de Agosto de 2012, 15:32 »
Imagina se Steve Jobs tivesse trabalhado na Canonical  :-X
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Um Comercial do Ubuntu na TV...Realizado por usuários !?!?
« Resposta #36 Online: 07 de Agosto de 2012, 15:37 »
Vocês tem ideia de quanto custa um anúncio de 30s em rede nacional?
A última informação era que era um preço de um carro de alto luxo cada spot.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Um Comercial do Ubuntu na TV...Realizado por usuários !?!?
« Resposta #37 Online: 07 de Agosto de 2012, 15:54 »
Qual é o custo de uma propaganda comercial na TV?
Entretanto, o custo cai muito se for com abrangência regional.

Offline rodpsouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Um Comercial do Ubuntu na TV...Realizado por usuários !?!?
« Resposta #38 Online: 07 de Agosto de 2012, 19:19 »
Olá Comunidade,

Legal, parece que pelo Menos parcialmente a Comunidade gostou da Idéia, a coisa está crescendo...

Bem, aos que leem este Tópico e acham a idéia interessante, porém desanimam ao pensar  no valor de um comercial  e ainda mais como conseguir este valor.

Respondo: Financiamento Coletivo, ou Crowdfunding para quem preferir.

Olhem uma prévia da proposta de um Site de Financiamento Coletivo (Minhas sinceras desculpas a quem sabe o que é Financiamento Coletivo, ou até mesmo Conhece o Catarse):

O Catarse funciona assim: você envia seu projeto, diz quanto precisa e até quando quer arrecadar este dinheiro. Aí você divulga o projeto e as pessoas podem optar por apoiar com qualquer valor a partir de R$ 10 e receber recompensas por isto. Se até o prazo escolhido você tiver atingido o valor que precisa, você recebe o dinheiro. Senão, todo mundo recebe o dinheiro de volta.         Tipo...assim, Perfeito.

Fonte: http://www.midiassociais.net/2011/04/sites-de-crowdfunding-financiamento-coletivo/2011/
          http://catarse.me/pt

Como já foi dito o Projeto é possível e só precisamos nos organizar para que ele aconteça !





Willder

  • Visitante
Re: Um Comercial do Ubuntu na TV...Realizado por usuários !?!?
« Resposta #39 Online: 08 de Agosto de 2012, 10:28 »
Adoro Odeio ser pessimista, mas não vai funcionar. Além do custo para a produção e divulgação, continuo achando que ele seria visto por um público que nem sabe o que é um sistema operacional. Além disso, se a Microsoft investiu em propaganda com o Windows 7 imaginem o que ela vai fazer com o Windows 8. Seria uma iniciativa em vão e uma iniciativa dessa só levaria ela investir mais ainda na divulgação do Windows 8 em rede nacional, não apenas em uma região, seria dinheiro gasto com uma propaganda ofuscada por um nome mais conhecido (Windows) e por um monte de verdinhas disponíveis para fazer grandes campanhas de marketing.

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Um Comercial do Ubuntu na TV...Realizado por usuários !?!?
« Resposta #40 Online: 08 de Agosto de 2012, 14:26 »
Existem diversos meios de divulgação, e como citado, há a o financiamento coletivo, como este: http://comecaki.com.br/
Dessa forma, há a possibilidade de, além do apoio da comunidade, o apoio da Canonical?