Autor Tópico: Fedora 18 terá MATE, Samba 4 e ownCloud  (Lida 1197 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Fedora 18 terá MATE, Samba 4 e ownCloud
« Online: 02 de Agosto de 2012, 14:03 »
Um desenvolvedor do Fedora propôs o acréscimo dos pacotes para o MATE Desktop Environment -- uma derivação do antigo ramo 2.x do GNOME -- nos repositórios do Fedora 18, que está previsto para o começo de novembro. A proposta foi aprovada durante o encontro de ontem do Engineering Steering Committee do Fedora (FESCo). Contudo, foi dada a condição de que isso só seria realizado se os desenvolvedores envolvidos empacotarem e enviarem os componentes de ambientes de trabalho ao repositório em tempo, caso contrário o MATE terá que esperar para uma versão futura do Fedora. Como as regras do Fedora permitem o acréscimo de novos pacotes nos repositórios de atualização, o MATE -- que ganhou evidência através do Linux Mint -- pode ser disponibilizado para todas as versões do Fedora que são mantidas até o presente momento.

O Engineering Steering Committee também aprovou dezesseis outras propostas de recursos. Entre eles estão um plano para acrescentar também o software de cliente e servidor para a a plataforma em nuvem ownCloud; isso permite que usuários hospedem e acessem arquivos e dados pessoais, como endereços e entradas na agenda, de uma série de dispositivos. A integração com o Samba 4.0 também será melhorada; o Fedora 17 já possui uma versão alpha do Samba 4. Entre as outras propostas aprovadas estão a atualização do Python 3 para a versão 3.3, e a inclusão das ferramentas de rastreamento e monitoramento de desempenho LLTng e systemtap 2.0.

Com essas novas adições, a lista de recursos aceitos para o Fedora 18 deve crescer para um total de 55 itens. Contudo, algumas serão implementadas fora do processo de inclusão de recursos do Fedora. A lista não menciona, por exemplo, que o kernel do Fedora 18 será atualizado para o kernel Linux 3.6, cujo desenvolvimento acabou de começar.

Normalmente, alguns desenvolvedores não conseguem completar as mudanças planejadas em tempo, então essa lista de recursos pode encolher um pouco entre agora e o lançamento do Fedora 18. A partir de agora, novos recursos apenas serão acrescentados em casos excepcionais, já que o prazo para apresentação de propostas expirou na semana passada, com o congelamento de recursos agendado para o dia 7 de agosto. Em contraste ao Fedora 16 e 17, já que não há proposta ou planos para mudar o sistema de arquivos padrão para Btrfs, parece que o ext4 permanecerá como padrão no Fedora 18. Isso pode ter efeitos posteriores com o RHEL 7, que será baseado no Fedora 18.

FONTE: Linux Magazine OnLine
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz