Autor Tópico: Segunda a Valve, Left 4 Dead 2 roda melhor no Ubuntu  (Lida 13513 vezes)

Offline Julian Fernandes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
  • Ubuntu-BR-SC LoCo Team Leader
    • Ver perfil
    • Ubuntu-BR-SC
Segunda a Valve, Left 4 Dead 2 roda melhor no Ubuntu
« Online: 02 de Agosto de 2012, 10:43 »
Em seu blog oficial sobre a Steam para Linux, a Valve liberou um post falando sobre a performance do primeiro port da empresa para o pinguim, o aclamado Left 4 Dead 2. As informações são animadoras.

Rodando no Windows e usando DirectX, Left 4 Dead 2 roda com incríveis 270 FPS, número mais do que suficiente para qualquer jogador. Mas quando o mesmo jogo está rodando no Ubuntu usando OpenGL, a equipe conseguiu incríveis 315 FPS!

Confira o post do blog Ubuntu-BR-SC para maiores informações!

Willder

  • Visitante
Jogos do Steam podem rodar melhor que no Windows
« Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2012, 19:42 »
Notícia animadora para quem gosta de jogos (é nóis!!), a Valve fez testes de desempenho entre o Windows 7 e o Ubuntu, adivinhem quem ganhou?  ;D A matéria completa pode ser lida no Tecmundo ou no blog do Steam para o Linux (em inglês).

E Vamos que Vamos!!!  :D
                               
Paralelamente, Richard Stallman criticou a vinda do Steam para o Linux, dizendo que “Steam no Linux é antiético”, o post pode ser visto no MeioBit.

Sobre essa última, eu não vi a matéria original mas repito o que já disse aqui, que ser Livre é bem mais que ser livre de custo e ter código aberto, e também é algo muito além de uma filosofia.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Jogos do Steam podem rodar melhor que no Windows
« Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2012, 19:59 »
Willder, ficou tão empolgado(com razão) que nem viu esse post .Vou juntar os dois.

Usuário Linux- 449417

Willder

  • Visitante
Re: Jogos do Steam podem rodar melhor que no Windows
« Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2012, 20:07 »
Willder, ficou tão empolgado(com razão) que nem viu esse post .Vou juntar os dois.

Ah desculpa Ioca, eu não vi mesmo, quando procurei para ver se alguém já havia postado isso em algum tópico, eu procurei na seção Notícias, não achei que poderiam postar ela em Café com Ubuntu, desculpa.

Offline nq6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
    • Linux ubuntu & Afins
Left 4 Dead 2 para Linux roda mais rápido que no Windows
« Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2012, 20:09 »
Três semanas após anunciar oficialmente que estava desenvolvendo um cliente do Steam para os usuários do pinguim, a Valve declarou ontem que o Left 4 Dead 2, primeiro jogo a ser portado para o Linux, já está rodando mais rápido que a versão original para Windows. O resultado foi obtido após várias otimizações de código para fazer o jogo funcionar melhor com a API gráfica OpenGL.

A Valve está testando o Left 4 Dead 2 em um computador bastante humilde, equipado com um processador Intel Core i7-3930K, placa de vídeo GeForce GTX 680 e memória RAM de 32 GB. A comparação foi feita entre o Windows 7 de 64 bits e o Ubuntu 12.04 de 32 bits. Os testes com o Ubuntu de 64 bits serão feitos posteriormente, segundo a empresa.

Left 4 Dead no Ubuntu 12.04 roda melhor que no Windows
Portar um jogo não é uma tarefa tão simples. Quando os desenvolvedores rodaram o Left 4 Dead 2 no Linux pela primeira vez, conseguiram a incrível taxa de 6 frames por segundo. Foram necessárias alterações no código para fazer o jogo se comportar melhor com o kernel do Linux e a API gráfica OpenGL (no Windows, a API utilizada é a Direct3D). A Valve também otimizou os drivers de vídeo.

Após as otimizações, o Left 4 Dead 2 passou a atingir uma taxa de 315 quadros por segundo, um ganho de 16% em relação a versão para Windows, que mostra 270,6 frames no mesmo intervalo de tempo. De acordo com a Valve, o ganho de desempenho aconteceu porque o Direct3D adiciona alguns microssegundos preciosos em cada tarefa, algo que não ocorre no OpenGL. Após implementar o OpenGL na versão para Windows, foi possível aumentar a taxa para 303,4 FPS.

Ainda não há uma data de quando o Steam e os primeiros jogos estarão disponíveis para os usuários do pinguim, mas as notícias são bem promissoras. Para felicidade dos proprietários de placas de vídeo com GPUs da AMD, Nvidia e Intel, a Valve está trabalhando junto com os fabricantes para melhorar o desempenho dos drivers no Linux, o que deve tornar o sistema mais atrativo para gamers.

Fonte: http://tecnoblog.net/108743/left-4-dead-2-linux-windows/
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Segunda a Valve, Left 4 Dead 2 roda melhor no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2012, 20:10 »
E isso é apenas o início.

Por ser um SO open-source, tendo assim o seu código estudado em detalhes pela Valve e fabricantes de placas de vídeo (Intel , Nvidia e MAD), o Linux permite a otimização dos códigos dos drivers a um nível que não é possível em SOs proprietários, onde muito do trabalho é feito de forma precária na base da "tentativa e erro".

Ao que parece o Pinguim vai de fato penetrar forte num dos últimos redutos "intocáveis" do "janelas".   ;D
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Willder

  • Visitante
Re: Segunda a Valve, Left 4 Dead 2 roda melhor no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2012, 20:14 »
Mais alguém postou a mesma notícia em Notícias, acho que a categoria dessa que está errada.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Segunda a Valve, Left 4 Dead 2 roda melhor no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2012, 20:23 »
Mais alguém postou a mesma notícia em Notícias, acho que a categoria dessa que está errada.
O Café é mais apropriado para essa notícia, pois, ela está se referindo ao Linux em geral.Outra notícia preocupante é sobre a vulnerabilidade dos drivers da Nvidia.
Usuário Linux- 449417

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Left 4 Dead 2 para Linux roda mais rápido que no Windows
« Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2012, 20:30 »
A mesma notícia -----> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,98334.0.html

Unindo ao mais antigo.
Usuário Linux- 449417

Willder

  • Visitante
Re: Segunda a Valve, Left 4 Dead 2 roda melhor no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 02 de Agosto de 2012, 20:32 »
O Café é mais apropriado para essa notícia, pois, ela está se referindo ao Linux em geral. [...]
Ah, ok...
Citar
Outra notícia preocupante é sobre a vulnerabilidade dos drivers da Nvidia.
É preocupante mesmo, e novamente o descaso com o sistema, a notícia diz que a Nvidia foi notificada faz 30 dias e ainda não solucionou o problema.

Mas pelo menos quem estiver vindo do Windows já vai se sentir "em casa". <----------------------------------- Não levem isso há sério.  ;D

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Segunda a Valve, Left 4 Dead 2 roda melhor no Ubuntu
« Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2015, 17:05 »
"Segunda a Valve, Left 4 Dead 2 roda melhor no Ubuntu"

Segundo a realidade, todos os jogos da Steam rodam 500% melhor no Windows.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Segunda a Valve, Left 4 Dead 2 roda melhor no Ubuntu
« Resposta #11 Online: 16 de Maio de 2015, 18:46 »
É um tópico de 2012... de qualquer forma, "realidade" e achismo são duas coisas distintas, um teste sistemático mostra valores bem mais próximos da realidade, do que a sua (subjetiva) experiencia pessoal.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Segunda a Valve, Left 4 Dead 2 roda melhor no Ubuntu
« Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2015, 23:47 »
É...me equivoquei rsrs

Alguns jogos só que rodam melhor no Windows. O Don't Starve roda um pouco mais rápido aqui no Manjaro. O C.S eu não comparei, mas acho que deve rodar a mesma coisa ou melhor também.

DotA 2 e TF2 nem comento. Faz meu PC parecer ter 128GB de memória e 5GB de HD, com um processador Pentium 2.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Segunda a Valve, Left 4 Dead 2 roda melhor no Ubuntu
« Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2015, 23:50 »
Saudoso Ioca100....
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Segunda a Valve, Left 4 Dead 2 roda melhor no Ubuntu
« Resposta #14 Online: 17 de Maio de 2015, 23:51 »
Quê?