E entre outras vantagens, vc pode experimentar as diversas distribuições Linux com CDs live, ao passo que, tanto quanto sei, não existem Cds live do Windows.
Seria interessante também comparar o Linux com o OS da Apple.
Existe um software chamado
WinBuilder que faz CDs/DVDs bootáveis do Windows. Você pode criar uma mídia e incluir programas, drivers e toda personalização que desejar. Existem muitas .isos assim espalhadas na internet pelos pirateiros, confesso que tenho algumas, mas sem peso na consciência pois tenho uma versão original do Windows sem uso.
Te adianto que o desempenho é... sofrível. Como o Windows não vem com os drivers para aproveitar bem o hardware, essas .isos vêm com os "drivers genéricos" da Microsoft, que em hardwares novos são uma m... deixa para lá.
Ainda assim, já achei alguns motivos para ter essas mídias aqui em casa. Por exemplo, tempo atrás eu estava tentando rodar um jogo pelo Wine, esse jogo tinha um .exe próprio para configurar o jogo, como os gráficos, diferente da maioria dos jogos em que a configuração é feita diretamente nas configurações dentro do jogo. A janela desse .exe não abria no Wine, o que fazia o jogo rodar com as configurações no medium-low. Tentei várias formas de fazer a configuração, e por final resolvi fazer um último teste, configurar pelo "liveWindows" e copiar os arquivos de configuração para a pasta do Wine, e... pimba! O jogo rodou muito bem com as configurações no alto pelo Wine.

Também é uma boa fonte de .dlls para o Wine, e para não ter de sair registrando várias .dlls após copiar elas para o Wine, basta copiar e exportar as entradas delas no Registro e depois importar no Wine.
Teoricamente, dá para incluir drivers durante o processo de criação de uma mídia do WinBuilder e assim ter um desempenho bom, assim como nas versões Live das distros Linux, mas eu nunca consegui usar... E obviamente, com os drivers o sistema só vai funcionar bem no mesmo hardware para o qual os drivers foram feitos.
Mas o uso prático para mim acaba aqui. É uma péssima ideia fazer manutenção de computadores com essas versões do Windows. Certa vez, quando eu não estava com uma distro Linux em mãos, tentei fazer backup de arquivos pessoais de um conhecido em um computador com Windows que não iniciava mais. Quando tentei copiar os arquivos para um pendrive, tudo desapareceu... descobri que o vírus que havia infectado o Windows estava no pendrive, e bastava abrir a janela com os arquivos do pendrive que ele conseguia infectar o sistema.
Quanto à legalidade do WinBuilder, bem... estou apenas informando.