Autor Tópico: Porque o Lubuntu 12.04 não é LTS?  (Lida 8445 vezes)

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Porque o Lubuntu 12.04 não é LTS?
« Online: 01 de Agosto de 2012, 22:11 »
Sou usuário Ubuntu, fã de carteirinha do Unity, tenho o Ubuntu instalado num PC de fartos recursos e estou muito satisfeito, mas não posso desprezar um PCzinho mais humilde que tenho de reserva, instalei o Lubuntu nele por ser mais leve e o "bichin" está rápido que nem gente grande. :D

Uma dúvida: Se o Ubuntu 12.04 tem suporte até 2017 porque o Lubuntu 12.04 não gozará de mesmo benefício? Seria muito interessante um Lubuntu de longo prazo (LTS), pois máquina antiga a gente usa de  reserva e não fica mudando de versão com frequência como no PC titular.
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Porque o Lubuntu 12.04 não é LTS?
« Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2012, 22:16 »
Sou usuário Ubuntu, fã de carteirinha do Unity, tenho o Ubuntu instalado num PC de fartos recursos e estou muito satisfeito, mas não posso desprezar um PCzinho mais humilde que tenho de reserva, instalei o Lubuntu nele por ser mais leve e o "bichin" está rápido que nem gente grande. :D

Uma dúvida: Se o Ubuntu 12.04 tem suporte até 2017 porque o Lubuntu 12.04 não gozará de mesmo benefício? Seria muito interessante um Lubuntu de longo prazo (LTS), pois máquina antiga a gente usa de  reserva e não fica mudando de versão com frequência como no PC titular.

1) Versões do Ubuntu, desde quando começou, clique aqui.

2) Download Lubuntu 12.04 LTS Beta 2 disponível, clique aqui.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2012, 22:19 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Porque o Lubuntu 12.04 não é LTS?
« Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2012, 22:49 »
Porque o pessoal que mantem os pacotes voltados ao Lubuntu, achou que não valia apena. Você ainda vai ter um suporte parcial, porque muitos pacotes são usados no Ubuntu.

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Porque o Lubuntu 12.04 não é LTS?
« Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2012, 08:25 »
Mascarado,

O fato de uma versão não ser LTS não significa que a Canonical não dá suporte (afff - três NOT em um IF - eheheheh)... Versões "não-LTS" têm suporte por 18 meses, ou seja, o Lubuntu 12.04 terá suporte até o lançamento do Lubuntu 13.10.

E desconfie de sites que divulgam betas sem que a fonte da informação seja a própria Canonical. Li o link que o Edvaldo postou, que é um blog cuja reputação eu desconheço e, por esse motivo, resolvi fazer uma pesquisa no próprio site da Canonical e não encontrei nada sobre uma versão LTS do Lubuntu 12.04. Infelizmente, nem todo mundo tem critério no momento de postar links aqui no Forum. Este link do OMGUbuntu desmistifica: http://www.omgubuntu.co.uk/2012/01/lubuntu-12-04-news-roundup.

Abs.
Cassiano

Offline Alan Wagner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Porque o Lubuntu 12.04 não é LTS?
« Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2012, 22:51 »
Pera lá gente, talvez eu esteja completamente errado, mas o Lubuntu pelo o que eu sei é uma versão independente, sem relação direta com Canonical. Sendo o sistema voltado aos PCs antigos mantido pela Canonical é o Xubuntu (que acho "melhor acabado" inclusive).

Talvez a Canonical e comunidade ubuntu até tenha suporte voltado ao lubuntu, mas não um compromisso como no Ubuntu, xubuntu, kubuntu e edubuntu.

Ubuntu 12.04 LTS 64bit - Pentium Dual Core T3400, 4GB.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Porque o Lubuntu 12.04 não é LTS?
« Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2012, 00:12 »
O Lubuntu é um derivado oficial, ganhou esse status no 11.10, pra lista: http://www.ubuntu.com/project/about-ubuntu/derivatives

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Porque o Lubuntu 12.04 não é LTS?
« Resposta #6 Online: 03 de Agosto de 2012, 01:44 »
Porque o pessoal que mantem os pacotes voltados ao Lubuntu, achou que não valia apena. Você ainda vai ter um suporte parcial, porque muitos pacotes são usados no Ubuntu.

Se eles concluíram isso então foi um equívoco, valeria a pena sim que o Lubuntu 12.04 fosse uma versão de longo prazo.

Falando em pacotes usados no Ubuntu, usei a mesma configuração de acréscimo do repositório Medibuntu e toda parte multimídia do Ubuntu, apliquei no Lubuntu, ficou jóia. :D

Mascarado,

O fato de uma versão não ser LTS não significa que a Canonical não dá suporte (afff - três NOT em um IF - eheheheh)... Versões "não-LTS" têm suporte por 18 meses, ou seja, o Lubuntu 12.04 terá suporte até o lançamento do Lubuntu 13.10.

E desconfie de sites que divulgam betas sem que a fonte da informação seja a própria Canonical. Li o link que o Edvaldo postou, que é um blog cuja reputação eu desconheço e, por esse motivo, resolvi fazer uma pesquisa no próprio site da Canonical e não encontrei nada sobre uma versão LTS do Lubuntu 12.04. Infelizmente, nem todo mundo tem critério no momento de postar links aqui no Forum. Este link do OMGUbuntu desmistifica: http://www.omgubuntu.co.uk/2012/01/lubuntu-12-04-news-roundup.

Abs.
Cassiano

Sim Musinet, realmente esse link indicando um suposto beta (na época antes da lançamento) do Lubuntu 12.04 seria verdadeiro se não tivesse a tarja de LTS, bem que poderia ser verdade ,mas infelizmente não é.
Mas não é culpa do amigo EdvaldoSCruz, tenho certeza que ele teve a melhor das intenções em indicar o link, provavelmente o blogueiro que escreveu que o Lubuntu 12.04 era LTS estava desinformado como eu tive até uns dias atrás, eu também pensava que pelo fato do Ubuntu 12.04 ser LTS que todas as derivações da família Ubuntu (Kubuntu, Xubuntu e Lubuntu) automaticamente também seriam LTS, o que não é verdade, mas torço para que se torne verdade nas futuras versões. ;)

Pera lá gente, talvez eu esteja completamente errado, mas o Lubuntu pelo o que eu sei é uma versão independente, sem relação direta com Canonical. Sendo o sistema voltado aos PCs antigos mantido pela Canonical é o Xubuntu (que acho "melhor acabado" inclusive).

Talvez a Canonical e comunidade ubuntu até tenha suporte voltado ao lubuntu, mas não um compromisso como no Ubuntu, xubuntu, kubuntu e edubuntu.



O Lubuntu é um derivado oficial, ganhou esse status no 11.10, pra lista: http://www.ubuntu.com/project/about-ubuntu/derivatives

Fez muito bem a Canonical em acolher o Lubuntu em sua família, é uma ótima alternativa para PCs mais velhos e de configuração modesta, inclusive eu conferi a integridade da iso do Lubuntu baixada checando o valor do md5 nesse site voltado à comunidade Ubuntu em geral:
https://help.ubuntu.com/community/UbuntuHashes
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline rafael.luc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: Porque o Lubuntu 12.04 não é LTS?
« Resposta #7 Online: 17 de Agosto de 2012, 12:24 »
Ao meu entender as versoes LTS tem suporte de 5 anos, o ubuntu server usa o mesmo sistema que desktop que vem com interface gráfica e alguns programas, sobre o Lubuntu ter suporte em apenas 2 anos deve ser somente para interface grafica, tudo depende de qual eh fonte dos repositórios.