Por Carlos E. Morimoto"A partir do 7.0 vão passar a existir duas versões, uma "estável", baseada no ultimo release stable do Debian, e uma versão de desenvolvimento, baseada no testing/unstable. A versão estável receberá poucas modificacoes ao longo de sua vida útil e poderá ser atualizada tranquilamente via apt-get. O maior problema é que, por ser atrelada ao stable, esta versão tenderá a ficar desatualizada rapidamente.
Estamos ainda considerando uma migraçao para os repositorios do ubuntu, analisando os pros e contras. O Ubuntu tem releases mais rápidos (6 meses x 18 meses no Debian), mas em compensação tem também seus problemas."
Fonte: Kurumin Technical - Tópico sobre o Kurmin 6.1 Beta 3 página 7 -
http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/315733/6.htmlUma das respostas logo a seguir:Por gilpier"Eu usei o Edubuntu e o Kubuntu durante mais ou menos um mês, e acabei desistindo, pois o sistema travava por completo com muita freqüência( de uma a duas vezes por dia).
Eu uso o Kurumin desde abril de 2005 e pelo que eu lembro nunca travou: o único problema que eu tenho percebido é que, de uma a duas vezes por semana, o Firefox fecha inesperadamente e o sistema retorna para a tela de login.
Por duas vezes eu tentei o upgrade no kurumin e em ambas o sistema parou de funcionar.
Analisando os prós e os contras, considero o Kurumin muito mais estável que o Ubuntu, assim sendo acredito que usar os repositórios do Ubuntu signifique um retrocesso."
O motivo do começo destas considerações:Por ngaeta:"Estou já convivendo com o 6.1 beta 3 a mais de uma semana, e estou com a impressão de que o calcanhar de aquiles do sistema é a atualização. Não sou propriamente um usuário novo do Kurumin, já venho usando o Kurumin desde o 1.4 (acho q ainda tenho a midia em algum lugar ...), mas a verdade é que usei por mais tempo o Debian puro, e nunca usei o Kurumin por muito tempo instalado no HD. Agora por diversos motivos que não cabem aqui, estou testando e usando o kurumin direto, e venho sentindo dificuldades que não sei ao certo até que ponto são bugs ou se são consequência de uma filosofia de projeto.
No Debian a atualização do sistema normalmente pode ser feita apenas com um apt-get update/ apt-get upgrade (completo, sem preocupação de selecionar pacotes individuais), tendo por objetivo ter certeza de resolver os ultimos bugs de tudo e ainda manter todas as interdependências resolvidas, e não lembro de ter tido problemas com isso. No Kurumin, depois de fazer isto, quase sempre ocorrem problemas, alguns deles acabando por me levar a reinstalar o sistema como forma mais fácil de resolver (aliás diga-se de passagem, isso é ótimo no Kurumin, a instalação leva poucos minutos, e no debian é uma eternidade. Apesar disso cada vez mais tentando resistir a esta tentação de reinstalar, pois acho que assim se aprende menos). De fato, lendo o sources.list se vê que é feita uma combinação de repositórios unstable e testing (e no Debian puro por default é usado só o stable).
Na realidade minha intenção com este post é confirmar duas coisas: 1) é so comigo que dá pau fazer upgrade completo pelo apt-get? 2) Se for realmente uma filosofia de projeto, claro que não é um bug, e tem vantagens e desvantagens. Os pacotes, pode-se considerar que não fazem parte do sistema em si. Mas enfim, é esperado que os pacotes sejam atualizados seletivamente, e não por upgrade geral? 3) será que se eu comentar os servidores do sid isso melhora? Mas até que ponto isso é possível, tendo em vista que talvez não sejam mantidos os pré-requisitos de interdependência entre os pacotes?
Ou seja, antes de resolver estas questões estou preferindo não fazer upgrade geral e sim upgrades seletivos. Quando possível pego inclusive o pacote individual. Hoje tentarei aplicar apenas um updates de segurança. Ontem fiz uma instalação zerada, e parece que está tudo funcionando novamente, incluindo o doom3 nativo (descobri que o problema era a renderização, em algum ponto dos upgrades a biblioteca quebrou, e o jogo saía com a mensagem "signal caught: Segmentation fault si_code 1", e o comando "glxinfo | grep render" resultava "Direct Rendering: No". Uma olhada no google na realidade mostra que este erro é extremanente comum, em todas as distros, e ninguém sabe a solução exata. O que é triste pois confirma que o usuário final puro (não técnico) não terá paciência pra lidar com esse problema, mas isso já é outra questão ... "