Autor Tópico: qual a melhor forma de virtualizar?  (Lida 4103 vezes)

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
qual a melhor forma de virtualizar?
« Online: 30 de Julho de 2012, 17:22 »
ola galera..tudo bem? seguinte...

1-estou para montar um servidor para minha empresa, e andei testando virtualizacoes com KVM, QEMU, VIRTUALBOX entre outros... ainda nao encontrei uma forma com otimo desempenho, atualmente tenho um servidor HP com processador xeon e 8GB de ram, e eu gostaria de saber a opniao de voces, se alguem conhece uma boa forma de virtualizar varios sistemas operacionais, tanto win quanto linux... alguem conhece algum programa para linux ? de preferencia derivado de debian? obrigado


2-ahh outra pergunta..grandes empresas com grandes servidores costumam usar o que para virtualizar?? obrigado

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: qual a melhor forma de virtualizar?
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2012, 17:45 »
1-estou para montar um servidor para minha empresa, e andei testando virtualizacoes com KVM, QEMU, VIRTUALBOX entre outros... ainda nao encontrei uma forma com otimo desempenho,

O que se refere a "otimo desempenho"?

Se for por processos tomando 100% do processador, a solução é a troca do processador ou a troca do pacote que consome 100% do processo.

Se for por falta de memória Ram, acrescente mais memoria Ram.

Se for por programas rodando dentro da maquina virtual estarem lentos, acerte a mv para um melhor desempenho.

Se for lentidão na rede, aumente seu canal de rede.

No meu entender, é necessário mais informações

atualmente tenho um servidor HP com processador xeon e 8GB de ram, e eu gostaria de saber a opniao de voces, se alguem conhece uma boa forma de virtualizar varios sistemas operacionais, tanto win quanto linux...

Uma boa forma de virtualizar é utilizar um dos pacotes que já testou.

Aqui utilizo o VirtualBox sem nenhum problema.

alguem conhece algum programa para linux ? de preferencia derivado de debian? obrigado

Para Linux, são os que citou. Debian ou derivados são distribuições, não sistemas de virtualização.

Assim não entendi o termo "derivado de debian"

2-ahh outra pergunta..grandes empresas com grandes servidores costumam usar o que para virtualizar?

Grandes empresas utilizam pacotes de virtualização como os que citou, com suporte pago e ajustados às necessidades destas empresas.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: qual a melhor forma de virtualizar?
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2012, 18:20 »
O ubuntu recomenda o KVM¹ --- e o desempenho está entre os melhores, em hardware que possui as extensões de virtualização.
Um bem popular que você não falou, é o Xen --- mas ele é meio negligenciado (está presente porque o código faz parte do kernel mainline).

1 - http://doc.ubuntu.com/ubuntu/serverguide/C/virtualization.html (no rodapé)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: qual a melhor forma de virtualizar?
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2012, 23:42 »
Essas são as alternativas em Software Livre. Se aceitar sair da esfera do Software Livre, há também o VMware, que vc pode usar nas versões Player e Server, ambas gratuitas (mas não Livres). Há também a versão ESXi, também gratuita (como uma cerveja), mas que roda sozinha na máquina, sem um outro sistema operacional por baixo. É uma boa alternativa pra quem precisa de grande controle sobre uma série de máquinas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline cpaynes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: qual a melhor forma de virtualizar?
« Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2012, 00:17 »
Uma ótima ferramenta é o XenServer da Citrix, possui uma versão free também. Além de ser muito performático!!
http://www.citrix.com

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: qual a melhor forma de virtualizar?
« Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2012, 08:22 »
obrigado pessoal, vou testar o xen e vou testar tambem o VMware...


R: sobre isso
Citar
"TOTA" -Para Linux, são os que citou. Debian ou derivados são distribuições, não sistemas de virtualização.

Assim não entendi o termo "derivado de debian"
... estava eu a dizer que utilizo o Debian e/ou Ubuntu para rodar em modo grafico e testar as VMs...ficou claro agora ? obrigado.

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: qual a melhor forma de virtualizar?
« Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2012, 10:09 »
Amigo, o que as grandes empresas usam varia, mas usam muito hyper-v e vmware. Se estiver disposto a pagar...

Mas o vmware utilizado não é o vmware workstation, vmware server ou vmware player, que são o que costumamos utilizar no desktop.
O que as grandes empresas utilizam é o vmware esx. Atualmente na versão ESXI 5.

O Vmware esxi é, na verdade, um sistema operacional. Você o instala primeiro no servidor, depois configura a rede para acesso remoto.
O servidor passa a bootar pelo vmware, que é o S.O principal do servidor e possui apenas uma interface em modo texto para configuração.
A partir dai, de qualquer cliente na rede, você acessa o servidor Vmware Esxi e, a partir desse cliente, você passa a instalar os sistemas operacionais que deseja.
Não precisa ter contato físico com o servidor.
Cada sistema instalado em cima do servidor vmware é um sistema virtual.
Uma coisa é ter um S.O comum, como linux ou windows e virtualizar dentro deles outros sistemas. O peso do S.O principal faz diferença.
Outra coisa é ter um S.O em modo texto (vmware esxi) que ocupa o minimo (praticamente 0%) de memória/processador e dentro dele, criar as máquinas virtuais.

Existem diversas ferramentas para administração, como o vcenter, para administrar as máquinas virtuais, storage...
Só tem um porém, tem de pagar... Quem quer o máximo desempenho, tem de coçar o bolso.... E ai a coisa aperta.

Há muito tempo que trabalho com virtualização e foi ai que encontrei o melhor desempenho. É amplamente utilizado por empresas como Tim, Vivo, etc...
Como o Sistema Operacional principal é o vmware esxi, que apenas tem uma interface em modo texto e não pesa absolutamente nada no hardware, vc passa a ter todo o processamento da maquina para os sistemas virtuais.

Depois do vmware, Citrix e hyper-v, bem configurados, também agradam em questão de performance.

Tem um outro porém, seu hardware não é dos melhores também, não da pra fazer milagre com 8GB de memória.
Se tiver apenas um processador, fica mais difícil também.
O quadro piora um pouco se tiver usando ferramentas de virtualização gratuitas...
Ainda mais se essa ferramenta não é o S.O principal, ou seja, se esta ferramenta estiver instalada em um Sistema Operacional Linux ou Windows.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: qual a melhor forma de virtualizar?
« Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2012, 11:13 »
Citar
Tem um outro porém, seu hardware não é dos melhores também, não da pra fazer milagre com 8GB de memória.
Eu diria que se a intenção é trabalhar a sério com VMs, tem que subir isso pra no mínimo 16GB, e pensar sériamente em chegar a 64GB.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: qual a melhor forma de virtualizar?
« Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2012, 13:04 »
na verdade ja estou providenciando para que fique com 16GB de inicio... logo de começo vai rodar um aplicativo jBoss com 10GB só para ele..que vai rodar um sistema java, e depois os outros servidores virtuais vai ser pequeno..de 2Gb no maximo cada..

uma pergunta...se eu instalar memoria corsair DDR3 1333 fica melhor ? do que aquelas HP que vem junto com o servidor?

obrigado

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: qual a melhor forma de virtualizar?
« Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2012, 17:09 »
Nao sei qual o seu servidor, mas HPs as vezes so aceitam memoria HP especifica, tem algumas linhas que aceitam memoria comum, é bom testar antes de comprar.

Para uma soluçao de virtualziaçao seria, VM Were ESX ou Xen, e Realmente qualquer coisa com menos de 32 giga de ram é raro nesse ramo, mas claro, vai depender de quantas VMs e o que vai rodar nelas. Tenho um servidor IBM com 64 de ram, pois tem VMs aqui que necessitam facil de 8G (aplicaçoes java rodando nelas com muita gente pendurada).
Ubuntu Linux 10.10

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: qual a melhor forma de virtualizar?
« Resposta #10 Online: 31 de Julho de 2012, 18:30 »
entao caro amigo acima....vou precisar somente de 1 VM com 8GB no maximo... 2 VMs com 2GB cada só.... futuramente + 1 vm com uns 3GB só...thanks

Offline _ubuntu_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 304
    • Ver perfil
Re: qual a melhor forma de virtualizar?
« Resposta #11 Online: 03 de Agosto de 2012, 17:17 »
estou a testar o virt-manager juntamente com kvm, esta rodando muito rapido...ta com um otimodesempenho, só tenho um probleminha que ja tentei de varias formas resolver, é colocar para trabalhar em bridge, para que funcione na rede interna, com proceder ?


ifconfig
Código: [Selecionar]
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 54:04:a6:3c:69:60 
          inet end.: 192.168.1.10  Bcast:192.168.1.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::5604:a6ff:fe3c:6960/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:3029 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:2688 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:2365096 (2.3 MB) TX bytes:490850 (490.8 KB)
          IRQ:46 Memória:fe800000-fe820000

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:4914 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:4914 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:2997649 (2.9 MB) TX bytes:2997649 (2.9 MB)

virbr0    Link encap:Ethernet  Endereço de HW fe:54:00:32:15:5d 
          inet end.: 192.168.1.150  Bcast:192.168.1.255  Masc:255.255.255.0
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:107 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:10 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:9976 (9.9 KB) TX bytes:670 (670.0 B)

vnet0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW fe:54:00:32:15:5d 
          endereço inet6: fe80::fc54:ff:fe32:155d/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:228 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:500
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:15601 (15.6 KB)