Enquete

você concorda entre uma padronização das distros linux?

seria realmente bom
acho que não leva a nada
tanto faz,não irá fazer grandes diferenças
acho totalmente iviavel

Autor Tópico: padronização entre as distro de linux  (Lida 6140 vezes)

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
padronização entre as distro de linux
« Online: 28 de Agosto de 2006, 14:28 »
olá a todos...

bem a um tempo eu havia ficado com essa duvida e pensei que era uma completa idiotice e não deveria postar,mas a pouco tempo,procurando na internet vi pessoal altamente qualificado discutindo sobre isso e acabei vendo que não é algo inviavel

hoje em dia existe muitas distros,vou dar exemplo: ubuntu,mandriva,conectiva,redhat,debian,slack (entre varios outros mais conhecidos e menos conhecidos)

e hoje em dia chega num ponto em que tu vai no site abaixar um programa ou jogo.mas naquele site só tem os pacotes para:
- debian
- redhat
- slack

e você usa ubuntu,e tem que abaixar o pacote para compilar,se você já é experiente não vai fazer muita diferença,pois você ja sabe fazer,mas se tiver um pacote pré-compilado para ubuntu você vai preferir aquele do que abaixar o pacote para compilar correto?

dai você pensa.. ah mas nem é tão ruim assim,é so aprender a compilar nada mais,mas e se você quer um software pago? eles devem distribuir de diversas distros dai possa ter a sua (ou não) mas se não tiver você não poderá fazer nada pois, você não terá os pacotes para compilar pois aqueles terão o codigo total do programa intão eles não o distribuiem

muitos desinvolvedores de drivers,programas entre diversas outras coisas falam que o fato de haver muitas distribuições é algo que faz com que não criem para linux (muitos dessas pessoas estão somente falando para fugir da reponsabilidade,mas existe muitos e muitos que não criam por essa causa)

mesmo você tanto em distros grandes como ubuntu,você terá problema de achar os pacotes as vezes de que você precissa (principalmente se você usar a versão 64-bit),e não seria tão mais facil uma padronização nas distros e que tu pudesse abaixar o pacote sem restrição de distro (no maximo para kernel quando se refere a driver ou outros)?

sei que parece uma coisa louca e que nunca irá dar certo,mas as vezes não esta tão longe de se acontecer

*espero não sómente o voto como tambem a opiniões de todo mundo
(opinião das pessoas experts em linux tambem ajuda bastante para se ter um rumo nesse assunto)

onrigado.
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: padronização entre as distro de linux
« Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2006, 14:50 »
A padronização é um objectivo que já tem alguns anos através do LSB (Linux Standard Base) o Ubuntu segue esse padrão:

Pode ver mais em:
http://www.freestandards.org/en/LSB
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: padronização entre as distro de linux
« Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2006, 15:10 »
Considero a padronização essencial para que tenhamos qualquer hardware que funciona em Windows trabalhando também com o Linux.

Isso também, a meu ver,  abrirá as portas do estímulo para que empresas desenvolvedoras de software de código fechado, como a Adobe, cujos programas ainda prendem muita gente aos SO proprietários, desenvolvam versões para o Linux.

Um singelo exemplo da importância da padronização pode ser verificado nos sites feitos visando apenas o Internet Explorer, ignorando a proposta do W3C.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: padronização entre as distro de linux
« Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2006, 16:46 »
Meu medo é o aparecimento de vírus pro Linux. A única "defesa" do Linux é a sua falta de padrão, ao meu ver.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: padronização entre as distro de linux
« Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2006, 17:50 »
Kamei,
não tem muito a ver, um virus para linux pode ser feito em shell scripting ou C sem ter que saber qual a distro, ou melhor ainda pode até adaptar-se à distro em que está a ser executado, a falta de virus em Linux não tem nada a ver com padrões, tem a ver com a falta de interesse dos programadores de virus especialmente por ser uma plataforma com pouca divulgação.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: padronização entre as distro de linux
« Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2006, 22:34 »
Acho que o título do tópico está errado. Padronizar distribuições Linux é uma coisa, padronizar pacotes de instalação é outra.

Há uma tendência para criar um pacote compatível com todas as distribuições (já tem o Autopackage), mas há quem insista em só distribuir software em um formato de pacote, na maioria das vezes é o .rpm da RedHat. Se o Autopackage continuar evoluindo como todos queremos que evolua, é capaz que daqui a uns 2 ou 3 anos todos os softwares novos tenham versão nesse formato e todas as distribuições virão compatíveis com esse formato de pacote.

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: padronização entre as distro de linux
« Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2006, 00:46 »
Acho que o título do tópico está errado. Padronizar distribuições Linux é uma coisa, padronizar pacotes de instalação é outra.

Há uma tendência para criar um pacote compatível com todas as distribuições (já tem o Autopackage), mas há quem insista em só distribuir software em um formato de pacote, na maioria das vezes é o .rpm da RedHat. Se o Autopackage continuar evoluindo como todos queremos que evolua, é capaz que daqui a uns 2 ou 3 anos todos os softwares novos tenham versão nesse formato e todas as distribuições virão compatíveis com esse formato de pacote.
não está errado não,eu citei um exemplo que é os pacotes,mas não falo só disso. citei esse exemplo pois é facil de explicar e tambem uma coisa importante

mas não estou falando somente da padronização entre os pacotes, a padronização dos pacotes é uma delas.
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: padronização entre as distro de linux
« Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2006, 11:09 »
A única coisa que eu vejo de muito diferente de uma distribuição para a outra é o formato dos pacotes, que variam de uma distribuição para a outra. É justamente o formato dos pacotes que atrapalha a disseminação do Linux, pois desenvolvedores preferem lançarem seus pacotes em apenas um ou dois formatos específicos, da mesma forma que eles preferem programar em uma linguagem (C++ ou Python, por exemplo). Há a opção em simplesmente lançar um arquivo compactado com o software, onde é preciso descompactá-lo e então rodar um script para instalar, mas isto não é nada prático para os usuários leigos. O Autopackage já é um avanço, pois basta alterar a permissão para execução (coisa que não é difícil e é até interessantes explicar para os leigos porque é assim) e então clicar nele para executar.

Querer padronizar as distribuições é algo impossível, pois elas surgem justamente da necessidade de uma configuração específica. Por exemplo, o Ubuntu surgiu para ser uma distribuição de acesso fácil mesmo para leigos em informática e traz aplicativos básicos para um escritório ou uma casa. Há distribuições direcionadas aos mais diversos tipos de públicos-alvos, cada qual com seu conjunto de aplicativos.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2006, 11:14 por Pedro Martins »

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: padronização entre as distro de linux
« Resposta #8 Online: 29 de Agosto de 2006, 18:57 »
Kamei,
não tem muito a ver, um virus para linux pode ser feito em shell scripting ou C sem ter que saber qual a distro, ou melhor ainda pode até adaptar-se à distro em que está a ser executado, a falta de virus em Linux não tem nada a ver com padrões, tem a ver com a falta de interesse dos programadores de virus especialmente por ser uma plataforma com pouca divulgação.


Realmente. Nunca tinha me ligado nisso.