Autor Tópico: Xubuntu: Gravação do iso em cd ou DVD?  (Lida 13711 vezes)

Offline asbc.paulista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Xubuntu: Gravação do iso em cd ou DVD?
« Online: 23 de Agosto de 2006, 09:37 »
Estou com uma dúvida sobre o Xubuntu e talvez alguém possa me ajudar!
Recentemente, eu baixei um iso da última versão PC intel x86 que vem com o Xface, entitulada Xubuntu 6.10 (Edgy Eft) Daily Build, mas esta é maior do que o espaço no cd, tem 710MB. A dúvida é: Se o Xubuntu destina-se a computadores menos potentes com pouca memória ram e que provavelmente não terão um leitor ou gravador de DVD, como pode esta imagem ser disponibilizada para DVD? Existe alguma outra forma de passá-la para CD  e não um DVD? A página de download, http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/daily/current/ diz que a imagem é para CD. Se souberem algo sobre isso, por favor, informem.
Grande abraço e obrigado a todos os usuários do Ubuntu que postam aqui!
Alexsandro
« Última modificação: 23 de Agosto de 2006, 09:47 por asbc.paulista »

flaviofifa

  • Visitante
Re: Xubuntu: Gravação do iso em cd ou DVD?
« Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2006, 13:49 »
Estou com uma dúvida sobre o Xubuntu e talvez alguém possa me ajudar!
Recentemente, eu baixei um iso da última versão PC intel x86 que vem com o Xface, entitulada Xubuntu 6.10 (Edgy Eft) Daily Build, mas esta é maior do que o espaço no cd, tem 710MB. A dúvida é: Se o Xubuntu destina-se a computadores menos potentes com pouca memória ram e que provavelmente não terão um leitor ou gravador de DVD, como pode esta imagem ser disponibilizada para DVD? Existe alguma outra forma de passá-la para CD  e não um DVD? A página de download, http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/daily/current/ diz que a imagem é para CD. Se souberem algo sobre isso, por favor, informem.
Grande abraço e obrigado a todos os usuários do Ubuntu que postam aqui!
Alexsandro

Quanto ao tamanho da iso, não se preocupe, grave num cd, eu tenho aqui uma iso do xubuntu 6.06 e ela tem 720MB, só que cabe perfeitamente num cd-rw que tenho aqui, este cd-rw tem 700MB, o detalhe o tamanho que a iso fica é apenas a forma de compactação que os arquivos ficam na imagem iso, o mesmo cd se extraído na forma .iso, .bin, .mdf e etc... terá tamanhos diferentes.

Abraço!!!!

Flávio.

 8)

Offline asbc.paulista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Xubuntu: Gravação do iso em cd ou DVD?
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2006, 15:26 »
Flavio,
Obrigado pela resposta.
Eu esqueci de citar um detalhe. Depois de baixar o iso de 710MB, eu tentei gravá-la no cd. Consegui abrir o arquivo iso pelo Nero. A abertura do iso é normal. O problema se dá na última etapa, que é quando você manda gravar a iso propriamente dita. Ele diz que a imagem tem mais de 700mb e avisa que se eu seguir com a gravação, poderei danificar o gravador ou a gravação poderá ficar defeituosa. Bem, preferi postar a dúvida antes de gravar. Outra coisa que também tentei fazer, foi descompactar o iso. (com winrar) e tentar gravar um cd de dados. O resultado foi o mesmo. Imagem grande demais. Será que estou fazendo alguma coisa errada?
abraço,
Alexsandro

flaviofifa

  • Visitante
Re: Xubuntu: Gravação do iso em cd ou DVD?
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2006, 17:13 »
Flavio,
Obrigado pela resposta.
Eu esqueci de citar um detalhe. Depois de baixar o iso de 710MB, eu tentei gravá-la no cd. Consegui abrir o arquivo iso pelo Nero. A abertura do iso é normal. O problema se dá na última etapa, que é quando você manda gravar a iso propriamente dita. Ele diz que a imagem tem mais de 700mb e avisa que se eu seguir com a gravação, poderei danificar o gravador ou a gravação poderá ficar defeituosa. Bem, preferi postar a dúvida antes de gravar. Outra coisa que também tentei fazer, foi descompactar o iso. (com winrar) e tentar gravar um cd de dados. O resultado foi o mesmo. Imagem grande demais. Será que estou fazendo alguma coisa errada?
abraço,
Alexsandro

Mais se não me engano existem cd's de 750mb...

Abraço!!!!!!

Flávio. 
 ;)

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Xubuntu: Gravação do iso em cd ou DVD?
« Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2006, 13:10 »
asbc.paulista,
a versão Edgy (6.10) é a versão de desenvolvimento, espero que você tenha consciencia de que isso significa que a qualquer momento o sistema pode quebrar e como tal não deve ser utilizada para trabalho sério.

A versão correcta para utilizar actualmente é a Dapper 6.06.1
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu