Autor Tópico: [Resolvido] Problemas com Boot e Grub (Kubuntu 12.04)  (Lida 4357 vezes)

Offline arcanjoyue

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • All your base are belong to us!
    • Ver perfil
[Resolvido] Problemas com Boot e Grub (Kubuntu 12.04)
« Online: 21 de Julho de 2012, 15:58 »
Saudações,

Primeiro de tudo, é o meu primeiro post aqui e estou tendo minhas primeiras experiências com linux. Decidi instalar o Ubuntu 12.04 no meu laptop e o Kubuntu 12.04 no meu desktop para experimentar as diferenças (e também para ser mais fácil para minha esposa que nunca viu um ambiente diferente do Windows). Para essa aventura, eu tenho pesquisado e lido bastante coisa na web (principalmente na wiki daqui da ubuntu-br). E, antes de instalar o linux nas duas máquinas, eu passei o defrag para os dados ficarem redondos.

No meu notebook as coisas vão indo muito bem. Tudo configurado maravilhosamente bem e até consegui configurar o ambiente Java para desenvolvimento. O problema está acontecendo no meu desktop. A configuração do meu desktop é a seguinte:

- AMD Phenom II X4
- 4gb memória
- 500gb HD
- Placa de video AMD Radeon HD 5700

Pois bem. A instalação correu bem. Particionei meu HD corretamente e mantive a partição do Windows intocada. O primeiro problema foi ao reiniciar a máquina para concluir a instalação. Na parte do boot que deveria exibir o menu para escolher qual sistema operacional eu queria utilizar, o meu monitor desliga. O computador continua ligado, mas o monitor desliga. Depois de um tempo, ele entra automaticamente no Kubuntu. Pesquisando na internet, eu descobri que há uma certa confusão e problema entre o Linux e as placas AMD e acredito que esse problema do driver é que não deixa eu ver a tela de boot para escolher o sistema operacional. Mas isso é só uma suspeita minha, gostaria de uma confirmação e ajuda de vocês nisso.

Continuando, o Kubuntu iniciou normalmente e fui ver os drivers adicionais para o sistema operacional. Nele são listadas duas opções. Uma delas, não instalou/funcionou. A segunda opção funcionou, mas o problema do boot continua.

Para não deixar a minha esposa confusa, eu pensei em apontar para o Windows como o sistema operacional padrão se eu não escolher nenhuma opção no boot. No Ubuntu, isso foi fácil. Eu baixei o Grub2 Editor e selecionei o Windows como a opção padrão. Porém, no Kubuntu eu não consigo fazer isso de jeito nenhum. Procurei ver se vinha algum programa padrão para isso no Configuração do Sistema e nada. Procurei no Gerenciador de Aplicativos para baixar algo pro Grub e não aparece nada. Fiquei perdido!!!

Então, resumindo, são essas as minhas duas dúvidas: Como fazer o menu de boot aparecer (se tem a ver com a placa de video) e como configurar o menu de boot para ser o windows a entrada padrão.

Abraços,
Arthur Ferreira.
« Última modificação: 22 de Julho de 2012, 17:00 por arcanjoyue »

Offline arcanjoyue

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • All your base are belong to us!
    • Ver perfil
Re: Problemas com Boot e Grub (Kubuntu 12.04)
« Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2012, 16:59 »
Bom, depois de muitas cabeçadas arranjei uma maneira aqui. Pesquisando na web eu conheci um programa chamado Boot-Repair que reconfigura, atualiza e corrige erros do grub, além de permitir que você selecione qual sistema operacional será o padrão, etc. Também vi uma opção no arquivo do grub (etc/default/grub) que se você descomentar uma das linhas ele executa o menu do grub no modo console. Acho que por causa do meu problema com a minha placa de vídeo, ele não renderizava, mas no modo console ele exibiu sem problemas.

Vou colocar o post como solucionado, porque nele eu resolvi o problema do boot e do Grub. Apesar do problema com a placa de vídeo persistir, eu vou continuar a pesquisar e, se for o caso, abro outro post.


Offline bertoldo2012

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • "Software livre é o futuro..."
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Problemas com Boot e Grub (Kubuntu 12.04)
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2012, 21:16 »
Olá, Boa noite. Primeiro, seja bem-vindo ao fórum. E, sua resolução me ajudou rsrs. Obrigado ai...
Ubuntu 12.04 Precise Pangolin