Autor Tópico: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)  (Lida 18127 vezes)

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #15 Online: 24 de Julho de 2012, 10:01 »
Não é quaquer modelo de placa da ATI ou da Nvidia que vão funcionar bem no Linux, mesmo com o Driver proprietário instalado.
Tenho uma Nvidia GTX560  que dá uma performance fantástica no Windows e muita, mas muita dor de cabeça no Linux!  

Só fuciona com distros com kernel 3.4 e o Xorg mais novo!  Fui obrigado a mudar para distros RPM por causa dessa placa. Nenhuma distro baseada em .deb funciona direito com essa placa! Nem com o Driver da Nvidia instalado.

Só o Fedora 17 encontra de primeira sua resolução correta  do conjunto do meu monitor com a GTX560 e o Mageia 2 funciona mais ou menos bem depois do Driver proprietário instalado.

Antes eu tinha uma 6850 da ATI, e antes dela uma 4850 da ATI. Todas funcionavam  bem com Linux e em diversas distribuições. O driver livre da ATI tem desempenho melhor em 2D que o proprietário!

Então se você não for jogar ou utilizar todos os efeitos do Unity/Compiz, continue com o Driver livre se este estiver funcionando bem.


Não sei não tio galactus, as últimas versões do driver da ATI tem desempenho melhor que o livre tanto em 3D como em 2D, pois como assisto muitas coisas via web (flash quicktime etc.. etc..), e muitos vídeos em HD, o desempenho do driver livre deixa a desejar neste quesito, para uso comum é satisfatório (no inkscape é péssimo, quando se aumenta o nível de zoom do desenho).
Espero que venham melhorias no Gallium neste quesito, pois mesmo com o gallium o desempenho para vídeos não é bom percebo os lags ao utilizar vídeos em fullscreen, já com o proprietário os vídeos fluem sem lag, tudo bem que o gallium e renderizado via software mas mesmo o driver ati tanto o do repositório quanto o experimental sofrem do mesmo problema.
Meu maior problema no momento e encontrar uma forma de fazê-lo funcionar com o kernel 3.5 do quantal, para o kernel 3.4 atraveś de um patch era possível utilizar o driver 12.6 beta, mas no 3.5 ainda não consegui esta façanha, e até agora a AMD não liberou a nova versão beta do driver para Linux, somente para Windows que inclusive no site diz ter muitas melhorias de performance.
« Última modificação: 24 de Julho de 2012, 10:03 por Xterminator »

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #16 Online: 24 de Julho de 2012, 10:25 »
Não é quaquer modelo de placa da ATI ou da Nvidia que vão funcionar bem no Linux, mesmo com o Driver proprietário instalado.
Tenho uma Nvidia GTX560  que dá uma performance fantástica no Windows e muita, mas muita dor de cabeça no Linux!   

Só fuciona com distros com kernel 3.4 e o Xorg mais novo!  Fui obrigado a mudar para distros RPM por causa dessa placa. Nenhuma distro baseada em .deb funciona direito com essa placa! Nem com o Driver da Nvidia instalado.

Só o Fedora 17 encontra de primeira sua resolução correta  do conjunto do meu monitor com a GTX560 e o Mageia 2 funciona mais ou menos bem depois do Driver proprietário instalado.

Antes eu tinha uma 6850 da ATI, e antes dela uma 4850 da ATI. Todas funcionavam  bem com Linux e em diversas distribuições. O driver livre da ATI tem desempenho melhor em 2D que o proprietário!

Então se você não for jogar ou utilizar todos os efeitos do Unity/Compiz, continue com o Driver livre se este estiver funcionando bem.


Isso que percebi também, Pelo menos nos modelos de placas ATi que tive, o driver livre sempre funcionou melhor que o propietario.

Abraços.

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #17 Online: 24 de Julho de 2012, 20:12 »
Já usei uma GTX 350m e agora estou usando uma Geforce 560ti e ambas funcionaram muito bem. Então os drivers da Nvidia me parecem bons.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #18 Online: 31 de Julho de 2012, 11:18 »
Eu tenho uma 5750 da ATI e tinha várias dores de cabeça no 11.10, já no 12.04 não tive problemas algum.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #19 Online: 03 de Agosto de 2012, 02:44 »
Só um fato curioso a ser apresentado.
Instalei recentemente o Ubuntu 12.04 64Bits com uma custom iso do meu PC, feita com remastersys, em um PC com uma placa de vídeo nVidia geforce GT-200. Esse Live CD customizado continha driver da minha Radedon HD, o "fglrx-amdcccle", e para minha surpresa, funcionou super bem com a nVidia, aliás, melhor que o da nVidia que eu instalei depois de removê-lo!!!! Isso não é bizarro?! Fiquei muito surpreso... quase removi o da nVidia e deixei o da AMD Radeon (só não fiz isso porque o PC não era meu e se desse problemas no futuro já viu né...)
Ubuntu Studio 22.04 LTS


Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #21 Online: 22 de Setembro de 2012, 13:46 »
Só um fato curioso a ser apresentado.
Instalei recentemente o Ubuntu 12.04 64Bits com uma custom iso do meu PC, feita com remastersys, em um PC com uma placa de vídeo nVidia geforce GT-200. Esse Live CD customizado continha driver da minha Radedon HD, o "fglrx-amdcccle", e para minha surpresa, funcionou super bem com a nVidia, aliás, melhor que o da nVidia que eu instalei depois de removê-lo!!!! Isso não é bizarro?! Fiquei muito surpreso... quase removi o da nVidia e deixei o da AMD Radeon (só não fiz isso porque o PC não era meu e se desse problemas no futuro já viu né...)
Acho que o driver que estava rodando com a sua Nvidia antes de você instalar o proprietário dela era o Nouveau(driver livre para placas nvidia que já vem instalado por padrão no Ubuntu), não o driver da Raedon.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #23 Online: 22 de Setembro de 2012, 16:22 »
Pensei em comprar alguma dessas a seguir na faixa dos R$200,00 ~ R$250,00

AMD/ATI: http://www.kabum.com.br/hardware/placa-de-video-vga/amd-ati/radeon-6000-series?ordem=3&limite=20&dep=01&sec=14&cat=953&sub=964&pagina=1&string=

[...]

Pula fora da HD Radeon 6460, porque ela é de 64 bits... :P



Pensei em comprar alguma dessas a seguir na faixa dos R$200,00 ~ R$250,00

AMD/ATI: http://www.kabum.com.br/hardware/placa-de-video-vga/amd-ati/radeon-6000-series?ordem=3&limite=20&dep=01&sec=14&cat=953&sub=964&pagina=1&string=
[...]

Essa é a mesma coisa... 64 bits.

As menos ruins são as de 128 bits ou superiores... E dê preferências para as GDDR3 ou GDDR5...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #24 Online: 22 de Setembro de 2012, 16:29 »
Uma sugestão de placa de vídeo é a GT 440 GDDR3 por um preço compatível como seu orçamento e desempenho melhor que a 610.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #25 Online: 22 de Setembro de 2012, 16:41 »
Uma sugestão de placa de vídeo é a GT 440 GDDR3 por um preço compatível como seu orçamento e desempenho melhor que a 610.

Opa valeu jkmsjq, irei dar uma olhada nela.
Abraço.

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #26 Online: 22 de Setembro de 2012, 16:47 »
Assim não sou expert em placas de vídeo, qual a diferença entre essas todoas GT 440, segue o link:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/site/listagem.cgi?string=gt+440&buscar.x=0&buscar.y=0

Abraço.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #27 Online: 22 de Setembro de 2012, 18:42 »
Assim não sou expert em placas de vídeo, qual a diferença entre essas todoas GT 440, segue o link:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/site/listagem.cgi?string=gt+440&buscar.x=0&buscar.y=0

Abraço.

Chip Gráfico          Clock                 Clock da Memória      Memória         Taxa de Transf. Memória          Pixels por Clock        DirectX

GeForce GT 440     810/1.620 MHz     1,8 GHz (DDR3)        128 bits           28,8 GB/s (DDR3)                     96                        11
GeForce GT 610     810/1.620 MHz     1.796 MHz                 64 bits            14,4 GB/s                                48                        11

A grande vantagem da GeForce GT 440 é que como mostra a tabela, é a memória dela ser de 128 bits ao invés de ser de 64 bits.

Traduzindo para palavras simples é como se a GT 440 tivesse 4 pistas de tráfegos de trânsito de automóveis e a GT 610 tivesse apenas duas pistas. Portanto, a primeira tem um desempenho superior para aplicativos que tenham necessidade de transferência de maiores dados de texturas...

Teste da placa de vídeo GT 440 do Clube do Hardware

Mais informações a respeito da GeForce GT 610...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #28 Online: 22 de Setembro de 2012, 19:10 »
Outra comparação entre GT610 X GT440:

Citar
                G3D mark Relative to Videocard Value                      Videocard Value (G3D Mark / $Price )

GT 440                   823                                                               11,43
GT 610                   284                                                                7,10
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #29 Online: 22 de Setembro de 2012, 19:12 »
Assim não sou expert em placas de vídeo, qual a diferença entre essas todoas GT 440, segue o link:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/site/listagem.cgi?string=gt+440&buscar.x=0&buscar.y=0

Abraço.

Vantagem dessa placa de vídeo é que ela é GDDR5, ou seja, tem uma memória interna mais rápida que a GDDR3. Consequentemente, tem um desempenho melhor que a GDDR3.

Fora isso, apenas diferenças de fabricantes.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz