Autor Tópico: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)  (Lida 18155 vezes)

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Olá pessoal, gostaria de uma ajuda para adquirir uma placa de vídeo que funcione muito bem no Ubuntu ou Linux em geral, de preferência que não seja muito cara  ;D.
Os linux que testei (Ubuntu, openSUSE, Fedora) apresentam um desempenho muito ruim do Vídeo onboard ATI/AMD HD3000 se comparados ao uso no Windows, como já há tempos abandonei o windows e não quero voltar nunca mais, gostaria de sugestões dos amigos do fórum.

Abraços a todos.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2012, 20:31 »
Qualquer NVidia ou ATI funciona, desde que se instale o driver proprietário quando solicitado. Se tiver vídeo onboard da Intel, funciona sem necessidade de driver. Agora, se for SiS...

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2012, 20:42 »
Qualquer NVidia ou ATI funciona, desde que se instale o driver proprietário quando solicitado. Se tiver vídeo onboard da Intel, funciona sem necessidade de driver. Agora, se for SiS...

ATI? acho que não... não tenho boas experiências com placas ATI, funções básicas até funcionam nela, mas para habilitar recursos 3D nessas placas vc precisa instalar os drivers proprietários dela, que são bem ruins. Já tentei fazer um netbook com placa ATI (Radeon se não me engano) funcionar com driver proprietário e simplesmente deu pau no sistema, congelava quando chegava na tela de login, ou nem chegava perto disso.

Prefira placas Intel, que tem um ótimo suporte, ou Nvidia.

Edit: Acho q falei besteira, nem sei se existe placa de vídeo offboard da Intel. Vá de Nvidia.
« Última modificação: 18 de Julho de 2012, 20:49 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2012, 21:23 »
o driver da ATI/AMD proprietário quando instalado apresenta um desempenho ainda pior que o Livre (Gallium).

Abraços.

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2012, 21:26 »
Qualquer NVidia ou ATI funciona, desde que se instale o driver proprietário quando solicitado. Se tiver vídeo onboard da Intel, funciona sem necessidade de driver. Agora, se for SiS...

ATI? acho que não... não tenho boas experiências com placas ATI, funções básicas até funcionam nela, mas para habilitar recursos 3D nessas placas vc precisa instalar os drivers proprietários dela, que são bem ruins. Já tentei fazer um netbook com placa ATI (Radeon se não me engano) funcionar com driver proprietário e simplesmente deu pau no sistema, congelava quando chegava na tela de login, ou nem chegava perto disso.

Prefira placas Intel, que tem um ótimo suporte, ou Nvidia.

Edit: Acho q falei besteira, nem sei se existe placa de vídeo offboard da Intel. Vá de Nvidia.

Também nunca vi uma offboard Intel.

Abraços.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2012, 23:17 »
Tenho uma Ati Radeon HD 4350, instalei o driver pelo aplicativo do ubuntu e ela funciona total. Rodo Fallout 3 pelo Wine. Tenho o compiz configurado sem problemas. Aliás tenho essa placa desde o Ubuntu 9.04 e nunca tive problemas com ela, sempre é reconhecida. A Radeon HD acima da 4xxx costuma ir numa boa, com desempenho melhor que nVidia, na minha opinião.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2012, 17:19 »
Tenho uma Ati Radeon HD 4350, instalei o driver pelo aplicativo do ubuntu e ela funciona total. Rodo Fallout 3 pelo Wine. Tenho o compiz configurado sem problemas. Aliás tenho essa placa desde o Ubuntu 9.04 e nunca tive problemas com ela, sempre é reconhecida. A Radeon HD acima da 4xxx costuma ir numa boa, com desempenho melhor que nVidia, na minha opinião.

vc instala o driver propietário da ATI/AMD? o sei sistema fica redondinho?

Abraços.

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2012, 17:33 »
o driver da ATI/AMD proprietário quando instalado apresenta um desempenho ainda pior que o Livre (Gallium).

Abraços.

Engano seu, o driver da ATI é muito mais rápido que o Gallium, eu estou sendo obrigado a utilizar o Gallium no Quantal enquanto não colocam o driver 12.6 e o Gallium é muito bom, mas não é melhor que o driver proprietário, aliás
tem que ter um ótimo processador e memória, pois o consumo inicial do gnome-shell com o driver da ATI é pouco mais de 200MB
já com o Gallium pula pra 800MB além do consumo de cpu ficar mais alto e o sistema mais lento.


PS: O Gallium não funciona bem com placas da ATI, já fiz testes com alguns sistemas no qual eu utilizei a maquina do trampo
chipset intel e rodava o gnome-shell sem problema, já com a minha radeon 6670 não funcionava nem com reza, nas últimas versões do xorg e kernel este suporte está melhor e como postei no tópico do quantal, "até que enfim o gallium está funcionando".
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,95100.msg538004.html#msg538004

Offline pyfuji

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
  • LinuxUser479662
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #8 Online: 20 de Julho de 2012, 00:12 »
Sempre fui de Nvidia. Nunca deu pau ou lentidão.

Abraços

Paulo
Desktop - Fonte Corsair 450W - MoBo Asus M4A79T-DELUXE :( - AMD Phenom II X4 955 - 2 x 2GB DDR3 Corsair - 2 x SSD 60GB Corsair Force3 RaidO + Seagate 2TB 5900 rpm - GeForce 9500GT - Cooler Master V8

Seja livre, use.... o que você quiser.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #9 Online: 20 de Julho de 2012, 11:15 »
Tenho uma Ati Radeon HD 4350, instalei o driver pelo aplicativo do ubuntu e ela funciona total. Rodo Fallout 3 pelo Wine. Tenho o compiz configurado sem problemas. Aliás tenho essa placa desde o Ubuntu 9.04 e nunca tive problemas com ela, sempre é reconhecida. A Radeon HD acima da 4xxx costuma ir numa boa, com desempenho melhor que nVidia, na minha opinião.

vc instala o driver propietário da ATI/AMD? o sei sistema fica redondinho?

Abraços.

Sim, e fica redondo. Não baixe pelo site da AMD, você só deve fazer isso em último caso, geralmente só vai precisar com modelos muito antigos, utilize sempre o software para instalação de drivers adicionais do próprio Ubuntu que está no menu de "Configurações do Sistema".

abraço
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #10 Online: 20 de Julho de 2012, 11:23 »
Sempre fui de Nvidia. Nunca deu pau ou lentidão.

Abraços

Paulo

Eu já tive boas experiências instalando placas nVidia, mas se tiver um pouquinho só de azar e pegar um modelo híbrido sofrerá muito com a nVidia. Ela oferece suporte tosco ao linux para modelos que saem em sua "entresafra". Não é atoa que o Linus, que geralmente é muito tranquilo, mandou o dedo do meio pra eles...
 
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline pyfuji

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
  • LinuxUser479662
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #11 Online: 21 de Julho de 2012, 22:30 »
Sempre fui de Nvidia. Nunca deu pau ou lentidão.

Abraços

Paulo

Eu já tive boas experiências instalando placas nVidia, mas se tiver um pouquinho só de azar e pegar um modelo híbrido sofrerá muito com a nVidia. Ela oferece suporte tosco ao linux para modelos que saem em sua "entresafra". Não é atoa que o Linus, que geralmente é muito tranquilo, mandou o dedo do meio pra eles...
 



Modelo híbrido? Como que é isso?
Desktop - Fonte Corsair 450W - MoBo Asus M4A79T-DELUXE :( - AMD Phenom II X4 955 - 2 x 2GB DDR3 Corsair - 2 x SSD 60GB Corsair Force3 RaidO + Seagate 2TB 5900 rpm - GeForce 9500GT - Cooler Master V8

Seja livre, use.... o que você quiser.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #12 Online: 22 de Julho de 2012, 06:32 »
Sempre fui de Nvidia. Nunca deu pau ou lentidão.

Abraços

Paulo

Eu já tive boas experiências instalando placas nVidia, mas se tiver um pouquinho só de azar e pegar um modelo híbrido sofrerá muito com a nVidia. Ela oferece suporte tosco ao linux para modelos que saem em sua "entresafra". Não é atoa que o Linus, que geralmente é muito tranquilo, mandou o dedo do meio pra eles...
 



Modelo híbrido? Como que é isso?

Dá uma lida que tu vai entender:
Citar
http://www.hardware.com.br/artigos/nvidia-optimus/

O que ocorre é que a nVidia para muito rapidamente de oferecer suporte e atualizações a essas placas. Ai amigo, já era... dá a maior dor de cabeça. Peguei um Vostro 3500 pelo caminho uma vez e foi dureza.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline pyfuji

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
  • LinuxUser479662
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #13 Online: 23 de Julho de 2012, 21:36 »




Modelo híbrido? Como que é isso?
[/quote]

Dá uma lida que tu vai entender:
Citar
http://www.hardware.com.br/artigos/nvidia-optimus/

O que ocorre é que a nVidia para muito rapidamente de oferecer suporte e atualizações a essas placas. Ai amigo, já era... dá a maior dor de cabeça. Peguei um Vostro 3500 pelo caminho uma vez e foi dureza.
[/quote]



Valeu!!!
Desktop - Fonte Corsair 450W - MoBo Asus M4A79T-DELUXE :( - AMD Phenom II X4 955 - 2 x 2GB DDR3 Corsair - 2 x SSD 60GB Corsair Force3 RaidO + Seagate 2TB 5900 rpm - GeForce 9500GT - Cooler Master V8

Seja livre, use.... o que você quiser.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Placa de Vídeo (Offboard) que funcione muito bem no linux (ubuntu 12.04)
« Resposta #14 Online: 23 de Julho de 2012, 22:39 »
Não é quaquer modelo de placa da ATI ou da Nvidia que vão funcionar bem no Linux, mesmo com o Driver proprietário instalado.
Tenho uma Nvidia GTX560  que dá uma performance fantástica no Windows e muita, mas muita dor de cabeça no Linux!   

Só fuciona com distros com kernel 3.4 e o Xorg mais novo!  Fui obrigado a mudar para distros RPM por causa dessa placa. Nenhuma distro baseada em .deb funciona direito com essa placa! Nem com o Driver da Nvidia instalado.

Só o Fedora 17 encontra de primeira sua resolução correta  do conjunto do meu monitor com a GTX560 e o Mageia 2 funciona mais ou menos bem depois do Driver proprietário instalado.

Antes eu tinha uma 6850 da ATI, e antes dela uma 4850 da ATI. Todas funcionavam  bem com Linux e em diversas distribuições. O driver livre da ATI tem desempenho melhor em 2D que o proprietário!

Então se você não for jogar ou utilizar todos os efeitos do Unity/Compiz, continue com o Driver livre se este estiver funcionando bem.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2