Autor Tópico: Problemas com o SMS Powerview no Ubuntu 10.04 LTS  (Lida 8844 vezes)

Offline Arthurand

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Problemas com o SMS Powerview no Ubuntu 10.04 LTS
« Online: 16 de Julho de 2012, 01:28 »
Amigos,

Andei buscando várias maneiras de fazer o Powerview da SMS funcionar no meu Ubuntu 10.04 Server x64 mas ainda não consegui, só consegui fazer funcionar no Windows. Eu já li um tópico neste fórum falando sobre a library librxtxSerial.so mas, mesmo substituindo o arquivo, os mesmos erros continuam ocorrendo.

O que ocorre é que executando "./powerview start -g" ele diz que inicia tudo com sucesso, mas na verdade ele não fez nada. Se eu rodar o comando novamente, ele diz que já está em execução, embora eu não consiga acessar o console do powerview e muito menos a interface web. Já tentei algumas diferentes versões de java inclusive, mas o cenário não muda. A que estou usando atualmente é a java-7-oracle que baixei no site oficial do java. Também já notei que ele criou um link simbólico /dev/ttyS8. Devido a esses insucessos, eu resolvi rodar o powerview com o -d para debugar na tela, e o que me parece é que ele tenta identificar o tipo do nobreak mas não consegue.

Nota: Estou rodando o powerview como root e numa sessão de ssh

Código: [Selecionar]
root@Bt-Networks-Server:/etc/sms_nobreak# ./powerview start -d
Iniciando como Serviço...
Criando link simbolico para USB-Serial.
SMS Power View iniciado com sucesso.
root@Bt-Networks-Server:/etc/sms_nobreak# Jul  16 01:21:43 [                                        lang.Class]: [      main - DEBUG] SMSysServico.main() - INICIO
Jul  16 01:21:43 [                                        lang.Class]: [      main - DEBUG] SMSysServico.main() - Util.copyRequiredFiles();
Jul  16 01:21:43 [                                        lang.Class]: [      main - DEBUG] SMSysServico.main() - Util.checkDebug(args); 1
Jul  16 01:21:43 [                    comunicacao.GerenteComunicacao]: [      main - DEBUG] instanciando
Jul  16 01:21:43 [                          log.RedirectOutputStream]: [      main - DEBUG] BuilderComandoSerial.BuilderComandoSerial() Arquivo: /etc/sms_nobreak/resource/protocolos/verificaProtocolo.xml
Jul  16 01:21:43 [                          log.RedirectOutputStream]: [      main - DEBUG] Parsing XML file... /etc/sms_nobreak/resource/protocolos/verificaProtocolo.xml
Jul  16 01:21:43 [                          log.RedirectOutputStream]: [      main - DEBUG] XML file parsed
Jul  16 01:21:43 [                    comunicacao.GerenteComunicacao]: [      main - DEBUG] instanciando
Jul  16 01:21:43 [                          xml.BuilderProtocoloBase]: [      main - DEBUG] USANDO O SEGUINTE ARQUIVO XML: /etc/sms_nobreak/resource/protocolos/sqp-1.xml
Jul  16 01:21:43 [                          log.RedirectOutputStream]: [      main - DEBUG] Parsing XML file... /etc/sms_nobreak/resource/protocolos/sqp-1.xml
Jul  16 01:21:43 [                          log.RedirectOutputStream]: [      main - DEBUG] XML file parsed
Jul  16 01:21:43 [                              factory.SMSysFactory]: [      main - DEBUG] SMSysFactory.createNobreak()
Jul  16 01:21:43 [                       factory.VerificaTipoNobreak]: [      main - DEBUG] Identificando Nobreak TRIFASICO
Jul  16 01:21:43 [                    comunicacao.GerenteComunicacao]: [      main - DEBUG] inicio
Jul  16 01:21:43 [                       factory.VerificaTipoNobreak]: [      main - DEBUG] Nobreak TRIFASICO nao identificado
Jul  16 01:21:43 [                       factory.VerificaTipoNobreak]: [      main - DEBUG] Identificando Nobreak MONOFASICO
Jul  16 01:21:43 [                    comunicacao.GerenteComunicacao]: [      main - DEBUG] inicio
Jul  16 01:21:43 [                       factory.VerificaTipoNobreak]: [      main - DEBUG] Nobreak MONOFASICO nao identificado
Jul  16 01:21:43 [                       factory.VerificaTipoNobreak]: [      main - DEBUG] Identificando Nobreak REGENERADOR
Jul  16 01:21:43 [                    comunicacao.GerenteComunicacao]: [      main - DEBUG] Comando: (81 / Q) parametros: (49,-1,-1,-1) check: (0)
Jul  16 01:21:43 [                    comunicacao.GerenteComunicacao]: [      main - DEBUG] [49, -1, -1, -1]
Jul  16 01:21:43 [                    comunicacao.GerenteComunicacao]: [      main - DEBUG] portaComm == null: null
Jul  16 01:21:43 [                    comunicacao.GerenteComunicacao]: [      main - DEBUG] configuraPortaUpsilon()
Jul  16 01:21:43 [                          log.RedirectOutputStream]: [      main - ERROR] Exception in thread "main"
Jul  16 01:21:43 [                          log.RedirectOutputStream]: [      main - ERROR] java.lang.NoClassDefFoundError: gnu/io/CommPortIdentifier
Jul  16 01:21:43 [                          log.RedirectOutputStream]: [      main - ERROR]     at br.com.alerta24h.comunicacao.FactoryPortas.getListaPortaLinux(FactoryPortas.java:87)
Jul  16 01:21:43 [                          log.RedirectOutputStream]: [      main - ERROR]     at br.com.alerta24h.comunicacao.FactoryPortas.getListaPortasSerial(FactoryPortas.java:29)
Jul  16 01:21:43 [                          log.RedirectOutputStream]: [      main - ERROR]     at br.com.alerta24h.comunicacao.GerenteComunicacao.configuraPortaUpsilon(GerenteComunicacao.java:123)
Jul  16 01:21:43 [                          log.RedirectOutputStream]: [      main - ERROR]     at br.com.alerta24h.comunicacao.GerenteComunicacao.executaComandoUpsilon(GerenteComunicacao.java:335)
Jul  16 01:21:43 [                          log.RedirectOutputStream]: [      main - ERROR]     at br.com.alerta24h.comunicacao.GerenteComunicacao.executaComandoUpsilon(GerenteComunicacao.java:306)
Jul  16 01:21:43 [                          log.RedirectOutputStream]: [      main - ERROR]     at br.com.sms.powerview.factory.VerificaTipoNobreak.identificarTipo(VerificaTipoNobreak.java:71)
Jul  16 01:21:43 [                          log.RedirectOutputStream]: [      main - ERROR]     at br.com.sms.powerview.factory.SMSysFactory.verificaNobreak(SMSysFactory.java:86)
Jul  16 01:21:43 [                          log.RedirectOutputStream]: [      main - ERROR]     at br.com.sms.powerview.factory.SMSysFactory.createNobreak(SMSysFactory.java:93)
Jul  16 01:21:43 [                          log.RedirectOutputStream]: [      main - ERROR]     at br.com.sms.powerview.servico.SMSysServico.main(SMSysServico.java:62)

Já pesquisei bastante no google mas os casos que achei foram de pessoas que o programa dizia logo de cara que não conseguia iniciar e não tinham essas mensagens de erro. Se alguém tiver alguma pista do que seja, por favor, me indique o caminho das pedras.

Grato

Offline gabrielflach

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Problemas com o SMS Powerview no Ubuntu 10.04 LTS
« Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2012, 14:16 »
Boa tarde,

Estou enfrentando o mesmo problema no XenServer 6.0.2.

Mandei um email pra SMS, agora é esperar pra ver se respondem.

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2012, 11:07 »
Já tentei algumas diferentes versões de java inclusive, mas o cenário não muda. A que estou usando atualmente é a java-7-oracle que baixei no site oficial do java.
Testou com versões tipo Java 5? Sei de vários programas que simplesmente não funcionam com o Java 6 em diante.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline yagoylc

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2012, 09:24 »
Olá, tive o grande problema com o mesmo software, em uma distribuição linux diferente, porém, o mesmo problema.
E não espere um e-mail de resposta da SMS, pois eles nunca respondem. Fonte: Eu Mesmo. O seu sistema é x86 ou x64?

Offline Arthurand

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2012, 09:54 »

Offline Arthurand

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2013, 12:13 »
Usei por todo esse tempo um Windows XP virtual em meu Ubuntu só para fazer esse programa funcionar e aproveitar as funções do No-break, mas agora achei um programa super básico em C que já resolve muitos problemas e roda diretamente no Ubuntu. Quem tiver experiência em programação pode até incrementar mais recursos visto que o código-fonte está incluido. Lembro ainda que, quem for aprimorar o programa, os comandos do No-break estão documentados em alguns XMLs no diretório de instalação do Powerview em /resource/protocolos.

Aqui segue o link do site: http://blog.parahard.com/2012/05/nobreak-sms-no-linux.html

Offline bragatrosco

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2014, 12:13 »
Já faz tempo e não apareceu solução, pesquisei muito e também não encontrei nada. Após várias tentativas com o software original da SMS e versões de java open e da Oracle resolvi seguir uma orientação de instalação em mandriva, na instrução exigia a instalação do java e do powerview na mesma pasta. Fiz assim: /etc/sms_power/app/  descompactei o java original aqui dentro e fiz a instalação do powerview no mesmo local, executei a instrução de instalação da SMS indicando o patch correspondendo do java e ao executar o programa ./powerview start -g voilá! Abriu a interface gráfica normalmente e está rodando redondo sem problemas por enquanto. A versão do java jdk 7. Ubuntu 13.10

Offline Sampayu

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
« Resposta #7 Online: 04 de Setembro de 2014, 15:32 »
Elaborei este tutorial recentemente. Ele descreve o que deu certo comigo para a instalação do SMS Power View (SPV) no Linux:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,114513.0.html

Não é necessário instalar JDK: para o SPV funcionar, basta ter o JRE da Sun/Oracle instalado.

No tutorial eu mostro como corrigir uma biblioteca do SPV que dá problema com o Java. Também mostro como criar um script de inicialização que faz com que o SPV seja automaticamente executado como um serviço do sistema, durante cada boot/inicialização. Isso evita que o usuário tenha que ficar executando manualmente o SPV (ou que tenha que colocar a execução dele no início de sessão, o que não é muito inteligente porque desse modo você tem que ficar fazendo isso para cada uma das contas de usuário que se conectam ao sistema).
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #8 Online: 04 de Setembro de 2014, 18:12 »
Não é necessário instalar JDK: para o SPV funcionar, basta ter o JRE da Sun/Oracle instalado

Isso não é pouca coisa, visto que a oracle não distribui o pacote pra Ubuntu. Ou vc monta na marra, ou usa um PPA...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Sampayu

• Usuário Ubuntu
  • *
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
« Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2014, 17:19 »
Não é necessário instalar JDK: para o SPV funcionar, basta ter o JRE da Sun/Oracle instalado

Isso não é pouca coisa, visto que a oracle não distribui o pacote pra Ubuntu. Ou vc monta na marra, ou usa um PPA...

Instalar o Java manualmente é moleza. ;)

Ok, talvez não seja tão fácil assim para quem é usuário iniciante no GNU/Linux, mas foi por isto mesmo que eu criei o tutorial explicando tudo nos mínimos detalhes: o tutorial de instalação do SMS Power View tem um link para o meu outro tutorial, no qual eu explico como instalar manualmente o JRE proprietário da Oracle. :)

Após usar o tutorial umas duas ou três vezes você fica "craque": para quem já se acostumou, em 5 minutos desinstala o Java "velho" e instala a versão nova. Eu mesmo, após fazer download da atualização do Java, gasto apenas 1 minuto para desinstalar o Java e instalar o novo: é mais rápido (e mais seguro) que usar PPA. ;)
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2017, 20:59 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")