Criação e Edição de Vídeos com Softwares 100% Livres

Iniciado por jkmsjq, 15 de Julho de 2012, 20:06

tópico anterior - próximo tópico

jkmsjq

Boa noite Ubunteiros...!!!

Estou fazendo um curso de especialização pelo MEC sobre Mídias na Educação, e o tema nesse módulo é justamente sobre a criação de slides e/ou vídeos abordando um tema utilizado em sala de aula.
Pois bem, como sou formado em Biologia, fiz um vídeo baseado em slides que utilizo em sala de aula. Até aí, nada de mais... a não ser pelo fato que utilizo 100% software livre (a começar pelo Ubuntu)... portanto, desde a criação dos slides, edição das imagens em jpg, a edição do vídeo, a criação das ilustrações, e, o áudio (retirado do Jamendo.com) foi tudo open sourcer...
Sendo assim, gostaria de convidar a todos a assistirem ao vídeo e darem palpites a respeito do mesmo. Tipo: o que está bom, o que está ruim, o que pode ser melhorado, o que pode ser retirado, acrescentado, etc, etc, etc...

Agradeço o pitaco de todos, tanto a nível da criação/edição passando também pelo conteúdo do vídeo.

Link para o vídeo: Vídeo Slide sobre Carboidrato
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Sergio Benjamim

qual software vc usou para editar video? Ja tentei usar o Kdenlive, mas achei complicado
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

jkmsjq

Citação de: Sergio Benjamim online 15 de Julho de 2012, 22:17
qual software vc usou para editar video? Ja tentei usar o Kdenlive, mas achei complicado

Tentei também o KdenLive, mas não gostei.
Editei no OpenShot. Muito bom e estável. Renderiza rapidamente. Vale a pena o aplicativo.

Adriano R.N.

Para o objetivo estará no impress ou em vídeo?

Se for em vídeo está rápido demais.

Se for apenas no impress, acompanhado com explicação, poderia diminuir o volume de textos. (isso depende do perfil do público)

Para criar vídeo apresentação o imagination é muito bom e simples. Dá para fazer print dos slides, editar as imagens no gimp, e criar o vídeo no imagination.

Se for no impress, poderia acrescentar um vídeo, quem sabe uma mesa com alguns alimentos e uma narração de fundo. Ou uma pessoa comendo algo que serve de introdução ao assunto. Ou um vídeo dos alimentos em uma feira/mercado/padaria.

A explicação de que foi feito com software livre é muito bom. Parabéns.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

jkmsjq

Para o objetivo estará no impress ou em vídeo?

Tinha que fazer ou vídeo ou slides.

CitarSe for em vídeo está rápido demais.

Se for apenas no impress, acompanhado com explicação, poderia diminuir o volume de textos. (isso depende do perfil do público)

Público são alunos do Ensino Médio.

CitarPara criar vídeo apresentação o imagination é muito bom e simples. Dá para fazer print dos slides, editar as imagens no gimp, e criar o vídeo no imagination.

Minha primeira intenção foi essa, usar o Imagination, mas, dos dois um: ou não soube usar o aplicativo ou não serviu para o que quis, por isso usei o OpenShot.

CitarSe for no impress, poderia acrescentar um vídeo, quem sabe uma mesa com alguns alimentos e uma narração de fundo. Ou uma pessoa comendo algo que serve de introdução ao assunto. Ou um vídeo dos alimentos em uma feira/mercado/padaria.

Boa ideia, vou levar essa em consideração!

CitarA explicação de que foi feito com software livre é muito bom. Parabéns.

Tive essa preocupação como forma de divulgar o Open Source.

P.S.:
A licença da Creative Commons está correta?

Adriano R.N.

Quanto a licença eu não sei.

Sendo educandos do médio, o volume de texto é razoável.

Você usa a extensão:
libreoffice-ogltrans

Ela acrescenta transições bacanas. É muito boa.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Tux Ubuntu

Citação de: jkmsjq online 15 de Julho de 2012, 22:46
Citação de: Sergio Benjamim online 15 de Julho de 2012, 22:17

Tentei também o KdenLive, mas não gostei.
Editei no OpenShot. Muito bom e estável. Renderiza rapidamente. Vale a pena o aplicativo.

O Pitivi é mais estável que o OpenShot. O Avidemux também é bom.

Veja isso também: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,97789.0.html 

Adriano R.N.

No entanto o openshot tem muito mais recursos e velocidade.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Tux Ubuntu

Citação de: Adriano R.N. online 16 de Julho de 2012, 01:39
No entanto o openshot tem muito mais recursos e velocidade.

Retiro o que eu disse. O OpenShot é mais estável. Os outros são bem fraquinhos.

jkmsjq

Citação de: Adriano R.N. online 15 de Julho de 2012, 23:57
Você usa a extensão:
libreoffice-ogltrans

Eu sempre instalo todas as extensões do LibreOffice e GIMP nos meus computadores.

Tux Ubuntu

Citação de: jkmsjq online 16 de Julho de 2012, 09:22
Você usa a extensão:
libreoffice-ogltrans

Eu sempre instalo todas as extensões do LibreOffice e GIMP nos meus computadores.

Eu já fiz isso no Janelas. No Ubuntu, acabei instalando muitos programas só para conhecer e testar. Aprendi muito fazendo isso. De certa forma, eu já instalei muitos programas no Ubuntu e no Janelas só para apoiar o Software Livre. Baixava da internet, instalava os programas e registrava só para melhorar as estatísticas. Hoje em dia, após conhecer um pouco melhor todos os projetos, perdi o interesse por esse tipo de coisa. Nem todos os programas são estáveis.

Sinceramente, estou achando melhor e mais fácil instalar o mínimo no computador, apenas aquilo que eu realmente utilizo e preciso na minha vida pessoal e profissional.

Minha sugestão, com certeza absoluta, para quem gosta de testar tudo que aparece, é ter um notebook só para isso. Eu conheço estudiosos da computação que fazem isso. É burrice utilizar o computador doméstico como uma Kombi ou um Fusca.

O ideal mesmo é 1 único usuário por computador. Infelizmente, nem sempre é possível. Eu tenho que dividir o meu PC com uma pessoa que nunca quis aprender nada e que não tem um pingo de cuidado com o computador. Eu já mandei o energúmeno comprar um notebook só pra ele, mas ele não quer, acha o computador um equipamento inútil, etc. Eu não sei em que planeta ele vive.

Voltando para a sugestão, recomendo um ou mais notebooks usados (podem ser comprados no Mercado Livre) só para fazer testes de software. O computador de trabalho deve ser preservado ao máximo. Jogos, MSN e outras porcarias também devem ser evitadas ao máximo.

Em resumo, tenham um computador separado para fazer testes. Um lixo qualquer, quanto pior melhor.

Tux Ubuntu

Quanto a licença eu não sei.

Sendo educandos do médio, o volume de texto é razoável.

Você usa a extensão:
libreoffice-ogltrans

Já testou o Calligra Stage? É tão bom ou melhor que o Libre Office.

O Calligra é um software muito bom e completo.

O Calligra Stage é semelhante ao Power Point da Microsoft.

jkmsjq

Citação de: Tux Ubuntu online 16 de Julho de 2012, 17:33

Ainda não testei.

Vou virtualizar o Kubuntu e testar o Calligra...!!!

Tux Ubuntu

Citação de: jkmsjq online 16 de Julho de 2012, 18:18
Citação de: Tux Ubuntu online 16 de Julho de 2012, 17:33

Ainda não testei.

Vou virtualizar o Kubuntu e testar o Calligra...!!!

Não precisa virtualizar. É só escrever 'Calligra' na Central de Programas do Ubuntu para baixar os aplicativos. Você pode instalar só o que vai usar.

O Okular, que todo mundo elogia, faz parte do Calligra.

jkmsjq

@Tux Ubuntu

Agradeço sua atenção!

Mas entenda, gosto de testar/experimentar em um ambiente virtualizado aplicativos que ainda não domino muito bem, principalmente, pacote de escritório.

[]'s