Calligra versus Libre Office.

Iniciado por Tux Ubuntu, 15 de Julho de 2012, 15:05

tópico anterior - próximo tópico

Tux Ubuntu

Todo mundo aqui conhece o Open Office e o Libre Office, que são excelentes.

Muitos devem conhecer o AbiWord, que é ruim (parece o WordPad) e o ForusWriter, que é interessante, mas lembra o Bloco de Notas.

Muitos devem conhecer o Gnumeric, que lembra o Excel e o Calc.

Existe uma outra opção. Não sei se todo mundo já viu, mas existe: http://www.calligra-suite.org/  

Na Central de Programas do Ubuntu, os aplicativos do Calligra foram fragmentados e é possível baixar cada ferramenta de forma isolada. Na minha opinião, é melhor instalar o pacote completo na máquina, ao invés de instalar cada ferramenta isoladamente.

O leitor de PDF, Okular, elogiado por muitos, faz parte do Calligra.

Eu nunca usei o Calligra. Gostaria de saber a opinião dos senhores. O que vocês acham do software?

Tux Ubuntu

Acabei de instalar o Calligra Okular, o Calligra Words e o Calligra Stage.

Gostei. O Calligra Stage (Power Point) é excelente.  :D

---

Acho que o Calligra Flow vai agradar os engenheiros. Eu entendo um pouco do assunto porque faço uma pós-graduação que utiliza alguns conceitos básicos de engenharia. Gostei do Calligra Flow, apesar de não ser necessário no meu dia-a-dia.

EdvaldoSCruz

Citação de: Tux Ubuntu online 15 de Julho de 2012, 15:05
Todo mundo aqui conhece o Open Office e o Libre Office, que são excelentes.

Muitos devem conhecer o AbiWord, que é ruim (parece o WordPad) e o ForusWriter, que é interessante, mas lembra o Bloco de Notas.

Muitos devem conhecer o Gnumeric, que lembra o Excel e o Calc.

Existe uma outra opção. Não sei se todo mundo já viu, mas existe: http://www.calligra-suite.org/   

Na Central de Programas do Ubuntu, os aplicativos do Calligra foram fragmentados e é possível baixar cada ferramenta de forma isolada. Na minha opinião, é melhor instalar o pacote completo na máquina, ao invés de instalar cada ferramenta isoladamente.

O leitor de PDF, Okular, elogiado por muitos, faz parte do Calligra.

Eu nunca usei o Calligra. Gostaria de saber a opinião dos senhores. O que vocês acham do software?

Uma boa opção, mas como terminei a minha pós-graduação faz tempo, prefiro o libreoffice mesmo.

Fica  a disposição aos usuários do Ubuntu em optarem o que melhor em suprir as necessidades de cada um.

Que meu único Senhor e Salvador Jesus Cristo continuem lhe abençoando nesse excelente Fórum de Suporte e Ajuda a todos os Novatos e Veteranos.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

musinet

Só de ter um gerenciador de projetos integrado à suíte já é um ponto. Estou instalando...

Abs.
Cassiano

Beto Pinheiro

O editor de texto e de planilhas dão a opção de salvar nos formatos suportados pelo M$ office?

Abs
"O problema com o mundo é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, enquanto os estúpidos estão cheios de confiança."

Charles Bukowski

musinet

Citação de: Beto Pinheiro online 17 de Julho de 2012, 09:17
O editor de texto e de planilhas dão a opção de salvar nos formatos suportados pelo M$ office?

Abs

Segundo o site oficial, sim!

Uma coisa que achei bem legal no editor de textos é que uma área da tela é permanentemente utilizada para opções de formatação.

Abs.
Cassiano

Adriano R.N.

Ainda tem um caminho longo pela frente para bater o libreoffice.

Antigamente o nome dessa suíte era koffice. O desenvolvimento está em ritmo razoável, no entanto, os camaradas têm desafios importantes:
Estabilidade, compatibilidade com msoffice, ser multiplataforma de fato, produzir manuais, ganhar mercado...

Meu sonho era ver os times do apache openoffice, gnome office, Calligra e Libreoffice trabalhando juntos para fazer a melhor suíte de escritório do mundo.

Acho que é mais fácil eu ver ET's em Varginha... kkkkk

Só não concordo com a firmação do autor do tópico de que o Abiword é ruim, ele é leve e tem menos recursos, isso é diferente de algo ruim.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

garfo

Achei "mais do mesmo". Ainda prefiro o Openoffice, no qual estou mais acostumado.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

kamalcranio

Citação de: garfo online 18 de Julho de 2012, 00:22
Achei "mais do mesmo". Ainda prefiro o Openoffice, no qual estou mais acostumado.

Isso é um dos motivos pelo qual as pessoas NÃO usam o linux.
Não é assim que funciona.
Fim.
Sobre o Calligra, realmente gostei... Principalmente do PPW.
[]'s
E até mais!
Gameplays de jogos para linux >> www.youtube.com/TheKamalcranio<< Gameplays de jogos para linux
Acessa lá!

Henrique1977

Considero  o  LibreOffice  ainda  muito  superior  ao  Calligra.
Já  testei  a  última  versão,  editando  um  arquivo  que  comecei  a  escrever  no  Libre Office.
Após  editar  no  Calligra  quando  eu  ia  abrir  no  Libre Office  e  começava  a  editá-lo,  só  para  citar  um  exemplo  ficava  numa cor  diferente
E  se  tentava  apagar  ficava  além  de  ficar  numa  cor  diferente  com  traço  em  cima  daquilo  que  estava  tentando  apagar.  Isto  é  quando  após  usar  o  Calligra  eu  ia  usar  o  mesmo  arquivo  e  editá-lo  no  Libre Office.
Falta  ainda  compatibilidade. 
É  uma  boa  opção  de  suíte  de  escritório  o  Calligra  mas  ainda  têm  muito  a  melhorar.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

musinet

Citação de: Henrique1977 online 19 de Julho de 2012, 20:21
Já  testei  a  última  versão,  editando  um  arquivo  que  comecei  a  escrever  no  Libre Office.
Após  editar  no  Calligra  quando  eu  ia  abrir  no  Libre Office  e  começava  a  editá-lo,  só  para  citar  um  exemplo  ficava  numa cor  diferente
E  se  tentava  apagar  ficava  além  de  ficar  numa  cor  diferente  com  traço  em  cima  daquilo  que  estava  tentando  apagar.  Isto  é  quando  após  usar  o  Calligra  eu  ia  usar  o  mesmo  arquivo  e  editá-lo  no  Libre Office.
É  uma  boa  opção  de  suíte  de  escritório  o  Calligra  mas  ainda  têm  muito  a  melhorar.

Henrique1977, isso tá com cara de ser marca de revisão (a cor diferente indica o texto acrescentado e o texto riscado indica o que foi deletado). Provavelmente o Calligra cria os documentos com essa opção ativada por default...

SDS.
Cassiano

Adriano R.N.

A compatibilidade entre o gnome-office e o libreoffice é grande. Fiz um teste com a versão do gnumeric que está no Ubuntu 12.10 e as planilhas ficaram perfeitas.
Dá até vontade de usar o gnumeric por ser mais rápido, o problema são as fórmulas em inglês.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

HelderC

Vale dizer que o Calligra é o antigo KOffice.

Só um outra curiosidade: O Calligra é feito em C++ com Qt, que é a base do KDE.
O próprio Okular (leitor de pdf) é o padrão no KDE.

Se vocês gostaram do Calligra, acho que vale a pena tentarem usar o KDE no ubuntu, dá
pra mudar do Gnome/Unit para KDE, ou se quiserem instalar o Kubuntu, dá na mesma.

Até mais.

Henrique1977

Citação de: musinet online 20 de Julho de 2012, 08:29
Citação de: Henrique1977 online 19 de Julho de 2012, 20:21

Henrique1977, isso tá com cara de ser marca de revisão (a cor diferente indica o texto acrescentado e o texto riscado indica o que foi deletado). Provavelmente o Calligra cria os documentos com essa opção ativada por default...

SDS.
Cassiano
E  como  desativa  tal  opção?
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

procopiogomes

O calligra parece muito bom, ou com um grande potencial para ser uma boa suíte de escritório, mas o libreoffice ainda parece mais prático, há mais resultados para as buscas quando você tem alguma dúvida assim como o corretor ortográfico que não encontrei paa o Calligra.

Vou esperar mais algum tempo, ficarei de olho, pois imagino que esta suite promete, se tudo caminhar bem.