acho válido sim sugerir um nova instalação quando não se tem o conhecimento suficiente para auxiliar e quando ninguém mais técnico aparece com este auxilio.
Concordo apenas um pouco contigo, uns 20% apenas, mais discordo que concordo.
Eu acredito que quando alguém posta um problema, é por que formatar é uma das coisas que ele não quer fazer e que ele espera não ouvir.
Principalmente quando ele tem um servidor nas mãos...
Além do mais, de que adianta informar a um motorista que ele precisa voltar por que entrou em uma rua sem saída.
Cada um sabe quando entrou em um beco sem saída.
As vezes eu vejo posts de um usuário com problema e outros usuários tentando ajudar, mandando fazer isso, aquilo, e o tópico fica com 10, 15 mensagens... Tá lá, todo mundo trabalhando, todo mundo interessado, chegando perto de sanar o problema do usuário, ai entra um cabeção e diz, Já tentou instalar tudo novamente?
Óbvio que a reinstalação, as vezes, é o único recurso, nisso eu concordo contigo, mas como levantar a bandeira de que Linux é estável, não pega virus, não precisa formatar, bla bla bla, quando o cara, quando tem um problema, vem alguém e manda ele reinstalar o sistema?
Quando tento ajudar, mas não consigo, falo pro usuário "Sinto muito, não tenho conhecimento o bastante, não consigo ir além daqui", simples assim.
Não vou sugerir pro cara formatar o micro simplesmente por que EU não tenho a resposta para o problema dele. Outros podem ter, o google pode ter...
usuário a responder teve a disponibilidade de pesquisar junto com o companheiro a ter o problema postado, tentou de diversos modos ajudar e não sabe de forma mais técnica auxiliar o companheiro
As vezes eu faço isso também , principalmente quando uma coisa me intriga, e se eu acho a solução em um link, eu posto o link como referência.
Se eu acho um link que pode ajudar o usuário, posto e peço para ele dar uma olhada.
Mas dai a ficar postando mensagens bobas, tipo "Olha eu aqui", ai é dose.
As vezes mais atrapalha do que ajuda, por cria um segundo assunto dentro do primeiro.