Autor Tópico: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?  (Lida 29065 vezes)

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #45 Online: 20 de Julho de 2012, 14:39 »
Eu creio que é correto sim recomendar leituras em alguns casos.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #46 Online: 20 de Julho de 2012, 16:06 »
Concordo com tudo o que foi dito e acrescento:

Me incomoda, além da grosseria, é que para algumas duvidas, existem respostas que não tem NaDa a ver com a pergunta.
Cara, minha filosofia é: se não pode ajudar, não responde.
Tem gente que parece que só quer somar mensagens, como se isso significasse algo, não entendo.
O fórum fica menos técnico, isso é forum ou orkut? facebook?

Taí concordo com esta filosofia,  se não pode ajudar, não responde
muitas vezes eu fico aqui observando o desenrolar das discussões, mas lembro  que na época que este fórum começou
lá pelos idos tempos do Hoary 5.04, eu começei com Warty 4.10 logo após o fim da Conectiva , algumas pessoas que vieram de outras distros na época, sempre tinham boa vontada com os usuários
iniciantes, pois todos compreendiam que o Ubuntu era uma distro voltada para pessoas que nunca tiveram contato com Linux.

Entrei em discussões do tipo por aqui com usuários, que criticavam o modo de conduta de pessoas que indicavam a forma de resolver questões
usando comandos do terminal, o fato é se "nós" me coloco nesta categoria, ficassemos mandando os usuários ao RTFM, este fórum hoje não seria nada.
Ví muitos usuários daqui começarem do zero e hoje são lendas vivas aqui no fórum, um exemplo disto é o nobre amigo galactus, que quando chegou por aqui era um iniciante como qualquer usuário que se cadastra hoje no fórum, mas tinham pessoas aqui com bom conhecimento de Linux, não do ubuntu propriamente dito, alguns eu trouxe comigo convidando-os a experimenat o Ubuntu.

Eu utilizei praticamente todas versõs do ubuntu oficiais e em desenvolvimento só para poder ajudar a quem precisava aqui no fórum, hoje infelizmente não tenho mais todo este tempo do mundo, e como todos devem saber me limito a responder tópicos universais, pois não sou ligado a qualquer distro, para mim é indiferente se é deb,rpm ou seja lá o que for, se a resposta se aplica, eu continuo postando comandos do terminal, com uma explicação sempre que possível.
E por estar aqui a muuuuuuuuuuuuuuuito tempo, eu conheço muitos tópicos que se forem aplicáveis eu também indico a leitura.
É isto, desculpem o jornal, mas é que eu também acho que o fórum está orkutizado, se fosse para ser desta forma, transformariamos isto aqui em uma sala de bate-papo, que inclusive também tem regras para serem cumpridas.

Atc: Xterm[TAB] como diria o LedStyle :-)
« Última modificação: 20 de Julho de 2012, 16:18 por Xterminator »

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #47 Online: 21 de Julho de 2012, 21:44 »
Citar
pois não sou ligado a qualquer distro, para mim é indiferente se é deb,rpm ou seja lá o que for ...
Quanto mais e melhor se conhece o linux, quanto maior a especialidade, menos se é ligado a uma distro.
Quanto maior a bagagem, a experiência em TI, mais se percebe a irrelevância de ligar-se a uma distro ou um S.O e sim, a conhecer e utilizar o recurso que melhor atende a cada necessidade.

Citar
também acho que o fórum está orkutizado, se fosse para ser desta forma, transformariamos isto aqui em uma sala de bate-papo, que inclusive também tem regras para serem cumpridas.
Isso, é isso... Concordo... Meu pensamento faz juz a essa frase... é o rsync entre mentes rsrsrs...

Outra coisa que me intriga no forum é a menção da Microsoft, poxa, os fóruns linux não largam da microsoft...
Isso é um fórum pra auxiliar usuários Linux ou um site feito pra meter pau no windows? rsrsrs

Vira e mexe leio aqui é "A microsoft copiou isso do linux, a Microsoft usa linux..." e eu penso, e daí?
Acham que as distros Linux não copiaram nada do windows? Acham que as distro não copiam nada de outras distros?
Esperto é aqueles que usam o que existe de melhor.
Eu não sei como alguém pode ver isso como demérito?

Mas tem gente que não aguenta, tá sempre com a varinha na mão pra cutucar, quando surge a oportunidade o cara tá lá, dizendo "O windows é uma carroça.... o consumo de memória do windows é etc..."

Não vejo no fórum uma seção "Vamos meter o pau no Windows" ou "Criticas ao Windows, Clique aqui", então, por que tanto troll insiste nisso?
Perguntas comparativas de usuário eu acho válido, mesmo sabendo que aqui ele encontrará pouca imparcialidade, mas o pessoal com a varinha é realmente chato e essas discussões nada construtivas. rsrsrs
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline k3p13r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #48 Online: 22 de Julho de 2012, 12:21 »
Como já relatei anteriormente, sou um usuário "pródigo", pois passei cerca de 1 ano longe do Ubuntu, enquanto desmistificava o OsX.

Durante esse tempo, fiquei longe do Ubuntuforum-ptbr, porém sempre o tive como referência de organização e solicitude. Uma verdadeira fonte de conhecimento e suporte.

Desculpem, sei que incomodarei alguns postadores frequentes daqui, mas parece que estamos esquecendo, aos poucos, o que é esta ferramenta. Vou ser bastante específico: falo dos membros que colocam um PDF do manual ubuntu para principiantes debaixo do braço e, em toda oportunidade que aparece um novato com alguma dúvida mais básica, "atiram" o livro na cara do vivente. Muitas vezes se utilizam de um linguajar adequado, mas rude e desencorajador.

Gente, este forum é a principal fonte de suporte para todos os lusófonos. Com a popularização do Ubuntu, é mais que natural que o forum se encha de perguntas básicas. Se jogar um manual na cara dos newbies resolvesse tudo, a gente acabava com o Forum e colocava o PDF para download.

Lugar de bate-papo é aqui no Café... Se um usuário postar uma dúvida e você acha que não tem a obrigação de responder, simplesmente não responda. Se acha que o cara devia ter lido alguma coisa antes e cometeu alguma gafe, lembre que os moderadores estão aqui justamente para isso.

Sinceramente, espero estar contribuindo para tornar este forum um local de suporte de alto nível, exatamente como o conheci em 2008...

Abs.
Cassiano

Concordo plenamente.

Deixei de ser usuário mandriva por esse motivo. Nunca conseguia ajuda ou cordialidade para resolver problemas de configuração.
No Ubuntu 12.04 LTS estou com tudo ok desde a instalação.
Não sei quase nada de linux, mas, com o tempo vou aprendendo.
Me disponho a ajudar desde agora.
Espero ter a ajuda, que é impossível de ser ter todo assunto em um PDF, quando eu precisar.

Abraços,

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #49 Online: 23 de Julho de 2012, 15:11 »
Em suma, concordo com o autor do topico, mas deixo uma resalva: o usuario "escorão" ou "arrogante". Existem muitas perguntas nesse forum que eu deixo de responder por que sao simples, e sei que serao respondidas com facilidade, outras eu nao sei a resposta, mas sempre que sei a resposta e a pergunta parece do tipo que "vai ficar no ar" eu tento responder da melhor forma possível, mas...

Ha alguns tipos de usuarios que me irritam muito e que eu nao ajudo de jeito nenhum:

1 - "Meu professor pediu pra eu fazer um script sheel/php/java/outra-linguagem que acha a razao da vida, alguem pode me ajudar?"

O usuario nao quer ajuda, quer que alguem faça o trabalho de casa pra ele. Suponho que, se voce tem uma disciplina especifica o suficente pra ter uma tarefa desse tipo voce teve aulas disso e deveria saber algo sobre o assunto, entao, se um parte do script nao esta dando certo tudo bem, mas o cara quer o trabalho feito sem nem tentar? é um pouco demais

2 - "Se ninguem resolver meu problema eu terei que voltar pro windows"

Na minha opniao, ja vai tarde e nunca deveria ter vindo.

3 - "Li o Topico XYZ mas nao consegui resolver por la, entao eu queria..."

Leu mesmo? com atençao? olha que muitas vezes o topico é grande e voce nao le realmente, le um ou dois posts e desiste sem saber que a soluçao do seu problema esta no post 23. Alem disso, se o topico XYZ trata do seu problema, por que abrir outro topico pra isso? Pulverizaçao dificulta a ajuda.

4 - "Meu computador nao esta exibindo imagem e..."

Que computador? Seu Lisa nao esta exibindo imagem? O seu mainframe IBM nao esta exibindo imagem? sem informaçoes basicas como S.O. , versao e hardware da maquina fica dificiil, ja que eu nao cheguei ainda em advinhaçao nas materias de Hogwarts.

Pra terminar, acho razoavelmente facil destinguir uma pessoa sem conhecimento de uma pessoa "sem noção", ja que a primeira se mostra bem mais humilde, e ao cair no caso 4 as vezes agente ve que é por pura falta de conhecimento mesmo. Ao perceber que o individuo tem o modo "no sense" ativado eu nem olho mais o topico.

Ainda pra terminar, quando eu era um iniciante esse forum me ajudou muito, e ainda ajuda de vez em quando, gosto muito de ajudar sempre que posso e nunca fiquei "com raivinha" quando meus topicos nao tem resposta (pq geralmente sao topicos "cabulosos"), sei que as pessoas tentam fazer o melhor que podem.
Ubuntu Linux 10.10

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #50 Online: 24 de Julho de 2012, 19:35 »
Concordo totalmente com o musinet.
O cara chega perguntando uma coisa e já tem gente que manda "Lê o manual do Guia Foca".
Não sei, parece que tem gente que quer fazer número de postagem. Se não sabe precisamente, é melhor deixar de responder.

Este tipo de atitude era comum em fóruns de distros mais técnicas, mas o pessoal tem que entender que Ubuntu geralmente é a porta de entrada da maioria das pessoas que se aventuram no Linux.
+1, de vez em quando nos foruns vejo pessoas sem interesse de responder, mas com vontade de humilhar os outros com o seu " conhecimento" baixado na internet. gente, vamos ser mais colaboradores, pois senão vamos ficar mal falados pela atitude de alguns ( não digo todos ) membros.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Willder

  • Visitante
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #51 Online: 25 de Julho de 2012, 10:29 »
Em suma, concordo com o autor do topico, mas deixo uma resalva: o usuario "escorão" ou "arrogante".
[...]

Esse tipo de usuário existe em todo local, ontem mesmo eu visitei o fórum de suporte do Windows Live e vi que o tópico mais lido da semana era uma pergunta sobre um problema com o Facebook.

Esse tipo de tópico na minha opinião deve ser avaliado pela Moderação e sendo o caso, excluído, ou enviar o mesmo para a Quarentena no caso daqui. Afinal, não há porque manter um tópico que não tem haver com o conteúdo do fórum, salvo o caso de fórums que tem o espaço para isso.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #52 Online: 25 de Julho de 2012, 11:50 »
Concordo plenamente com os colegas quando afirmam que existem extremos de ambos os lados (colegas que pedem suporte e colegas que respondem os tópicos).

Em minha opinião os moderadores têm que tomar sim as medidas cabíveis, obviamente analisando-se com cuidado e extremo bom senso cada caso. Além disso, deve ser levado em consideração o histórico do usuário e suas "verdadeiras" intenções com o tópico ou resposta (lembram do tal de uruburei).

Abraço e fiquem com Deus.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #53 Online: 26 de Julho de 2012, 08:42 »
Já que o tópico rendeu excelentes opiniões, aproveito para agregar mais um item ao debate: a confusão que muitos usuários fazem entre suporte e evangelização (não no sentido religioso, que fique bem claro!).

Trago, como exemplo, um tópico que está ativo em Aplicativos, em que um usuário novato está pedindo ajuda com Wine+Office por conta de uma apresentação feita em Powerpoint na qual ele precisa trabalhar. Vários participantes do forum estão recomendando que o usuário faça suas apresentações no formato ODP. Tudo bem, é uma ótima recomendação... Só que o usuário está com um problema e ninguém dá uma resposta para a dúvida de MS-Office+Wine, que é o que ele precisa!

Acho natural que todos nós queiramos fazer apologia do software livre, mostrando em todas as oportunidades possíveis as vantagens de se trabalhar fora dos domínios do software proprietário, mas a essência do forum é suporte, não propaganda!

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #54 Online: 26 de Julho de 2012, 11:07 »
Já que o tópico rendeu excelentes opiniões, aproveito para agregar mais um item ao debate: a confusão que muitos usuários fazem entre suporte e evangelização (não no sentido religioso, que fique bem claro!).

Trago, como exemplo, um tópico que está ativo em Aplicativos, em que um usuário novato está pedindo ajuda com Wine+Office por conta de uma apresentação feita em Powerpoint na qual ele precisa trabalhar. Vários participantes do forum estão recomendando que o usuário faça suas apresentações no formato ODP. Tudo bem, é uma ótima recomendação... Só que o usuário está com um problema e ninguém dá uma resposta para a dúvida de MS-Office+Wine, que é o que ele precisa!

Acho natural que todos nós queiramos fazer apologia do software livre, mostrando em todas as oportunidades possíveis as vantagens de se trabalhar fora dos domínios do software proprietário, mas a essência do forum é suporte, não propaganda!

Discordo de você, o suporte é ao Ubuntu e num segundo plano ao linux em geral, não algo de maneira genérica e irrestrita.

Agora só concordo que quem acha isso que falei acima não deve ter o trabalho de ir no tópico e falar para usar o aplicativo OpenSource. Acho isso desnecessário.

Obviamente que quem achar pertinente a dúvida como algo relativo ao Ubuntu, já que usa o wine, e tiver disposição em ajudar, que fique a vontade também. Particularmente sempre pulo a ajuda sobre usar algo relativo ao windows no Ubuntu a não ser que seja algo relativo ao VirtualBox, agora quanto ao wine, estou fora.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline sergiopassis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #55 Online: 26 de Julho de 2012, 11:14 »
Concordo plenamente com este inteligente e sensato colega que deu um beliscão naqueles que estão "cochilando" e que empurram para o "manual" resolver as nossas dúvidas.
parabens pela sua lucidez e sensatez. valeu. Sergio.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #56 Online: 26 de Julho de 2012, 22:10 »
A razão de sermos do Ubuntu Fórum é essa:

A equipe do Fórum Ubuntu - PT dá as boas vindas a todos os participantes do fórum.

O intuito desse fórum é proporcionar um ambiente para suporte, e divulgação, do Ubuntu nos países de língua portuguesa. Esperamos proporcionar um ambiente cordial e sem conflitos, onde todos possam aprender e/ou ajudar outros participantes. Para manter o fórum assim, criamos algumas regras para serem seguidas pelos participantes.

Informamos que o conteúdo do fórum pode ser visualizado integralmente pelos visitantes, contudo para responder e criar tópicos, os visitantes devem se registrar. Para se registrar no fórum, você deve concordar e seguir as regras do fórum.

Recomendamos a leitura da ajuda, para entender o funcionamento do fórum. Se ainda assim, você tiver alguma dúvida sobre o funcionamento do fórum, ou se deseja fazer alguma crítica ou sugestão, temos uma seção com este propósito.

Equipe Fórum Ubuntu - PT, clique aqui.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #57 Online: 27 de Julho de 2012, 10:35 »
um usuário novato está pedindo ajuda com Wine+Office por conta de uma apresentação feita em Powerpoint na qual ele precisa trabalhar. Vários participantes do forum estão recomendando que o usuário faça suas apresentações no formato ODP. Tudo bem, é uma ótima recomendação... Só que o usuário está com um problema e ninguém dá uma resposta para a dúvida de MS-Office+Wine, que é o que ele precisa!
Agora só concordo que quem acha isso que falei acima não deve ter o trabalho de ir no tópico e falar para usar o aplicativo OpenSource. Acho isso desnecessário.
Concordo com ambos.
Essa "evangelização" é desnecessária. Mas as vezes é feita por falta de conhecimento, pra mostrar presença... Não por apologia.
O forum tem a seção de Aplicativos, onde o wine se enquadra, por isso, duvidas sobre o wine são pertinentes. Sobre o office, não.

Concordo com a completa falta de necessidade em dizer pro usuário com problema no Wine/Office usar o openoffice/broffice/libreoffice...
Eu não acho válido sugerir outra ferramenta por desconhecimento e incapacidade de auxiliar na solução do problema. Pra mim é uma mensagem inútil.

Acho válido sugerir outras ferramentas apenas quando o intuito é acrescer opções e conhecimento ao usuário, não como forma de solução de problemas.
É valido sugerir também quando o usuário quer saber qual a melhor ferramenta para determinada tarefa.

Eu raramente pergunto no forum, acho que perguntei algo duas vezes, mas me aconteceu isso uma vez.
Tava com um problemão e cada vez que tinha uma resposta, ficava esperançoso de ter a solução, ou algo que apontasse a uma solução ou ao menos uma luz sobre o problema. Quando lia a resposta, vinha a decepção...
Tinha vontade de responder: "Se eu quiser usar a ferramenta X, eu uso, se eu quiser usar a ferramenta Y, eu uso. Mas eu quero usar esta ferramenta que, no caso, me apresenta este problema. Quem puder me ajudar, eu agradeço, quem não puder, agradeço da mesma forma, mas por favor, pare. não tente mais..."
Mas se eu fizesse isso, seria imensamente criticado e não teria ajuda. Mas tenho certeza que muitos já passaram por isso e tiveram vontade de responder com o mesmo, ou maior grau de dureza. Formatar ou usar outra ferramenta nem sempre é um recurso válido.
As vezes temos de garimpar uma resposta útil dentro de um único post...
« Última modificação: 27 de Julho de 2012, 11:15 por raidicar »
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #58 Online: 27 de Julho de 2012, 14:29 »
Uma boa parcela de usuários widows que chegam ao linux são desinformados e querem é obter um clone do windows, mas gratuito e legalizado e pesam que o linux é isso.

Sendo assim, se não orientados adequadamente vão chegar ao Ubuntu e instalar nele msn, MSOffice, IE, dentre outras coisas, tudo via wine, o que pode ser bem decepcionante devido ao desempenho ruim e feiura do aspecto gráfico desses aplicativos e portanto fazendo uma propaganda errada do linux.

Não ajuda em nada também esse pensamento de alguns usuários linux que rotulam outros usuários do mesmo sistema como "xiitas", "evangelizadores" e outros termos do gênero de modo irônico, sarcástico criando assim um certo receio por parte da alguns usuários linux em defendê-lo e seus aplicativos OpenSource. Sei que existe sim os radicais, como em qualquer lugar, mas são minorias e não devemos inibir os que não são assim, mas influenciáveis por outros usuários que tentam rotulá-los como usuários que tentam a "evangelização" de outros.

Quem se dispõe a usar ou tentar usar linux tem sim que se "desapegar" de programas feitos para windows e passar a usar quando muito os similares que podem ser usados no linux. Essa é sim a verdadeira orientação de quem por aqui, mundo OpenSource, já está habituado a usar.

Seria até uma ironia falar em linux, mundo código livre e incentivar o uso de msn, MSOffice, IE tudo emulado via wine no Ubuntu para não contrariar os usuários windows que acabam de chegar ou para não ser rotulado de radical, pasmem pelos próprios usuários linux, ou melhor, um minoria deles.

Quem não está disposto a fazer uma completa mudança que use o dual boot pelo tempo que achar necessário, emule via máquina virtual ou volte definitivamente para o windows e esqueçam o linux.

Sem essa, portanto, de "xiitas", "evangelizadores", ou seja, sem essa de ficar "cheio de dedos" para indicar algo do próprio mundo linux ou falar sobre ele, principalmente aqui num fórum próprio para falar de Ubuntu/Linux.

Para aplicativos windows e seus problemas via wine, que procurem o fórum sobre wine e tirem dúvidas por lá que é o local mais adequando.
« Última modificação: 27 de Julho de 2012, 14:56 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Estamos esquecendo da razão de ser do Ubuntuforum?
« Resposta #59 Online: 27 de Julho de 2012, 15:07 »
Fico extremamente grato quando ao fazer uma pergunta, a pessoa que se propõe a me responder diz "Procure pelo assunto tal" ou veja neste link o que o autor está dizendo"

Na minha opinião, isso é ensinar a pescar, não dar o peixe.

Principalmente quando vou lá, pesquiso e descubro que havia todo fundamento na referência indicada. Ou seja, a pessoa gentilmente informou uma fonte que ela mesma conhecia e dominava

Isso é sinal de respeito e consideração pelas outras pessoas que sabem menos e estão procurando aprender. É a postura de um verdadeiro mestre.

E é por isso que eu tenho grande respeito por todos os que em algum momento agiram exatamente assim comigo. A essas pessoas, fica meu respeito e admiração.

No entanto, tem outras pessoas que indicam certas fontes, sem realmente conhecê-las, ou seja, sem dominar o assunto. A gente vai lá, pesquisa, e descobre que a outra pessoa postou não se sabe por quê. Ou por preguiça, ou por aparecer ou por tirar uma da cara do infeliz que está querendo aprender.

O problema está aí. Como alguém pode ser irresponsável a ponto de recomendar algo que não conhece?

Só presto atenção a essas pessoas da primeira vez.

Abraços!
Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal