Autor Tópico: 3D Desktop e Direct Rendering (Como fazer funcionar?)  (Lida 3195 vezes)

Offline Venus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
3D Desktop e Direct Rendering (Como fazer funcionar?)
« Online: 27 de Agosto de 2006, 15:59 »
Seguinte pessoal, eu estava feliz da vida usando o 3D Desktop, quando resolvi por vez instalar os drivers da ATI no computador pra tentar fazer meus 2 monitores funcionarem (um está apenas clonando o outro). Tudo bem, instalei os drivers da ATI com sucesso, porém não consigo configurá-los para ficar em horizontal (uma tela de desktop entre os 2 monitores), mas isso não vem ao caso.

O problema é: desde então o 3D Desktop não funciona mais!

Ao executá-lo a seguinte resposta é apresentada:

"Attempting to start 3ddesktop server.
Daemon started.  Run 3ddesk to activate.
3ddeskd: glXIsDirect failed, no Direct Rendering possible!
3ddeskd: Please configure hardware acceleration.  Exiting.
Server not found after waiting 5 seconds.
Could not find server.
Try starting manually (3ddeskd)"

Procurei em vários fóruns, testei muitas coisas, mas nada adiantou. Acreditando que a renderização direta estava desligada (Direct Rendering), apliquei o comando:

$ glxinfo | grep direct
direct rendering: No
OpenGL renderer string: Mesa GLX Indirect

Minha configuração do xorg encontra aqui: http://www.inf.ufpr.br/gba06/xorgbackup.conf

E agora??? Como faço para ligar a renderização direta? Por favor, agradeço pela ajuda de alguém que entenda :D

PS: Se souber como faço para deixar 2 monitores em modo horizontal também ficaria agradecido, dou até um beijo :X
« Última modificação: 27 de Agosto de 2006, 16:07 por Venus »

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: 3D Desktop e Direct Rendering (Como fazer funcionar?)
« Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2006, 16:32 »
Venus,
você deveria dar uma busca no forum, tem varios posts indicando como se instala o driver da ATI.
A sua falha é que no xorg.conf está utilizando o Driver      "vesa" em vez de Driver "fglrx" como manda a instalação.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: 3D Desktop e Direct Rendering (Como fazer funcionar?)
« Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2006, 09:07 »
Outra coisa: recomendo deixar o 3D Desktop pra lá e investir no XGL que tem os mesmos efeitos e muito mais coisa, como sombras, ondulações de janela. E está sempre sendo atualizado. O 3D Desktop está parada a um bom tempo.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com