Autor Tópico: 2012: o ano dos jogos no Linux  (Lida 2396 vezes)

Offline tiagoscd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
  • Ubuntu Member, Membro do Conselho Ubuntu-BR
    • Ver perfil
    • Blog pessoal
2012: o ano dos jogos no Linux
« Online: 08 de Julho de 2012, 22:16 »
Durante muitos anos o calcanhar de Aquiles do Linux – apontado por muitos – é a falta de games populares para plataforma. Grandes estúdios simplesmente ignoravam a existência do sistema operacional livre. No entanto hoje, em tempos modernos, algumas empresas reconsideraram sua posição e viram um nicho de mercado no mundo do pinguim. Confira!

http://info.abril.com.br/noticias/rede/mundo-ubuntu/ubuntu/2012-o-ano-dos-jogos-no-linux/

Willder

  • Visitante
Re: 2012: o ano dos jogos no Linux
« Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2012, 10:06 »
É um pequeno, mas grande passo.

Na verdade, discordando do artigo, eu acho que a vinda do Steam para cá só confirma os rumores de um possível console da Valve, pois o que as empresas visam é o lucro, e o market share do Linux no mundo continua 'tão atraente' como era alguns anos atrás, ou seja na mesma, é uma parcela muito pequena, infelizmente.

Não acho que a chegada do Steam 'mude tudo', como alguns fanboys mais fervorosos dizem, mas sem dúvida o Linux vai ficar bem mais atraente para as pessoas.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: 2012: o ano dos jogos no Linux
« Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2012, 10:48 »

@Willder,
Não se esqueça de que a meta do Mark Shuttleworth é de 200 milhões de usuários para o Ubuntu até 2015.
Usuário Linux- 449417

Willder

  • Visitante
Re: 2012: o ano dos jogos no Linux
« Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2012, 12:19 »

@Willder,
Não se esqueça de que a meta do Mark Shuttleworth é de 200 milhões de usuários para o Ubuntu até 2015.

Eu mudei para o Ubuntu há pouco tempo então não tinha lido essa news, mas me recordo de ter lido algo há respeito em algum site. Infelizmente, como diz no artigo, acho uma meta bem difícil de ser alcançada.

O que eu acho mesmo é que com o Steam e jogos comerciais de peso vindo para cá, o Ubuntu tem bem mais chances de crescimento, pois o usuário que gosta de jogos pode estar livre do Windows e mesmo assim vai poder jogar seus jogos em paz e sem complicação.

E melhor ainda, é pensar que boa parte de Gamers são usuários médios, ou seja usuários que provavelmente não vão achar dificuldades no Ubuntu e podem encorajar ainda mais pessoas a mudar de sistema.

Claro que eu gostaria de isso acontecesse, mas 200 Milhões é muita coisa e já é bem difícil alcançar, e com o Windows 8 vindo ai, se as pessoas tiverem boa recepção à ele, vai ser mais complicado ainda.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: 2012: o ano dos jogos no Linux
« Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2012, 16:35 »
Também acho que não vai mudar muita coisa, mas talvez com a chegada do Steam o linux consiga passar os 2% no marketshare. Vamos esperar e ver.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Tux Ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: 2012: o ano dos jogos no Linux
« Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2012, 17:13 »
Acho que você está falando do Assault Cube, do Super Tux Kart, do Tux Paint e do Super Tux 2.

Um jogo que eu testei e gostei foi o KBlocks, que é um jogo estilo Tetris.

Para quem não sabe, o Tetris foi um jogo de computador criado na URSS. Não sei bem a história, mas foi uma invenção soviética. Eu lembro deste jogo em uns videogames chineses, do Paraguai, da época do Collor (no inicio da década de 90). Eu era criança. ;D Era um lixo. Eu nunca tive um, mas compraria um hoje. Era uns joguinhos em preto e branco, pior que os jogos de celular de hoje, mas era legal. Tinha som. Coisa de pobre, mas era legal. Já vi em lojas de 1,99.

Eu gosto de Tetris. Recomendo o KBlocks, que está na Central de Programas do Ubuntu.

Willder

  • Visitante
Re: 2012: o ano dos jogos no Linux
« Resposta #6 Online: 10 de Julho de 2012, 14:17 »
Também acho que não vai mudar muita coisa, mas talvez com a chegada do Steam o linux consiga passar os 2% no marketshare. Vamos esperar e ver.

Não, eu espero um crescimento maior que esse, não há curto praso, mas se grandes produtoras começarem há lançar seus títulos para o Linux, eu acho que ele tem boas chances de um crescimento maior.

Claro, o Ubuntu tem que evoluir muito também em outros quesitos para conquistar o público mais "humano", mas se for como o salto da versão 11.10 para a 12.04, eu acho que não tem problemas quanto há isso.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
2012: o ano dos jogos no Linux (Especialmente Ubuntu)
« Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2012, 14:20 »
Durante muitos anos o calcanhar de Aquiles do Linux – apontado por muitos – é a falta de games populares para plataforma. Grandes estúdios simplesmente ignoravam a existência do sistema operacional livre.

No entanto hoje, no mundo moderno – onde o Ubuntu ganhou espaço até na agricultura -, algumas empresas reconsideraram sua posição e viram um nicho de mercado no mundo do pinguim. Prova disso é que a Valve anunciou que lançará sua plataforma de games Steam, e sua engine source, para Linux, bem como a EA Games que prometeu disponibilizar em breve jogos nativos para Ubuntu.

Quanto a Steam: sim, isso significa que em breve teremos games como Left 4 Dead 2, Half Life, Portal, Counter Strike e Team Fortress 2 nativos. No entanto “este é um pequeno passo para o homem”, afinal inicialmente apenas os jogos que usam engine source deverão ser disponibilizados na plataforma, mas certamente é “um salto gigantesco para a humanidade” Linux.

Gabe Newell, co-fundador da Valve, anunciou que a empresa está envolvendo esforços junto aos grandes estúdios para convencê-los a portarem seus jogos para a versão Linux da plataforma.

Já a Electronic Arts anunciou no último Ubuntu Developer Summit que vê o Ubuntu como uma plataforma viável para games. Apesar de por enquanto disponibilizar apenas dois jogos em HTML 5, arrisco dizer que no decorrer dos próximos meses podemos esperar ports oficiais de populares jogos para a distribuição.

Leia matéria na íntegra: INFO Online
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: 2012: o ano dos jogos no Linux
« Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2012, 15:39 »

Tópico unido, pois, trata-se do mesmo assunto.
Usuário Linux- 449417