Autor Tópico: Flash Player 9 para Linux a caminho!  (Lida 2085 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Flash Player 9 para Linux a caminho!
« Online: 04 de Setembro de 2006, 22:12 »
"Se você quer usar a versão 9 do Flash Player da Adobe ainda este ano, esqueça. Em recente entrevista para a Ziff Davis, Mike Melanson, revelou que a empresa está trabalhando duro no projeto. Contudo, é pouco provável que consiga entregá-lo ao público antes de 2007.

Segundo Melanson, a Adobe deseja que o Linux Flash Player 9 tenha os mesmos recursos que as versões feitas para as plataformas Windows e MacOS - incluindo uma melhor sincronização áudio/vídeo. Segundo ele, "este era um problema significativo no Flash Player 7 (para Linux)".

Recentemente, Melanson havia declarado que um dos problemas encontrados pela Adobe para desenvolver para o Linux "não é que o Linux não possa fazer X, Y ou Z, mas o fato de que há muitas maneiras de fazer X, Y ou Z". Isto mostra que a equipe está envolvida em fazer opções e tudo indica que, entre as API's disponíveis no ambiente Linux, vão optar pelo ALSA (Advanced Linux Sound Architecture) no que concerne à parte de áudio do player, em detrimento do OSS (Open Sound System). No que tange à parte do vídeo, a opção recairá sobre a tecnologia V4L (Video 'four' Linux) versão 1, ao invés da versão 2. O motivo de usar a versão mais antiga é a quantidade significativamente maior de drivers disponíveis.

Quanto à interface gráfica a Adobe vem trabalhando com a possibilidade de oferecer suporte nativo a GTK (GNOME) e QT (KDE). Na verdade, a hipótese levantada por Melanson é a de que o Flash Player detectaria automaticamente a interface mais adequada quando fosse iniciado. Mas ele deixa claro que está especulando. Atualmente, o player está usando GTK, para aproveitar o máximo do que já foi feito nas versões anteriores. Para quem não pode aguentar a ansiedade, é possível ver um primeiro screenshot no link http://blogs.adobe.com/penguin.swf/flash-file-upload.png.

Quanto à compatibilidade, Ted Patrick, um dos desenvolvedores, em seu blog (http://www.onflex.org/ted/2006/08/flash-player-forward-backward-platform.php) afirma que tudo o que foi criado em SWF funciona e continuará a funcionar - de forma que ninguém perderá investimento feito nesta plataforma.

Melanson descartou o lançamento de uma versão alpha neste momento, por que a versão do player sobre a qual estão trabalhando tem uma série de probleminhas que já são conhecidos da equipe (e que já estão tentando resolver). Disponibilizar ao público um alpha a esta altura, faria com que fossem inundados com mensagens de usuários sobre estes erros que eles já conhecem. Assim, podemos esperar por uma versão beta, mais para frente - mas não tão cedo."

Fonte: Guia do Hardware - http://www.guiadohardware.net/noticias/2006-09/#44fcb33a
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2