Autor Tópico: Abandonando o Win XP - últimas dúvidas!  (Lida 12732 vezes)

Offline D.Moore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Abandonando o Win XP - últimas dúvidas!
« Online: 26 de Agosto de 2006, 18:32 »
Olá a todos.

     Sou usuário iniciante do Ubuntu e preciso de dicas para terminar a migração Windows/Linux. Este fórum está de parabéns e já me ajudou muito (mesmo!), apanho um pouco ainda mas vou me virando. Já pesquisei até a exaustão e não consegui a solução para as dúvidas abaixo, a quem ajudar agradeço.

01 - RESOLVIDOScanner Possuo um scanner Plustek OpticPro P12 conectado na porta paralela e uma impressora matricial conectada a ele. Também conectei uma impressora USB que funciona perfeitamente.

    01.01 - O escaner não foi detectado, já baixei o arquivo "plustek-pp-0.43-10.tar.gz" do site do SANE mas não sei como instalá-lo. A documentação é em inglês e não consegui entender.

    01.02 - A impressora matricial funciona perfeitamente.

Para ver a solução para esse scanner: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=16549.msg88670;topicseen#msg88670


02 - RESOLVIDONome de arquivos não reconhecidos Como estou migrando do windows possuo muitos arquivos em uma partição FAT32 e o Ubuntu não reconheceu os caracteres especiais nos nomes, colocando "?" no lugar - exemplo: "inscri??o aluno especial.doc"; "Meus v?deos" . Qual a solução para isso?

    02.01 - Para abrir esses arquivos, tenho que renomeá-los, o que não é prático, são milhares de arquivos (mp3, jpeg, odt, doc, entre outros).


03 - RESOLVIDO Hardmodem - Para que possa conectar na internet necessito, todas as vezes, efetuar o comando "sudo ln -s /dev/ttyS4 /dev/modem" antes de "pon ppp0" - Qual a maneira de tornar essa mudança permanente? Na configuração de conexão discada (Administração>Rede>Conexão Discada> Propriedades)só são listados os dispositivos até ttyS3.



04 - RESOLVIDO Adicionar programas - Por que aparece a mensagem "a aplicação não é suportada pelo seu sistema" quando tento instalar um programa (como o TrueType core fonts), sendo que esse programa é indicado na própria ajuda do Ubuntu?

     04.01 - É possível instalar aplicativos voltados para o KDE no GNOME?

05 - RESOLVIDO aMule - Já utilizo o eMule (win) faz tempo. Sei que o eMule possui sistema de pontuação gravado no arquivo "clientes.met", é possível importar esse arquivo para o aMule? (não quero perder a pontuação obtida)


     Grato,

            D.Moore
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2007, 00:51 por D.Moore »
"Se sei é porque andei com gente que sabia."

Estou passeando pelo Mandriva, que deu mais certo no meu note. Mas ainda acompanho o fórum. Por gentileza, não enviem MP, se precisarem entrar em contato enviem e-mail para danny_btos [EM] yahoo [PONTO] com [PONTO] br.

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Abandonando o Win XP - últimas dúvidas!
« Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2006, 00:49 »
01 - scaner tem pouco suporte no linux,eu tenho um (nem o uso mais) que quando tentei instalar não conseguia driver para linux... mas se você tem o driver: .tar.gz

vamos a uma breve explicação:
existe pacotes sources (pacotes com os codigos dos programas) que precissam ser compilados, e precissam de uma serie de pacotes diferentes que depende muito de cada programa que vais instalar que é o caso do [.tar.gz],procure na internet sobre como instalar compiladores,para poder compilar as sources do pacote

02- que tipo de caracter que esta tendo esse problema? com qualquer tipo de caracteres : "; ´`^~"? ou com quais?

03-existe um jeito de fazer um script.. é um arquivo em que tu da dois cliques nele e ele era fazer todos os comandos que tu colocar no arquivo.para crialo é somente colocar o nome que você quiser seguido pela terminação: [.sh],vamos a um exemplo (que inventei agora) de um script que atualize o apt-get seguido pela execução do nautilus:
Código: [Selecionar]
kdesu apt-get update
nautilus /home
simples não?
lembrando que kdesu é o comando que abre uma janela no modo grafico para você digitar a senha do sudo
no seu caso é so colocar todos os comandos que você digita nesse arquivo e salva como expliquei que ira dar certo


04- claro que sim... e totalmente compativel!... como assim "a aplicação não é suportada pelo seu sistema"? e que pacote é esse?,existe os pacotes para ser compilados (aquele que expliquei) e os pré-compilados que são aqueles que terminam em [.deb] que é só da 2 cliques e mandar instalar


05- isso não sei lhe informar.. mas tente achar a pasta do amule no teu ubuntu e ver se esta esse arquivo que você citou,se tiver substitua pelo seu do emule (mas tire uma copia antes.. sinão pode ser que não seja compativel)

t+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline D.Moore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Abandonando o Win XP - últimas dúvidas! (Parcialmente solucionado)
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2006, 01:02 »
01 - scaner tem pouco suporte no linux,eu tenho um (nem o uso mais) que quando tentei instalar não conseguia driver para linux... mas se você tem o driver: .tar.gz

vamos a uma breve explicação:
existe pacotes sources (pacotes com os codigos dos programas) que precissam ser compilados, e precissam de uma serie de pacotes diferentes que depende muito de cada programa que vais instalar que é o caso do [.tar.gz],procure na internet sobre como instalar compiladores,para poder compilar as sources do pacote

02- que tipo de caracter que esta tendo esse problema? com qualquer tipo de caracteres : "; ´`^~"? ou com quais?

03-existe um jeito de fazer um script.. é um arquivo em que tu da dois cliques nele e ele era fazer todos os comandos que tu colocar no arquivo.para crialo é somente colocar o nome que você quiser seguido pela terminação: [.sh],vamos a um exemplo (que inventei agora) de um script que atualize o apt-get seguido pela execução do nautilus:
Código: [Selecionar]
kdesu apt-get update
nautilus /home
simples não?
lembrando que kdesu é o comando que abre uma janela no modo grafico para você digitar a senha do sudo
no seu caso é so colocar todos os comandos que você digita nesse arquivo e salva como expliquei que ira dar certo


04- claro que sim... e totalmente compativel!... como assim "a aplicação não é suportada pelo seu sistema"? e que pacote é esse?,existe os pacotes para ser compilados (aquele que expliquei) e os pré-compilados que são aqueles que terminam em [.deb] que é só da 2 cliques e mandar instalar


05- isso não sei lhe informar.. mas tente achar a pasta do amule no teu ubuntu e ver se esta esse arquivo que você citou,se tiver substitua pelo seu do emule (mas tire uma copia antes.. sinão pode ser que não seja compativel)

t+

Obrigado pelas dicas. Segui a idéia do script, para o caso do hardmodem, mas editei o crontab e deu certo, conforme abaixo:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /usr/bin/modem
sudo chmod 755 /usr/bin/modem
sudo crontab -e
no arquivo recém criado "modem" inseri a linha "ln -s /dev/ttyS4 /dev/modem"
no crontab adicionei a linha:
@reboot /usr/bin/modem

Agora é só dar o comando pon ppp0 que funciona!

Quanto ao scanner, realmente preciso dele, pois edito muitas imagens. Vou pesquisar sobre compiladores.

Os caracteres problemáticos, são os de pastas nativas do Windows: No lugar de "Meus vídeos" aparece "Meus v?deos", todos os caracteres são os próprios da língua portuguesa - as vogais acentuadas e o "ç".

Quanto à instalação de pacotes desmarquei todos os repositórios no Synaptic e marquei novamente. Ao recarregar funcionou.

Quanto ao aMule, não localizei o arquivo clientes.met, mas não é essencial. Ele apenas cuida da preferência na fila de downloads, não atrapalha o funcionamento do programa. Quanto mais eu usar o programa mais rápido eu subo de posição na fila. Então não vou me preocupar mais com esse pequeno detalhe.

É isso. Agora só falta acabar de instalar o scanner (futuramente compro um melhor, esse daqui é fraquinho) e resolver esse probleminha com os nomes de arquivos do win e dou tchau p/ tio Bill Gates.
"Se sei é porque andei com gente que sabia."

Estou passeando pelo Mandriva, que deu mais certo no meu note. Mas ainda acompanho o fórum. Por gentileza, não enviem MP, se precisarem entrar em contato enviem e-mail para danny_btos [EM] yahoo [PONTO] com [PONTO] br.

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Abandonando o Win XP - últimas dúvidas!
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2006, 01:15 »
estranho esse problema dos nomes dos arquivos.
ele da o problema sómente pelo nautilus ou konqueror? ou pelo konsole tambem aparece assim?
em partição windows né? ntfs ou fat32?

poste tambem qual a versão do seu ubuntu (ou qual distro você usa)

t+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline Fisico_UEM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 147
    • Ver perfil
Re: Abandonando o Win XP - últimas dúvidas!
« Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2006, 08:48 »
Também estou com esse problema de caracteres....

Antes de formatar o win, copie em um DVD meus documentos, mp3, etc....

E quando passei para o breezy, na partição /home, alguns arquivos e pastas ficaram com o nome com ?? no lugar de acentos, etc.

E para abrir os mesmos, é necessário renomeá-los.......

Ubuntu Breezy... num teve jeito de usar outro...
Asus K8N4-E DELUXE
Sempron 64 3000+
1 Gb 400Mhz PC 3200 Corsair
HD SataII 250 Gb
XFX 6600GT PCI-E

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: Abandonando o Win XP - últimas dúvidas!
« Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2006, 11:27 »
     Sou usuário iniciante do Ubuntu e preciso de dicas para terminar a migração Windows/Linux.


Citar
05 - aMule - Já utilizo o eMule (win) faz tempo. Sei que o eMule possui sistema de pontuação gravado no arquivo "clientes.met", é possível importar esse arquivo para o aMule? (não quero perder a pontuação obtida)

No fórum do a/emule há a explicação sobre como fazer isso. Fiz há muito tempo, então, não recordo como foi. Mas é bem simples. Dá uma pesquisada lá. Talvez até já haja aqui no fórum alguma resposta.


Abraços.
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline ppvanzella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Abandonando o Win XP - últimas dúvidas!
« Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2006, 12:51 »
Bom, quanto ao scanner, tu só tens que descompactar o arquivo numa pasta específica que eu infelizmente não lembro qual é.
Mas se tu instalaste o Sane e o sane-backends, tem dentro de /etc/sane um arquivo que tu deves descomentar a linha plustek-pp que o scanner deve funcionar.
Quando for comprar um scanner novo, compre um HP que é batata pra ele funcionar. De qualquer jeito, nunca compre um Genius :P

Esses arquivos com problema no nome, tu estás acessando a partir de uma partição windows? Então em /etc/fstab acha a linha dela e adiciona o parâmetro de encoding (alguém aí lembra qual é? Eu tinha isso no meu PC no Brasil, mas eu estou nos EUA agora).

O aMule é só tu copiar o arquivo esse para /home/.amule/ e ser feliz ^^

Offline D.Moore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Abandonando o Win XP
« Resposta #7 Online: 30 de Agosto de 2006, 02:48 »
ele da o problema sómente pelo nautilus ou konqueror? ou pelo konsole tambem aparece assim?
em partição windows né? ntfs ou fat32?

poste tambem qual a versão do seu ubuntu (ou qual distro você usa)

Uso o 6.06 e somente o Nautilus. Não utilizo o konqueror. Partição windows Fat32

Mas se tu instalaste o Sane e o sane-backends, tem dentro de /etc/sane um arquivo que tu deves descomentar a linha plustek-pp que o scanner deve funcionar.

Descomentei e não funcionou...

Aqui vai o resultado do MakeModule.sh (do arquivo que baixei no site do sane)
Código: [Selecionar]
danny@danny-desktop:~/Aplicativos/sane/doc/plustek$ sudo ./MakeModule.sh
This script will try and build a suitable kernel-module for your system.
If you'd like to make the module WITH debug output, restart this script
with as follows:
./MakeModule.sh DEBUG=y
Press <ENTER> to continue or <CTRL><C> to cancel.

Check for root - done.

Check for kernelversion:
Using makefile for kernel 2.6.x
Build-directory:
/home/danny/Aplicativos/sane/doc/plustek/build
Removing build-directory - done.
Creating build-directory - done.

Linking source files - done.
Copying Makefile to build-directory - done.
Making the module...
make: *** /lib/modules/2.6.15-26-386/build/: No such file or directory.  Pare.
There were some build errors...

Esses arquivos com problema no nome, tu estás acessando a partir de uma partição windows? Então em /etc/fstab acha a linha dela e adiciona o parâmetro de encoding (alguém aí lembra qual é? Eu tinha isso no meu PC no Brasil, mas eu estou nos EUA agora).
Preciso descobrir o que é encoding... sou novo no Linux...


O aMule é só tu copiar o arquivo esse para /home/.amule/ e ser feliz ^^
Não encontrei esse diretório, mas como já disse, não estou mais preocupado com isso. Mesmo assim agradeço.

"Se sei é porque andei com gente que sabia."

Estou passeando pelo Mandriva, que deu mais certo no meu note. Mas ainda acompanho o fórum. Por gentileza, não enviem MP, se precisarem entrar em contato enviem e-mail para danny_btos [EM] yahoo [PONTO] com [PONTO] br.

Offline Yarwinish

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: Abandonando o Win XP - últimas dúvidas!
« Resposta #8 Online: 30 de Agosto de 2006, 14:17 »
O problema da codificação é que o Windows em português codifica os arquivos em ISO 8859-1 enquanto o Linux utiliza o UTF8.
O que você pode fazer é mudar a codificação do Ubuntu para o sistema ISO8859-1. Como fazer isso ?

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=5181.0

Offline D.Moore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Caracteres inválidos - Resolvido
« Resposta #9 Online: 01 de Setembro de 2006, 00:40 »
O problema da codificação é que o Windows em português codifica os arquivos em ISO 8859-1 enquanto o Linux utiliza o UTF8.
O que você pode fazer é mudar a codificação do Ubuntu para o sistema ISO8859-1. Como fazer isso ?

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=5181.0

Valeu, agora já abre.  Só não entendo por que não consigo gravar em algumas pastas do win, essas pastas tem um cadeado no ícone. Devo alterar a permissão? Se for isso, como fazer?

Essa é a linha da partição no fstab:

/dev/hda5       /media/windows  vfat,nls=iso8859-1 umask=0000 0 0
"Se sei é porque andei com gente que sabia."

Estou passeando pelo Mandriva, que deu mais certo no meu note. Mas ainda acompanho o fórum. Por gentileza, não enviem MP, se precisarem entrar em contato enviem e-mail para danny_btos [EM] yahoo [PONTO] com [PONTO] br.

Offline OsvaldoPTux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
    • Ubuntupédia
Re: Abandonando o Win XP - últimas dúvidas!
« Resposta #10 Online: 01 de Setembro de 2006, 07:04 »
Não é 100% seguro escrever em NTFS (o sistema de ficheiros do Windows XP) a partir do Linux porque o NTFS é um sistema proprietário e os desenvolvedores de software livre não têm acesso ás suas especificações.

Abraço

Osvaldo
**********************************
http://ubuntupedia.info/

Offline D.Moore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Abandonando o Win XP - últimas dúvidas!
« Resposta #11 Online: 03 de Setembro de 2006, 01:49 »
Não é 100% seguro escrever em NTFS (o sistema de ficheiros do Windows XP) a partir do Linux porque o NTFS é um sistema proprietário e os desenvolvedores de software livre não têm acesso ás suas especificações.

Abraço

Osvaldo

Agradeço à preocupação, mas a partição problemática está no formato FAT32 (vfat).
"Se sei é porque andei com gente que sabia."

Estou passeando pelo Mandriva, que deu mais certo no meu note. Mas ainda acompanho o fórum. Por gentileza, não enviem MP, se precisarem entrar em contato enviem e-mail para danny_btos [EM] yahoo [PONTO] com [PONTO] br.

Offline niitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Abandonando o Win XP - últimas dúvidas!
« Resposta #12 Online: 03 de Setembro de 2006, 02:24 »
Bom amigo, a respeito do cliente Emule existe um erro de interpretação quanto aos cŕeditos aí.
O que acontece é o seguinte:
O arquivo clients.met, serve para armazenar quem fez uploads pra você, ou seja, nele existe uma lista de usuários que você está em 'débito'. Os seus créditos, ficam armazenados no clients.met do PC das pessoas que você enviou arquivos, e este é feito através de uma identificação que fica no arquivo 'cryptkey.dat' (do seu PC).
Portanto se você quer usar a mesma identificação que você possuia no seu Emule, o arquivo que deve ser copiado para o diretório /home/usuário/.amule/, é o 'cryptkey.dat'.
Lembrando que se você usar o mesmo 'cryptkey.dat' no Emule e no Amule (com os dois ligados ao mesmo tempo), sua ID será banida.

Espero ter esclarecido.
Abraço!

Darcamo

  • Visitante
Re: Abandonando o Win XP - últimas dúvidas!
« Resposta #13 Online: 03 de Setembro de 2006, 10:29 »
Quanto ao problema de renomear arquivos, instala o programa krename.
Ele é um programa pra renomear arquivos. Vc pode substituir um trecho por outros em vários arquivos. acrescentar ou retirar uma parte do nome, etc.
Sem dúvida um programa muito útil.

Offline D.Moore

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Abandonando o Win XP - últimas dúvidas!
« Resposta #14 Online: 03 de Setembro de 2006, 16:16 »
O arquivo clients.met, serve para armazenar quem fez uploads pra você (...) se você quer usar a mesma identificação que você possuia no seu Emule, o arquivo que deve ser copiado para o diretório /home/usuário/.amule/, é o 'cryptkey.dat'.
Lembrando que se você usar o mesmo 'cryptkey.dat' no Emule e no Amule (com os dois ligados ao mesmo tempo), sua ID será banida.

Espero ter esclarecido.
Abraço!

Valeu a dica. Sempre é possível aprender um pouco mais.
"Se sei é porque andei com gente que sabia."

Estou passeando pelo Mandriva, que deu mais certo no meu note. Mas ainda acompanho o fórum. Por gentileza, não enviem MP, se precisarem entrar em contato enviem e-mail para danny_btos [EM] yahoo [PONTO] com [PONTO] br.