Autor Tópico: Mudei para o Kubuntu e queria tirar umas dúvidas  (Lida 12640 vezes)

eliseu_carvalho

  • Visitante
Mudei para o Kubuntu e queria tirar umas dúvidas
« Online: 02 de Julho de 2012, 15:40 »
Seguinte: nunca fui muito fã de KDE, mas resolvi dar uma chance para o Kubuntu 12.04 LTS no meu PC. O resultado foi que, com poucos minutos de uso, ele se tornou meu novo SO oficial  ;D
Mas tem umas coisas que eu ainda não consegui fazer:

1) Tem como aumentar ligeiramente o tamanho da "caixa dos atalhos" na parte superior esquerda da tela, para que possa ter até 5 ícones por linha (e assim aproveitar melhor o espaço)?
2) Existe alguma forma de fazer com que a tecla "Windows" abra o menu Kickoff?
3) Percebi um pequeno bug na troca de papel de parede via Firefox (às vezes fica uma tela preta no lugar da imagem). Existe alguma correção pra isso?
4) É possível mudar a cor da sombra em volta das janelas?
« Última modificação: 02 de Julho de 2012, 16:10 por eliseu_carvalho »

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Mudei para o Kubuntu e queria tirar umas dúvidas
« Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2012, 17:26 »
1) Tem como aumentar ligeiramente o tamanho da "caixa dos atalhos" na parte superior esquerda da tela, para que possa ter até 5 ícones por linha (e assim aproveitar melhor o espaço)?
R:Não entendi.

2) Existe alguma forma de fazer com que a tecla "Windows" abra o menu Kickoff?
R:Só a tecla "super" não, mas você pode configurar um atalho ao seu gosto, combinando com a tecla super.
(Botão direito sobre o menu K, depois Configurações de lançador de aplicativos, depois aba atalho do teclado.
Aqui eu uso tecla super + Z.

3) Percebi um pequeno bug na troca de papel de parede via Firefox (às vezes fica uma tela preta no lugar da imagem). Existe alguma correção pra isso?
R:Não conheço esse bug, eu troco o papel de parede pelo Configuração de Area de trabalho.
4) É possível mudar a cor da sombra em volta das janelas?
R: Sim, Menu K, Aplicativos, Configurações, Configurações do Sistema.
Depois
Aparencia de espaço de trabalho, Decoração de janela, Clica no botão que fica na parte inferior da janela intitulado Configurar Decoração... aba sombras.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Mudei para o Kubuntu e queria tirar umas dúvidas
« Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2012, 17:43 »
1) Tem como aumentar ligeiramente o tamanho da "caixa dos atalhos" na parte superior esquerda da tela, para que possa ter até 5 ícones por linha (e assim aproveitar melhor o espaço)?
R:Não entendi.

Na área de trabalho existe um quadrado no canto superior esquerdo, onde se colocam os atalhos dos aplicativos (ou o que quer que seja). Ali vão 4 ícones por linha e eu queria que tivessem 5 deles. Aqui tem um exemplo que peguei do Google Imagens:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/bc/Kubuntu_12.04_escriptori.png
« Última modificação: 02 de Julho de 2012, 17:49 por eliseu_carvalho »

Offline MadOrL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 146
  • Vc Sabia que Amanha hoje vira Ontem?
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Mudei para o Kubuntu e queria tirar umas dúvidas
« Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2012, 22:35 »
1°. Desbloqueia os painéis
2°. Qdo vc passar o mouse ele vai abrir uma barrinha onde o primeiro ícone é para alterar o tamanho.
2°. Depois vc clica na ferramenta, e vai abrir a configuração de exibição de pasta, em Exibição vc define o tamanho dos ícones, entre outras opções, aí vc escolhe o tamanho e como ficarão.

Adoro o KDE por isso vc configura tudo utilizando programas do próprio KDE!!

segue um snapshot do meu desktop
https://twitter.com/madorlando/status/219967372965064705/photo/1
Kubuntu 15.04, amd64 e sempre atualizando
http://twitter.com/madorlando

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Mudei para o Kubuntu e queria tirar umas dúvidas
« Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2012, 23:16 »
Complementando o post do colega MadOrL
Você também pode aumentar o tamanho do quadrado desta janela.
Só clicar no icone das 2 setas que aparece quando você passa o mouse em cima e arrastar

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Mudei para o Kubuntu e queria tirar umas dúvidas
« Resposta #5 Online: 03 de Julho de 2012, 00:38 »
Tudo o que se refere à interface já foi respondido, valeu  :D
Mas agora surgiu um novo problema: no Ubuntu 12.04 com Unity, eu costumava compartilhar o meu HD externo com o meu notebook, usando o Samba e o Nautilus no PC de mesa, com o notebook conectado via wifi. Segui o mesmo princípio com o Kubuntu, usando Samba e Dolphin, mas por alguma razão, toda vez que reinicio o sistema, preciso refazer todo o procedimento, pois o Samba "não se lembra" de compartilhar o HD externo. Além disso, quando tento acessar a unidade compartilhada pelo notebook, ele não aceita a senha (que era aceita de primeira no Unity/Nautilus).
Seria o caso de uma substituição do Dolphin pelo Nautilus? Ou existe alguma solução mais simples e eu não sei?
OBS.: Tanto o PC de mesa quanto o notebook estão com o Kubuntu 12.04 LTS 64-bit instalado.
« Última modificação: 03 de Julho de 2012, 00:40 por eliseu_carvalho »

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Mudei para o Kubuntu e queria tirar umas dúvidas
« Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2012, 17:08 »
Infelizmente não consegui resolver o problema do compartilhamento e, por hora, estou de volta ao Ubuntu 12.04 com Unity 3D (2D no notebook). Mas ainda quero pesquisar por uma solução, pois é um recurso que eu preciso muito; se encontrar (e funcionar), instalo novamente o Kubuntu, pois gostei muito da nova interface KDE.

Offline alexandrerio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
  • Estou aqui para aprender com vocês.
    • Ver perfil
Re: Mudei para o Kubuntu e queria tirar umas dúvidas
« Resposta #7 Online: 03 de Julho de 2012, 18:15 »
Infelizmente não consegui resolver o problema do compartilhamento e, por hora, estou de volta ao Ubuntu 12.04 com Unity 3D (2D no notebook). Mas ainda quero pesquisar por uma solução, pois é um recurso que eu preciso muito; se encontrar (e funcionar), instalo novamente o Kubuntu, pois gostei muito da nova interface KDE.
Na minha opinião é a melhor inter face gráfica o KDE, infelizmente você tá com problema no compartilhamento do HD é uma pena mesmo.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Mudei para o Kubuntu e queria tirar umas dúvidas
« Resposta #8 Online: 03 de Julho de 2012, 18:22 »
Na minha opinião é a melhor inter face gráfica o KDE

Eu curti muito o novo KDE, mas também gosto de XFCE, Unity e GNOME-Shell. Na real, a interface pra mim é o de menos, o que importa é que tudo funcione.

infelizmente você tá com problema no compartilhamento do HD é uma pena mesmo.

Pois é, só por causa disso tive que temporariamente abandonar o Kubuntu. É um recurso que eu necessito muito, pois aqui na minha sala o PC e o notebook funcionam de forma conjunta, compartilhando os arquivos de um mesmo local (o HD externo), e isso não funcionou nem no Kubuntu, nem no Linux Mint 13 MATE, que experimentei há tempos atrás. Somente no Ubuntu "titular", com Unity.
Mas se alguém encontrar uma solução, me avise, pois queria muito seguir usando o Kubuntu. Pode ser até mesmo algum procedimento via terminal, desde que isso me garanta o compartilhamento do HD externo.
« Última modificação: 03 de Julho de 2012, 18:24 por eliseu_carvalho »

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Mudei para o Kubuntu e queria tirar umas dúvidas
« Resposta #9 Online: 03 de Julho de 2012, 21:48 »
Aliás, tive uma ideia mais simples: instalar o Dropbox nas duas máquinas, por os arquivos nele e usar o HD externo apenas como unidade de backup. Quem sabe assim funcione melhor e eu possa, enfim, usar o Kubuntu 12.04 tranquilamente?

Offline MadOrL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 146
  • Vc Sabia que Amanha hoje vira Ontem?
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Mudei para o Kubuntu e queria tirar umas dúvidas
« Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2012, 21:55 »
Acredito que o problema desse compartilhamento é como essa pasta, do HD-Externo, é montada. Pois ao desmontar a pasta some e perde as propriedades. Acho que se houver um forma de montar o HD-externo numa pasta fixa, toda vez que ele é conectado, essa pasta possa ser compartilhada.

Como é no Unity? Deve haver alguma configuração parecida no KDE que permita isso.

Já to vendo que há uma missão para os mais experts do q eu rsss..
Kubuntu 15.04, amd64 e sempre atualizando
http://twitter.com/madorlando

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Mudei para o Kubuntu e queria tirar umas dúvidas
« Resposta #11 Online: 03 de Julho de 2012, 22:19 »
Como é no Unity?

No Unity a unidade é montada durante a inicialização do sistema, com todas as configurações de compartilhamento salvas. O KDE monta a unidade "do zero" e perde as configurações, não sei por quê.

Offline alexandrerio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
  • Estou aqui para aprender com vocês.
    • Ver perfil
Re: Mudei para o Kubuntu e queria tirar umas dúvidas
« Resposta #12 Online: 03 de Julho de 2012, 22:31 »
Há tempo atrás usava um compartilhamento de arquivos mas não era de HD externo e lembro que a configuração era perdida a cada boot, teve uma amigo que me ensinou uma linha de comando e passo e ser montado no boot.

Mas não lembro nem qual era a distro que usava na época e muito menos a linha de comando.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Mudei para o Kubuntu e queria tirar umas dúvidas
« Resposta #13 Online: 03 de Julho de 2012, 22:57 »
Nas configurações, tem um lugar onde você seleciona a unidade que você quer montar automaticamente.
Mas como estou no trabalho, não tem como eu passar o caminho exato.

eliseu_carvalho

  • Visitante
Enfim... Kubuntu \o/
« Resposta #14 Online: 04 de Julho de 2012, 01:43 »
Gente, é impressionante, mas é na hora do aperto que surgem as melhores ideias...
Sabem o que vou fazer? Jogar tudo pra nuvem! Isso mesmo. Amanhã é dia de instalar novamente o Kubuntu 12.04... e o Dropbox. Aí não preciso mais me preocupar com o tal do Samba, e o HD externo fica como unidade de backup.
Enfim... Chegou a hora de me despedir do Unity 3D e adotar essa maravilha chamada KDE 4.8. Valeu, Ubuntu... e bem-vindo, Kubuntu :D