Autor Tópico: Manual de funcionamento(instrução) específico do Ubuntu  (Lida 14735 vezes)

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Manual de funcionamento(instrução) específico do Ubuntu
« Online: 29 de Junho de 2012, 10:15 »
Como há muitas pessoas que entram no mundo Linux, sem terem :-[ noção :o de nada e depois ficam abrindo tópicos repetitivos >:(, sem pesquisarem primeiramente e que se tratam de coisas simples de funcionamento do Ubuntu, configuração, atualização, não abrem ou conseguem assistir vídeos eteceteras. :-\

Deixo disponível abaixo, os manuais Básicos e específicos do Ubuntu para Baixarem(downloads) e lerem, lerem, lerem lerem, lerem, lerem e lerem, ;D para não ficarem alheios >:( no Mundo Linux e terem uma noção básica, pelo menos, para não ficarem perdidões ou perdidonas a deus dará.
:P

1 - Manual básico de funcionamento(instrução, instalação, atualização etc) específico do Ubuntu 1º edição 2010 (Carlos Eduardo do Val)

2 - Manual básico de funcionamento(instrução, instalação, atualização etc) específico do Ubuntu 2º edição 2012 (Carlos Eduardo do Val)


                                                                       *******

Dica: Clique aqui: Guia de referência para configuração do Ubuntu 12.04 com o Gnome Shell

                                                                       *******
A estrutura de diretórios do Linux e assim:

1. / = Diretório Raiz(Android e Linux) Tudo o que está no seu sistema Linux e Android fica localizado nesse diretório, conhecido como diretório raiz. Ele pode ser considerado o diretório C:\ do Windows. Entretanto, isso não é rigorosamente verdade, porque o Linux e o Android não têm letras de unidades. Enquanto outra partição no Windows ficará localizada em D:\, nos dois sistemas baseados no Núcleo Linux essa partição irá aparecer em uma pasta dentro do diretório raiz.

2. /bin = É a pasta raiz do sistema. A pasta que tem a maior hierarquia. Tudo o mais se encontra dentro dela.

3. /boot = contém os arquivos necessários para o arranque do sistema, ou boot, como preferir (imagem bootavel do kernel)

4. /Cache = armazenamento de dados para execuções rápidas que serve de intermédio entre um processo (Android)

5. /cdrom = É um local temporário para CD-ROMs inseridos no sistema. No entanto, o local padrão para a mídia temporária está dentro do diretório /media.

6. /Data = contém dados do usuário armazenados em uma partição separada de MTD (Dispositivo de Tecnologia de Memória, em tradução livre da sigla em inglês) (Android).

7. /Default.prop = são armazenadas as definições de propriedade-padrão e valores restaurados a partir dos arquivos em cada reinicialização.(Android)

8. /dev = contém arquivos que representam dispositivos de hardware e que são essenciais para o bom funcionamento do sistema.

9. /etc = uma das pastas mais importantes. Aqui encontramos os arquivos de configuração e aplicativos do sistema. Tais como Apache, X11 e sysconfig.(Linux e Android)

10. /home = contém uma pasta base para cada usuário. Por exemplo, se seu nome de usuário é Edimundo, você tem uma pasta base localizado em /home/edimundinho. Essa pasta contém os arquivos de dados e arquivos de configuração específicos do usuário. Os usuários só têm permissão para gravar dentro de suas próprias pastas e devem obter permissões superiores para modificar outros arquivos no sistema.

11. /Init = inicialização Android (componente-chave da sequência), que é um programa especializado em inicializar os elementos do sistema Android. Ao contrário de outros sistemas Linux, o Android usa o seu próprio programa de inicialização.(Android)

12. /initrd = arquivos necessários ao boot (em algumas distribuições).

13. /lib = contém as bibliotecas necessárias para executar os arquivos executáveis das pastas /bin, /sbin e outras. Sem ela, os programas não funcionarão corretamente.

14. /lost + found =contém arquivos “perdidos” como pacotes pendentes (dependências), arquivos fragmentados, quebrados ou danificados.

15. /media = – contém as subpastas para os pontos de montagem de dispositivos móveis como HD externos, pendrives, cartões microsd etc.

16. /mnt = tal como a pasta /media, também serve para pontos de montagem. Mas aqui é para montar partições do HD, tal como uma partição Windows, por exemplo.

17. /proc = diretório /proc é semelhante ao diretório /dev, pois contém arquivos especiais que representam sistemas e informações de processo e não contém arquivos padrão e possui informações do Kernel e de processos.

18. /opt = (pacotes opcionais) contém subdiretórios para pacotes de software opcionais. É comumente usada por softwares proprietários, que não obedecem à hierarquia do sistema de arquivos-padrão — por exemplo, um programa proprietário pode colocar seus arquivos em /opt/aplicativo quando você instalá-lo.

19. /proc = pasta que contém arquivos especiais do Kernel e de processos que interagem com ele. Não armazena arquivos, mas sim informações sobre o hardware e sobre a configuração do sistema.

20. /root = É a pasta do administrador do sistema. Somente o root poderá acessá-la(diretório do superusuário root).

21. /sbin = contém arquivos executáveis necessários para o boot, para recuperação e reparações. Somente podem ser executados pelo usuário root, ou raiz, ou administrador do sistema

22./Sdcard = Cartão SD diretório não removível do Android.  Geralmente, esse é o único diretório que pode ser acessado dentro do Android. Os demais diretórios podem ser acessados através do root feito no aparelho.(Android)

23. /selinux = se a sua distribuição Linux usa seLinux para a segurança (Fedora e Red Hat, por exemplo), o diretório /selinux contém arquivos especiais usados ​​por ele. É semelhante ao /proc. O Ubuntu não usa o seLinux, e a presença dessa pasta no sistema operacional pode ser considerada um bug.

24. /srv = o diretório /srv contém “dados para serviços prestados pelo sistema”. Se você usa o servidor Apache em um site, provavelmente armazena os arquivos do seu site em um diretório dentro do /srv.

25. /sys = armazena o sistema operacional em uma partição separada de MTD, montada na inicialização (somente leitura).

26./System = sistema operacional em uma partição separada de MTD, montada na inicialização (somente leitura)(Android)

27. /tmp = contém todos os arquivos temporários gerados por aplicativos que tenham sido usados pelos usuários.

28. /usr = a maior parte dos aplicativos e outros componentes ficam instalados dentro dessa pasta(arquivos pertencentes aos usuários).

29. /var = contém arquivos que são modificados com o decorrer do uso do sistema, onde são guardadas informações variáveis, logs etc.

1) Clique aqui: Um livro livre e completo sobre Shell

2) Clique aqui: vídeo-aula Shell Script - Aula 1

3) Clique aqui: Download da Bíblia do Linux Completa

Espero que supram as necessidades de todos.

Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "Resolvido" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

  Viva o Ubuntu !!!!!!!  :D


e vamos que vamos.
« Última modificação: 01 de Junho de 2013, 15:53 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Manual de funcionamento(instrução) do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2012, 10:23 »
mais manuais na assinatura abaixo.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline LuizClaudio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • Seja livre, use Linux.
    • Ver perfil
    • BlogueDoSouza
Re: Manual de funcionamento(instrução) específico do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2012, 09:10 »
EdvaldoSCruz, obrigado meu amigo por responder e gostei muito do manual que você sugeriu pois tem muitas coisas lá para tornar o uso do Ubuntu ainda mais agradável. Mas o que eu precisava mesmo era me livrar de toda vez que o meu 12.10 inicia pedir que eu digite a senha do "chaveiro padrão" parta desbloqueá-lo. Já pesquisei em tudo quanto é canto e não há a solução. Para o 12.04 até achei alguma coisa mas no 12.10 não funcionou. Obrigado de qualquer forma e o manual eu vou usar sem dúvida.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Manual de funcionamento(instrução) específico do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2012, 09:37 »
EdvaldoSCruz, obrigado meu amigo por responder e gostei muito do manual que você sugeriu pois tem muitas coisas lá para tornar o uso do Ubuntu ainda mais agradável. Mas o que eu precisava mesmo era me livrar de toda vez que o meu 12.10 inicia pedir que eu digite a senha do "chaveiro padrão" parta desbloqueá-lo. Já pesquisei em tudo quanto é canto e não há a solução. Para o 12.04 até achei alguma coisa mas no 12.10 não funcionou. Obrigado de qualquer forma e o manual eu vou usar sem dúvida.

Retirar e recolocar a senha do Login do Ubuntu.


Para retirar a senha inicial vá em:

> Onde está o seu nome no Ubuntu, clique em cima dele

> contas de usuários > clique nos asteriscos de sua senha, mas desbloqueie primeiro

> na opção "Ação" desabilitar: Iniciar sessão sem senha

> reinicie para ver se solucionou o seu problema....... ;D

Para recolocar a senha novamente: vídeo-aula CLique aqui:  Ajuda Ubuntu- como recuperar uma senha retirada  :-*
« Última modificação: 29 de Setembro de 2012, 09:39 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline LuizClaudio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • Seja livre, use Linux.
    • Ver perfil
    • BlogueDoSouza
Re: Manual de funcionamento(instrução) específico do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2012, 10:03 »
EdvaldoSCruz, não se trata da senha do administrador para o loguin do Ubuntu e sim uma outra janela com a mensagem: Digite a senha do "chaveiro padrão" para desbloqueá-lo. Este "chaveiro padrão" é o responsável pela guarda de todas as senhas do Ubuntu.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Manual de funcionamento(instrução) específico do Ubuntu
« Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2012, 16:24 »
Encontrei uma dica no site Linux Acessível que sugere o seguinte comando:

Código: [Selecionar]
rm -r .gnome2/keyrings
Detalhe: não experimentei essa dica, portanto é por sua conta e risco.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz