Como há muitas pessoas que entram no mundo Linux, sem terem
noção
de nada e depois ficam abrindo tópicos repetitivos
, sem pesquisarem primeiramente e que se tratam de coisas simples de funcionamento do Ubuntu, configuração, atualização, não abrem ou conseguem assistir vídeos eteceteras. 
Deixo disponível abaixo, os manuais Básicos e específicos do Ubuntu para Baixarem(downloads) e lerem, lerem, lerem lerem, lerem, lerem e lerem,
para não ficarem alheios
no Mundo Linux e terem uma noção básica, pelo menos, para não ficarem perdidões ou perdidonas a deus dará.
1 - Manual básico de funcionamento(instrução, instalação, atualização etc) específico do Ubuntu 1º edição 2010 (Carlos Eduardo do Val)
2 - Manual básico de funcionamento(instrução, instalação, atualização etc) específico do Ubuntu 2º edição 2012 (Carlos Eduardo do Val) *******
Dica: Clique aqui: Guia de referência para configuração do Ubuntu 12.04 com o Gnome Shell *******
A estrutura de diretórios do Linux e assim:1.
/ = Diretório Raiz(Android e Linux) Tudo o que está no seu sistema Linux e Android fica localizado nesse diretório, conhecido como diretório raiz. Ele pode ser considerado o diretório C:\ do Windows. Entretanto, isso não é rigorosamente verdade, porque o Linux e o Android não têm letras de unidades. Enquanto outra partição no Windows ficará localizada em D:\, nos dois sistemas baseados no Núcleo Linux essa partição irá aparecer em uma pasta dentro do diretório raiz.
2.
/bin = É a pasta raiz do sistema. A pasta que tem a maior hierarquia. Tudo o mais se encontra dentro dela.
3.
/boot = contém os arquivos necessários para o arranque do sistema, ou boot, como preferir (imagem bootavel do kernel)
4.
/Cache = armazenamento de dados para execuções rápidas que serve de intermédio entre um processo (Android)
5.
/cdrom = É um local temporário para CD-ROMs inseridos no sistema. No entanto, o local padrão para a mídia temporária está dentro do diretório /media.
6.
/Data = contém dados do usuário armazenados em uma partição separada de MTD (Dispositivo de Tecnologia de Memória, em tradução livre da sigla em inglês) (Android).
7.
/Default.prop = são armazenadas as definições de propriedade-padrão e valores restaurados a partir dos arquivos em cada reinicialização.(Android)
8.
/dev = contém arquivos que representam dispositivos de hardware e que são essenciais para o bom funcionamento do sistema.
9.
/etc = uma das pastas mais importantes. Aqui encontramos os arquivos de configuração e aplicativos do sistema. Tais como Apache, X11 e sysconfig.(Linux e Android)
10.
/home = contém uma pasta base para cada usuário. Por exemplo, se seu nome de usuário é Edimundo, você tem uma pasta base localizado em /home/edimundinho. Essa pasta contém os arquivos de dados e arquivos de configuração específicos do usuário. Os usuários só têm permissão para gravar dentro de suas próprias pastas e devem obter permissões superiores para modificar outros arquivos no sistema.
11.
/Init = inicialização Android (componente-chave da sequência), que é um programa especializado em inicializar os elementos do sistema Android. Ao contrário de outros sistemas Linux, o Android usa o seu próprio programa de inicialização.(Android)
12.
/initrd = arquivos necessários ao boot (em algumas distribuições).
13.
/lib = contém as bibliotecas necessárias para executar os arquivos executáveis das pastas /bin, /sbin e outras. Sem ela, os programas não funcionarão corretamente.
14.
/lost + found =contém arquivos “perdidos” como pacotes pendentes (dependências), arquivos fragmentados, quebrados ou danificados.
15.
/media = – contém as subpastas para os pontos de montagem de dispositivos móveis como HD externos, pendrives, cartões microsd etc.
16.
/mnt = tal como a pasta /media, também serve para pontos de montagem. Mas aqui é para montar partições do HD, tal como uma partição Windows, por exemplo.
17.
/proc = diretório /proc é semelhante ao diretório /dev, pois contém arquivos especiais que representam sistemas e informações de processo e não contém arquivos padrão e possui informações do Kernel e de processos.
18.
/opt = (pacotes opcionais) contém subdiretórios para pacotes de software opcionais. É comumente usada por softwares proprietários, que não obedecem à hierarquia do sistema de arquivos-padrão — por exemplo, um programa proprietário pode colocar seus arquivos em /opt/aplicativo quando você instalá-lo.
19.
/proc = pasta que contém arquivos especiais do Kernel e de processos que interagem com ele. Não armazena arquivos, mas sim informações sobre o hardware e sobre a configuração do sistema.
20.
/root = É a pasta do administrador do sistema. Somente o root poderá acessá-la(diretório do superusuário root).
21.
/sbin = contém arquivos executáveis necessários para o boot, para recuperação e reparações. Somente podem ser executados pelo usuário root, ou raiz, ou administrador do sistema
22.
/Sdcard = Cartão SD diretório não removível do Android. Geralmente, esse é o único diretório que pode ser acessado dentro do Android. Os demais diretórios podem ser acessados através do root feito no aparelho.(Android)
23.
/selinux = se a sua distribuição Linux usa seLinux para a segurança (Fedora e Red Hat, por exemplo), o diretório /selinux contém arquivos especiais usados por ele. É semelhante ao /proc. O Ubuntu não usa o seLinux, e a presença dessa pasta no sistema operacional pode ser considerada um bug.
24.
/srv = o diretório /srv contém “dados para serviços prestados pelo sistema”. Se você usa o servidor Apache em um site, provavelmente armazena os arquivos do seu site em um diretório dentro do /srv.
25.
/sys = armazena o sistema operacional em uma partição separada de MTD, montada na inicialização (somente leitura).
26.
/System = sistema operacional em uma partição separada de MTD, montada na inicialização (somente leitura)(Android)
27.
/tmp = contém todos os arquivos temporários gerados por aplicativos que tenham sido usados pelos usuários.
28.
/usr = a maior parte dos aplicativos e outros componentes ficam instalados dentro dessa pasta(arquivos pertencentes aos usuários).
29.
/var = contém arquivos que são modificados com o decorrer do uso do sistema, onde são guardadas informações variáveis, logs etc.
1)
Clique aqui: Um livro livre e completo sobre Shell2)
Clique aqui: vídeo-aula Shell Script - Aula 13)
Clique aqui: Download da Bíblia do Linux CompletaEspero que supram as necessidades de todos.
Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "Resolvido" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece
Viva o Ubuntu !!!!!!! 
e vamos que vamos.