Autor Tópico: Impressora Epson TX135 scanner e compartilhamento  (Lida 8685 vezes)

Offline jeanbanak

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Impressora Epson TX135 scanner e compartilhamento
« Online: 26 de Junho de 2012, 17:33 »
Pessoal sou um novato total no Linux Ubuntu, me ajudem a configurar o compartilhamento entre dois computadores em rede, como se fosse
um grupo de trabalho, onde posso compartilhar arquivos e pastas e ainda assim a impressora, que não tem jeito de eu aprender a fazer isso.
Já li várias coisas a respeito mas nenhuma se identifica com emu problema.

Já pensei em usar programas para compartilhamento, mas os dois computadores estão rodando Linux Ubuntu 12.04.
Como não existe uma pasta ou biblioteca que te diga: "olha aqui está o que o outro compartilha com você", nem nada parecido
estou totalmente perdido. Estou me sentindo ridículo por não saber ...se alguém souber o que posso fazer para iniciar um compartilhamento
de uma forma mais simples ou um passo a passo pelo terminal já ajuda... Obrigado..

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Impressora Epson TX135 scanner e compartilhamento
« Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2012, 07:03 »
Tópico movido para seção adequada.
Usuário Linux- 449417

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Impressora Epson TX135 scanner e compartilhamento
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2012, 09:48 »
Apesar de serem duas máquina Linux, eu recomendo que você faça o compartilhamento de arquivos entre elas usando o Samba. A alternativa nativa é o NFS, mas ele é inseguro e cheio de armadilhas de configuração.

Outra alternativa de compartilhamento é o protocolo FISH://, que nada mais é que o acesso aos arquivos via SSH. Ative o serviço SSH nas duas máquinas, e tente abrir no navegador de arquivos o URL "fish://usuario@endereço-da-outra-maquina/". Deve funcionar razoavelmente bem. Até onde eu sei, só funciona entre máquinas Linux.

Sobre o compartilhamento de impressora, é feito com o Cups. Você o configura pelo navegador, no endereço "http://localhost:631".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jeanbanak

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Impressora Epson TX135 scanner e compartilhamento
« Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2012, 06:08 »
Apesar de serem duas máquina Linux, eu recomendo que você faça o compartilhamento de arquivos entre elas usando o Samba. A alternativa nativa é o NFS, mas ele é inseguro e cheio de armadilhas de configuração.

Outra alternativa de compartilhamento é o protocolo FISH://, que nada mais é que o acesso aos arquivos via SSH. Ative o serviço SSH nas duas máquinas, e tente abrir no navegador de arquivos o URL "fish://usuario@endereço-da-outra-maquina/". Deve funcionar razoavelmente bem. Até onde eu sei, só funciona entre máquinas Linux.

Sobre o compartilhamento de impressora, é feito com o Cups. Você o configura pelo navegador, no endereço "http://localhost:631".

bom aconteceu o seguinte. Estava achando muito complicado o Linux então, decidi voltar para o wins, mas não deu certo e me arrependi na alma.
Encheu de virus tava tudo mais complicado, não estava gostando mais do win 7 porque estva parecendo muito antiquado. Voltei apenas um computador para o Linux ubuntu 12.04
Mas agora é outra questão, que talvez seja até mais fácil. O que vocẽ escreveu ai em cima por exemplo; O que é Cups? o que é o protocolo FISH://. sendo o acesso aos arquivos SSH? 
Essas siglas complicam com a vida dos novatos... É sério mesmo!! Parece que nunca vou encontrar os caminhos que você passou...
Como agora é um win 7 e outro linux, vou continuar pesquisando.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Impressora Epson TX135 scanner e compartilhamento
« Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2012, 06:38 »
Pessoal sou um novato total no Linux Ubuntu, me ajudem a configurar o compartilhamento entre dois computadores em rede, como se fosse
um grupo de trabalho, onde posso compartilhar arquivos e pastas e ainda assim a impressora, que não tem jeito de eu aprender a fazer isso.
Já li várias coisas a respeito mas nenhuma se identifica com emu problema.

Já pensei em usar programas para compartilhamento, mas os dois computadores estão rodando Linux Ubuntu 12.04.
Como não existe uma pasta ou biblioteca que te diga: "olha aqui está o que o outro compartilha com você", nem nada parecido
estou totalmente perdido. Estou me sentindo ridículo por não saber ...se alguém souber o que posso fazer para iniciar um compartilhamento
de uma forma mais simples ou um passo a passo pelo terminal já ajuda... Obrigado..

Para você não ficar que nem barata tonta, primeiramente leia o Guia de Iniciante para Ubuntu, como eu fiz.

Nesse mundo, tudo tem manuais e até os seres Humanos também tem, que é a Bíblia Sagrada, mas a maioria tem preguiça de ler e muitos nem sabe como fazer, que simplesmente é só ler e seguir as instruções, mas não seguem e quando seguem, mudam a maneira de fazer, por isso se estrubicão.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Impressora Epson TX135 scanner e compartilhamento
« Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2012, 11:56 »
O que é Cups?

CUPS é o sistema de impressão usado pelo Ubuntu.
http://www.cups.org/

Citar
o que é o protocolo FISH://. sendo o acesso aos arquivos SSH?

FISH:// é um protocolo pra acesso a arquivos, assim como há o HTTP://, o HTTPS://, o FTP://, SMB://, e até FILE://.

Cada um deles usa um meio de transporte; o do FISH é o SSH, que é um protocolo de comunicação criptografado.

Citar
Essas siglas complicam com a vida dos novatos... É sério mesmo!! Parece que nunca vou encontrar os caminhos que você passou...

Estão todos no Google e na Wikipedia. ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jeanbanak

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Impressora Epson TX135 scanner e compartilhamento
« Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2012, 12:41 »
Pessoal sou um novato total no Linux Ubuntu, me ajudem a configurar o compartilhamento entre dois computadores em rede, como se fosse
um grupo de trabalho, onde posso compartilhar arquivos e pastas e ainda assim a impressora, que não tem jeito de eu aprender a fazer isso.
Já li várias coisas a respeito mas nenhuma se identifica com emu problema.

Já pensei em usar programas para compartilhamento, mas os dois computadores estão rodando Linux Ubuntu 12.04.
Como não existe uma pasta ou biblioteca que te diga: "olha aqui está o que o outro compartilha com você", nem nada parecido
estou totalmente perdido. Estou me sentindo ridículo por não saber ...se alguém souber o que posso fazer para iniciar um compartilhamento
de uma forma mais simples ou um passo a passo pelo terminal já ajuda... Obrigado..

Para você não ficar que nem barata tonta, primeiramente leia o Guia de Iniciante para Ubuntu, como eu fiz.

Nesse mundo, tudo tem manuais e até os seres Humanos também tem, que é a Bíblia Sagrada, mas a maioria tem preguiça de ler e muitos nem sabe como fazer, que simplesmente é só ler e seguir as instruções, mas não seguem e quando seguem, mudam a maneira de fazer, por isso se estrubicão.


Bom a sua sugestão não serve para todos os problemas conhecidos, mas valeu a intenção.
Apesar de eu já ter lido o respectivo tópico e não ter encontrado a resposta que eu preciso abri o tópico para isso, afinal, essas são as regras;
se você não acha a resposta, tenta e não encontra então abra um tópico. Essa é a minha interpretação e concordo com a ideia.
mas no meu caso, agora   a situação mudou antes eram dois Linux só que minha esposa não sabe usar o Linux, mesmo sabendo que ele é melhor que o Ruwindos, mas vai se bater mais que eu, e por isso estou tentando aprender para poder ensinar a ela depois.

Seria interessante saber como configurar o samba, tenho de instalar no windos também? se tiverem um link sobre isso e resolver poderemos fechar o tópico

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Impressora Epson TX135 scanner e compartilhamento
« Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2012, 12:56 »
Citar
Seria interessante saber como configurar o samba, tenho de instalar no windos também? se tiverem um link sobre isso e resolver poderemos fechar o tópico

Não é preciso instalar nada no windows; o windows já tem tudo que precisa pra fazer compartilhamento de arquivos.

O Samba foi criado exatamente pra permitir que o Linux se comunique com as máquinas Windows.
O que não quer dizer que duas máquinas Linux não possam se comunicar por ele.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline jeanbanak

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Impressora Epson TX135 scanner e compartilhamento
« Resposta #8 Online: 02 de Julho de 2012, 16:39 »
Citar
Seria interessante saber como configurar o samba, tenho de instalar no windos também? se tiverem um link sobre isso e resolver poderemos fechar o tópico

Não é preciso instalar nada no windows; o windows já tem tudo que precisa pra fazer compartilhamento de arquivos.

O Samba foi criado exatamente pra permitir que o Linux se comunique com as máquinas Windows.
O que não quer dizer que duas máquinas Linux não possam se comunicar por ele.
certo certo.... consegui compartilhar as minhas pastas para o win 7, mas as do win não aparecem...
Agora, como eu vejo as pastas do win 7, porque quando tento acessar as pastas compartilhadas do win 7 aparece a mensagen de que não foi encontrado o caminho correto,
algo parecido com isso, tem como resolver isso?

Offline jeanbanak

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Impressora Epson TX135 scanner e compartilhamento
« Resposta #9 Online: 02 de Julho de 2012, 16:55 »
outro detalhe é que no win7 não envia mais impressão, o win7 não reconhece o driver da impressora devo instalar o driver no win 7 ou ele conseguira usar o driver do ubuntu?
em qualquer situação como proceder?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Impressora Epson TX135 scanner e compartilhamento
« Resposta #10 Online: 02 de Julho de 2012, 17:02 »
Ola

Como os sistemas são distintos, no windows é necessário a instalação do driver windows da impressora.

[]'s

Offline jeanbanak

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Impressora Epson TX135 scanner e compartilhamento
« Resposta #11 Online: 02 de Julho de 2012, 17:26 »
Ola

Como os sistemas são distintos, no windows é necessário a instalação do driver windows da impressora.

[]'s
Boa!! Valeu mesmo!  Não vou precisar ficar batendo a cabeça...