Autor Tópico: Eu tenho algumas dúvidas sobre firewall...  (Lida 8796 vezes)

Offline Lucioo12421

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Eu tenho algumas dúvidas sobre firewall...
« Resposta #15 Online: 29 de Junho de 2012, 22:57 »
Beleza, valeu pelas respostas de vocês, responderam as minhas dúvidas  ;D
Já ativei o firewall.  ;D

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Eu tenho algumas dúvidas sobre firewall...
« Resposta #16 Online: 30 de Junho de 2012, 14:32 »
     zekkerj, fiz o teste mais famoso que conheço (na verdade o único rs), que é o da "ShieldsUP!" neste site https://www.grc.com/x/ne.dll?bh0bkyd2 , sem o firewall ativado e pra minha surpresa deu tudo verde, que é o status stealth. Uso um roteador da C3Tech, significa que o meu roteador protege as portas automaticamente? Neste caso faria alguma diferença eu ativar o firewall?
    Não sei até que ponto este site é confiável, mas fiz o teste neste outro site http://www.pcflank.com/ e ele encontrou quatro portas visíveis The test found visible port(s) on your system: 135, 137, 138, 139, só que fiquei desconfiado porque depois do teste eles me recomendavam um firewall versão pro desenvolvido por eles mesmos...

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Eu tenho algumas dúvidas sobre firewall...
« Resposta #17 Online: 30 de Junho de 2012, 14:38 »
Citar
zekkerj, fiz o teste mais famoso que conheço (na verdade o único rs), que é o da "ShieldsUP!" neste site https://www.grc.com/x/ne.dll?bh0bkyd2 , sem o firewall ativado e pra minha surpresa deu tudo verde, que é o status stealth. Uso um roteador da C3Tech, significa que o meu roteador protege as portas automaticamente? Neste caso faria alguma diferença eu ativar o firewall?
Não diria "protege", diria "bloqueia". O roteador normalmente vai ser uma camada de bloqueio entre seu computador e a internet. Só que ele, por si só, tem suas próprias vulnerabilidades. E se for invadido, sua rede fica tão comprometida quanto se a sua máquina for invadida, pq invadindo o roteador, o invasor pode desviar as consultas DNS de toda sua rede pra um servidor malicioso.

Citar
mas fiz o teste neste outro site http://www.pcflank.com/ e ele encontrou quatro portas visíveis The test found visible port(s) on your system: 135, 137, 138, 139, só que fiquei desconfiado porque depois do teste eles me recomendavam um firewall versão pro desenvolvido por eles mesmos...
Você tem servidor samba ativo em sua máquina? Se não tem, o teste deles é furado...

EDIT: Totalmente furado, fiz o teste aqui e deu o mesmo resultado...
« Última modificação: 30 de Junho de 2012, 14:43 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lcpanta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 242
  • Linux #552636 Ubuntu # 34909 # Ioca100 forever
    • Ver perfil
Re: Eu tenho algumas dúvidas sobre firewall...
« Resposta #18 Online: 30 de Junho de 2012, 14:51 »
Meu teste na  http://www.pcflank.com teve o resultado idêntico ao do rudregues.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Eu tenho algumas dúvidas sobre firewall...
« Resposta #19 Online: 30 de Junho de 2012, 14:57 »
Não tenho samba não. Na hora do teste o que realmente me deixou desconfiado foi o patrocínio de um firewall próprio deles, pelo menos o "shieldsUP!" ainda tá válido.

Não diria "protege", diria "bloqueia". O roteador normalmente vai ser uma camada de bloqueio entre seu computador e a internet. Só que ele, por si só, tem suas próprias vulnerabilidades. E se for invadido, sua rede fica tão comprometida quanto se a sua máquina for invadida, pq invadindo o roteador, o invasor pode desviar as consultas DNS de toda sua rede pra um servidor malicioso.
Nessa linha de pensamento, o firewall seria uma camada de bloqueio entre o sistema e o roteador então? Achei uma coisa interessante no linhadefensiva agora, no último post o membro Soldierfront_br diz que um roteador filtra de fora para dentro e o firewall de dentro para fora, seria essa a idéia.

Até hoje sempre acessei banco daqui sem firewall ativado, com a mentalidade de "linux é seguro, só num clicar em página falsa".
Mas agora to com a pulga atrás da orelha, vou ativar o firewall pelo gufw haha

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Eu tenho algumas dúvidas sobre firewall...
« Resposta #20 Online: 30 de Junho de 2012, 17:14 »

Vejam o artigo do prof. Morimoto.
Usuário Linux- 449417

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Eu tenho algumas dúvidas sobre firewall...
« Resposta #21 Online: 25 de Janeiro de 2013, 10:56 »
Ativei o meu, pela primeira vez, depois de anos de uso do Ubuntu. Fui convencido de que é necessário!
Linux User 586375

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Eu tenho algumas dúvidas sobre firewall...
« Resposta #22 Online: 25 de Janeiro de 2013, 11:02 »
Eu só ativaria o meu firewall se fosse me aventurar na Deep Web, mas como isso não me interessa (se tenho curiosidade sobre, pesquiso no Google mesmo e vejo prints de gente que andou por lá), não julgo necessário.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Eu tenho algumas dúvidas sobre firewall...
« Resposta #23 Online: 25 de Janeiro de 2013, 11:33 »
A muito tempo uso habilitado firewall do modem DSL e do Ubuntu, nunca me deu problema.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Eu tenho algumas dúvidas sobre firewall...
« Resposta #24 Online: 25 de Janeiro de 2013, 12:55 »
Tenho uma dúvida..! Onde entra o Iptables como Firewall..? Ele é seguro..?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Eu tenho algumas dúvidas sobre firewall...
« Resposta #25 Online: 25 de Janeiro de 2013, 23:30 »
O iptables é um front-end para o firewall do kernel, o Netfilter. Não é o único, há também o FireStarter, o Shorewall, o UFW, etc.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Eu tenho algumas dúvidas sobre firewall...
« Resposta #26 Online: 26 de Janeiro de 2013, 10:07 »
Tenho dois Firewalls, um do Roteador ativado e um de Hardware..! É necessário ativar o Firewall do Ubuntu..?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Eu tenho algumas dúvidas sobre firewall...
« Resposta #27 Online: 26 de Janeiro de 2013, 10:34 »
Eu acho uma boa idéia, principalmente se sua máquina se conectar diretamente à internet (p.ex. conexão 3G).

Conexões com Roteador e NAT normalmente são mais seguras (devido ao NAT), mas não se perde nada ativando um firewall na máquina, ainda que simples.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Eu tenho algumas dúvidas sobre firewall...
« Resposta #28 Online: 26 de Janeiro de 2013, 10:36 »
Vou fazer isso..! Para ativar o Ufw posso seguir como disseram aqui nesse tópico..?

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Eu tenho algumas dúvidas sobre firewall...
« Resposta #29 Online: 26 de Janeiro de 2013, 10:47 »
Vou fazer isso..! Para ativar o Ufw posso seguir como disseram aqui nesse tópico..?

Sim.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz