Autor Tópico: [Resolvido]Consumo excessivo de banda por aplicação desconhecida (v12.04)  (Lida 2765 vezes)

Offline nelf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
  • Life is a pumpkin!!
    • Ver perfil
Olá!
Estou com um problema no Ubuntu 12.04, onde alguma aplicação desconhecida está consumindo toda a minha banda de internet (que já não é grande coisa).
Nesta imagem (http://www.schvade.com/ubuntu/rede.png)aparece o monitor do sistema, onde todo o meu download está sendo usado, sendo que não possuo nenhuma aplicação aberta.

Pergunta: Tem como eu descobrir qual processo está consumindo a minha banda?  ???
No monitor do sistema tem como ver quanto cada um está consumindo de processador, mas não de banda.

Obrigado.
« Última modificação: 16 de Junho de 2012, 23:48 por nelf »

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Consumo excessivo de banda por aplicação desconhecida (v12.04)
« Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2012, 13:05 »
É logo depois da inicialização do sistema?
Talvez seja o gerenciador de atualizações atualizando as informações de cache etc.
Se for isso, abra o gerenciador atualizações e clique em configurações e altere a primeira linha "procurar por atualizações diariamente" para uma opção que seja melhor pra você.

 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Consumo excessivo de banda por aplicação desconhecida (v12.04)
« Resposta #2 Online: 16 de Junho de 2012, 14:56 »
Companheiro nelf, foi difícil, mas descobri o programa perfeito pra você (e para mim também, pois ele é extremamente simples): NetHogs
Instale pela central de programas ou pelo terminal com o comando
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install nethogs
1º passo descobrir seu dispositivo de internet:
Após instalar, clique no networkmanager(aquele que fica ao lado esquerdo do ajuste do som, perto do relógio do sistema) e vá em "informações de conexão" e na parte "Geral" vai ter o nome da sua "Interface", aqui em casa ficou Ethernet(eth1). O dispositivo será o que está escrito entre parêntesis, no meu caso eth1

2º passo utilizando o programa:
Este programa funciona por linha de comando, então abra um terminal para usar o comando sudo nethogs [dispositivo] o dispositivo será aquele encontrado no primeiro passo, aqui em casa ficou:
Código: [Selecionar]
sudo nethogs eth1
Já que você disse que possui pouca banda, pode também instalar o programa trickle, que serve para limitar o uso de banda de algum programa, neste link tem um exemplo de uso do programa.

Qualquer coisa tamos aí. :)

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline nelf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
  • Life is a pumpkin!!
    • Ver perfil
Re: Consumo excessivo de banda por aplicação desconhecida (v12.04)
« Resposta #3 Online: 16 de Junho de 2012, 23:47 »
Esse programa é fantástico!  :o Exatamente o que eu precisava! Identifiquei o problema.

Muito obrigado!

Offline sandelas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Consumo excessivo de banda por aplicação desconhecida (v12.04)
« Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2013, 21:07 »
Cara eu precisei comentar algo :)...

Muito obrigado mesmo rudregues, essa dica é simplesmente DEMAIS!!!

Valeu por compartilhar essa dica desse aplicativo simples mas fenomenal ;).