Autor Tópico: Ubuntu trava e somente mouse movimenta  (Lida 6700 vezes)

Offline dhegarcia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Ubuntu trava e somente mouse movimenta
« Online: 01 de Abril de 2013, 13:44 »
Olá galera, sou novo aqui, então me desculpe se existe um tópico com este problema  ;)

Estou com o seguinte problema:

Instalei o Ubuntu 12.04 (32 btis) no meu notebook, o sistema funcionou bem durante meses. Recentemente ele começou a travar quando estou navegando na internet (chromium e firefox) e usando outros programas (libreoffice etc.). O sistema funciona normal, inicia rápido e beleza. De repente ele trava sem aparecer nenhum erro, trava o teclado e o programa que estava maximizado fica estático na tela, somente o ponteiro do mouse movimento e mesmo assim não consigo clicar em nada.

Então resolvi formatar e instalar a versão 64 bits, mas sem sucesso, poucos dias após a instalação o problema voltou. Não tenho um padrão para esse travamento, as vezes passa o dia todo de boa, as vezes o travamento ocorre poucos minutos após a inicialização. Para resolver o problema somente desligando o notebook segurando o botão de desligar.

Meu notebook é o Samsung NP300E4A-AD1BR Intel Core i5-2450m, 2.5 Ghz, 4096 Mb, 500 Gb. O sistema está instalado em dual-boot com o Windows 7 Premium.

Tenho instalado os programas padrões do Ubuntu e suas atualizações e o tema Mac OS X, segui os passos deste site: http://www.noobslab.com/2012/06/mac-os-x-lion-theme-for-ubuntu.html
Ou seja, tenho instalado o Cairo Dock, o Ubuntu Tweak, o CompizConfig etc.

Por favor, me ajudem tenho medo de danificar meu HD realizando o desligamento dessa forma. Muito obrigado!!!

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Ubuntu trava e somente mouse movimenta
« Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2013, 13:51 »
Amigo, qual sua placa de vídeo..?

Execute em terminal e poste o resultado aqui..!

lspci | grep VGA
sudo lshw -C video

Offline dhegarcia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu trava e somente mouse movimenta
« Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2013, 14:34 »
Aqui o resultado amigo:

~$ lspci | grep VGA
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
~$ sudo lshw -C video
  *-display               
       descrição: VGA compatible controller
       produto: 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller
       fabricante: Intel Corporation
       physical id: 2
       informações do barramento: pci@0000:00:02.0
       versão: 09
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: msi pm vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=i915 latency=0
       recursos: irq:42 memória:c0000000-c03fffff memória:b0000000-bfffffff ioport:3000(tamanho=64)

O que acha?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ubuntu trava e somente mouse movimenta
« Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2013, 22:21 »

Tenho instalado os programas padrões do Ubuntu e suas atualizações e o tema Mac OS X, segui os passos deste site: http://www.noobslab.com/2012/06/mac-os-x-lion-theme-for-ubuntu.html
Ou seja, tenho instalado o Cairo Dock, o Ubuntu Tweak, o CompizConfig etc.

Por favor, me ajudem tenho medo de danificar meu HD realizando o desligamento dessa forma. Muito obrigado!!!


Será que vc não está alterando um monte de coisa do sistema? O Ubuntu é um sistema robusto até certo ponto, ficar alterando coisas de interface gráfica pode dar problema, principalmente se vc ficar mexendo nas configurações do Compiz. Volte as configurações originais de seu sistema e veja se continua tendo os mesmos problemas, é só apagar todas as pastas e arquivos ocultos da sua pasta pessoal (Ctrl+h para mostar as pastas e arquivos ocultos).

Pode ser um problema no HD também, tem muito tempo que vc tem esse computador? No meu eu tinha um problema do sistema ficar congelando à todo momento, fui pesquisar a fundo e descobri que não era o software, e sim o hardware, o HD estava defeituoso.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu trava e somente mouse movimenta
« Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2013, 23:11 »
Citar
No meu eu tinha um problema do sistema ficar congelando à todo momento, fui pesquisar a fundo e descobri que não era o software, e sim o hardware, o HD estava defeituoso.
Também acho que o problema é hardware... já fez um teste de memória em sua máquina, dhegarcia?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu trava e somente mouse movimenta
« Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2013, 19:21 »
Isto está com cara de superaquecimento. Sem querer fazer um diagnóstico impreciso claro.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline dhegarcia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu trava e somente mouse movimenta
« Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2013, 00:09 »
Obrigado pessoal! Depois que postei o problema aqui, não aconteceu de novo.

Acredito que não seja o HD, pois o notebook é novo.

Quanto ao superaquecimento seria possível? Já observei que quando ocorre o travamento, a ventoinha do processador faz mais barulho. Se este é o problema como resolvo ele?

Offline ftencaten

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu trava e somente mouse movimenta
« Resposta #7 Online: 13 de Abril de 2013, 12:43 »
Estou exatamente com o mesmo problema, background trava completamente, de forma aleatória, e somente o cursor do mouse movimenta. A única diferença é que quando comprei o notebook removi completamente o windows e instalei o Ubuntu 12.04 na memória SSD de 16gb dele.

Nos primeiros meses esse problema não existia, o sistema carrega muito rápido e funciona ok, mas a pouco tempo ele começou a apresentar esses travamentos.

A saída dos comandos sugeridos ali em cima (lspci | grep VGA ; sudo lshw -C video) é exatamente a mesma que o dhegarcia apresentou:

lspci | grep VGA
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)

sudo lshw -C video
*-display               
       description: VGA compatible controller
       product: 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller
       vendor: Intel Corporation
       physical id: 2
       bus info: pci@0000:00:02.0
       version: 09
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: msi pm vga_controller bus_master cap_list rom
       configuration: driver=i915 latency=0
       resources: irq:49 memory:f0000000-f03fffff memory:e0000000-efffffff ioport:3000(size=64)

no entanto o meu problema continua, e não está com cara de que vai sumir hhehehe. Qualquer ajuda é bem vinda. Obrigado!

Offline dhegarcia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu trava e somente mouse movimenta
« Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2013, 15:41 »
Continuo sem o problema, mas resolvi formatar o notebook mesmo assim.

Após a formatação instalei o chromium e o libreoffice 4 normalmente. Entretanto quando instalei o pacote de fontes do windows ttf-mscorefonts-installer tive um erro e o SO pediu para relatar. (as fontes foram instaladas corretamente)

Estava com todos programas fechados, apenas a Central de programas do Ubuntu estava aberta instalando as fontes. Com o erro a interface da Central de programas ficou aberta e funcionando normal, mas os botões fechar, maximizar, minimizar, barra lateral de ícones sumiram. Para resolver tive que reiniciar o notebook apertando o botão de desligamento.

Será que isso tem relação com o meu problema anterior?

Obrigado!