Quanto ao problema do erro, ele compila os pacotes mas não os instala. Instale-os manualmente! Eles ficam na pasta /var/cache/apt-build/repository; acessando essa pasta, você verá os pacotes .deb que apt-build criou, instale-os com dpkg -i pacote*.deb.
Nas versões anteriores do Ubuntu esse comando rodava normalmente, mas nessa nova dá esse problema e eu consegui contornar dessa forma.
Só tenha em mente que quando o aplicativo que você compilou for atualizado, uma versão binária genérica será instalada e você precisará compilar novamente a nova versão.
fonte: http://linux.sixhat.net/2008/06/apt-build-optimizar-instalao-para-o.html
"Por fim, é preciso ter em atenção o seguinte. O que acontece quando se faz um dist-upgrade com o apt-get ou com o aptitude? Como o nosso repositório é menos prioritário que os online o sistema avisará que há pacotes novos para instalar e vai tentar instalar a partir dos binários existentes online. Assim é preciso editar / criar um ficheiro /etc/apt/preferences
Neste ficheiro vamos aumentar a prioridade do nosso repositório local colocando:
Package: *
Pin: release o=apt-build
Pin-Priority: 990
Desta forma garantimos que quando houver versões com o mesmo número as do nosso repositório local terão prioridade e portanto não serão sobrepostas. "
Espero que isso resolva o problema.
Ainda não testei.
Testado e aprovado
Agora gentem, principalmente meu caríssimo Galactus, vou dar mais mamão com açúcar prá vcs. Após longas escavucações na internet usando a pá, enxada e picareta do Google eu descobri que:
fonte:
http://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?f=46&t=26055apt-build install --reinstall --yes --force-yes nome do softwarevc pode usar junto o --target-release=version tipo:
apt-build install --reinstall --target-release=precise --yes --force-yes exaileNão preciso dizer que no exemplo é o precise pangolin. poderia ser o oneiric, natty, maverick, lucid, etc... Se vc for compilar um programa após o outro e não agüenta mais o apt-get update toda vez que dá um apt-build, basta incrementar:
apt-build install --noupdate --reinstall --target-release=precise --yes --force-yes exaileAté aí nada d+. mas vale lembrar que a chave
--noupdate não deve ser usada caso vc não tenha feito pelo menos um
apt-build update antes de começar os trabalhos, já que os repositórios podem ter recebido versões mais novas dos programas.
Só que se eu usar
apt-get build-dep exaile, sabem o que acontece?
??
Ele instala
todas, eu disse,
todas as dependências para construir (ou seria só para instalar um pré-compilado. fiquei na dúvida) o exaile. É claro que se for dar conflito (ainda não ocorreu comigo) ele provavelmente vai abortar a operação.
Então criançada, sebo nas digitais! Me dêem um retorno aí se estou certo ou errado...
P.S.
Não tentem compilar o exaile pelo apt-build. Isso ocorre pq na versão 3.x.x em diante, o exaile não permite ser executado como root e prá compilar precisa ser root. Daí dá conflito uma vez que o apt-build é o equivalente a fazer "sudo ./configure && sudo make && sudo make install" e é no "sudo make" que dá problema.
No exaile não tem "./configure" e o "make" vc faz como usuário não root e o "make install" como root. tipo:
descompacte o tar do exaile (pode ser na própria pasta de download) e digite o que está após o cifrão, linha por linha dando enter em cada uma:
marcos@MegaSe7en ~/Downloads/exaile-0.3.2.2 $ make
marcos@MegaSe7en ~/Downloads/exaile-0.3.2.2 $ sudo make install
Caso vc queira compilar um programa que está no repositório mas diretamente sem usar o apt-build, sugiro instalar o pacote e depois compilar a versão mais nova. Assim poderá desinstalar pelo synaptic ou pelo apt-get remove. Dado o recado, vão em frente.