Autor Tópico: A evolução do Ubuntu tenderá a ser maior a partir deste ano?  (Lida 2284 vezes)

Offline alissista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
A evolução do Ubuntu tenderá a ser maior a partir deste ano?
« Online: 08 de Junho de 2012, 13:27 »
Este ano será lançado o Windows 8, um sistema totalmente diferente do que a Microsoft fez até agora. Por ser um sistema híbrido e multiplataformas, ele será invariavelmente leve e de inicialização rápida. No quesito segurança, será adicionado uma loja de aplicativos, assim como o Ubuntu, onde se concentrarão todos os programas a serem instalados no sistema.
Sanadas as maiores deficiências do Windows (peso do sistema, inicialização e segurança na instalação de aplicativos), a evolução do Ubuntu e de outras distribuições Linux tenderão a ser maiores a partir de agora ou será que os novos lançamentos do Ubuntu serão como sempre foram até agora: pontuais e sem mudanças agressivas?


Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: A evolução do Ubuntu tenderá a ser maior a partir deste ano?
« Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2012, 13:42 »
Citar
os novos lançamentos do Ubuntu serão como sempre foram até agora: pontuais e sem mudanças agressivas?

Votaria nessa alternativa. Talvez apareça algo realmente revolucionário no Ubuntu lá pela versão 17.04... Mas por enquanto fiquemos com os embelezamentos do Unity e alguns programas novos.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Leandro (Física UFMG)

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: A evolução do Ubuntu tenderá a ser maior a partir deste ano?
« Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2012, 13:53 »
Este ano será lançado o Windows 8, um sistema totalmente diferente do que a Microsoft fez até agora. Por ser um sistema híbrido e multiplataformas, ele será invariavelmente leve e de inicialização rápida. No quesito segurança, será adicionado uma loja de aplicativos, assim como o Ubuntu, onde se concentrarão todos os programas a serem instalados no sistema.
Sanadas as maiores deficiências do Windows (peso do sistema, inicialização e segurança na instalação de aplicativos), a evolução do Ubuntu e de outras distribuições Linux tenderão a ser maiores a partir de agora ou será que os novos lançamentos do Ubuntu serão como sempre foram até agora: pontuais e sem mudanças agressivas?


Eu instalei o Ubuntu 12.04 no meu PC e estou muito satisfeito. Consegui instalar, entre outros softwares, o Google Earth, o Opera, o Google Chrome (e não o "Chromium"), o Adobe Reader (leitor de PDF), o SciLab, o SciDavis, o VLC (reprodutor de mídia), o Inkscape, o Stellarium, o Celestia, o Speed Crunch, etc.

É como automóvel... Ninguém precisa comprar automóvel novo, mas as pessoas acham bonito ter um Citroën C4 Picasso e feio ter um Volkswagen (fusca, brasília, etc.). Aliás, o transporte público (metrô, ônibus, etc.) deveria ser incentivado e receber maiores investimentos públicos.

Ninguém precisa usar roupa de marca... Uma calça jeans (sem marca famosa) e uma calça jeans da TNG são fabricadas pela mesma empresa, a Coteminas (os donos da empresa são parentes do Ex-Vice Presidente José Alencar), vejam: http://www.coteminas.com.br

O Apple e o Ubuntu são muito parecidos... a diferença é o preço: Um caro e o outro de graça.

Acho que o Ubuntu deve seguir seu próprio caminho... O usuário do Linux é diferente do usuário do Windows. Seria como comparar um homem com uma mulher.
« Última modificação: 08 de Junho de 2012, 13:56 por Leandro (Física UFMG) »

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: A evolução do Ubuntu tenderá a ser maior a partir deste ano?
« Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2012, 13:57 »
Pra mim mudança agressiva seria as grandes fabricantes se manifestarem abertamente providenciando os melhores drivers possíveis pra linux. Também todas as empresas de software profissional/games providenciar versões linux da melhor qualidade possível de seus produtos.

No Ubuntu em si num tem nada de tão brusco a mudar.

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Leandro (Física UFMG)

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil

Offline alissista

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: A evolução do Ubuntu tenderá a ser maior a partir deste ano?
« Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2012, 14:09 »
O que eu questiono é se a evolução do Windows estimulará a evolução do Ubuntu de forma mais agressiva, pois são justamente as deficiências do Windows que fazem muitos usuários migrarem para o Linux, e algumas das principais deficiências do sistema da Microsoft serão sanadas no novo SO.
Outra coisa: a tendência daqui pra frente é a criação de gadgets híbridos (computadores que se tornam tablets, ultrabooks com telas sensíveis ao toque, híbridos também, telas duplas), vocês devem ter acompanhados os lançamentos da E3 esta semana. Neste ponto o Ubuntu ainda não está preparado, pois ele foi concebido para computadores convencionais, que cairão em desuso. Por isso minha pergunta: Será que o Ubuntu não tenderá a ser um SO híbrido e multiplataformas também pra não correr o risco de cair em desuso?

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: A evolução do Ubuntu tenderá a ser maior a partir deste ano?
« Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2012, 15:45 »
Na verdade é por isso mesmo que houve a adoção do Unity, tornar o Ubuntu mais competitivo nesse quesito. Pode ver na internet, já tem até TV com Ubuntu como sistema interativo. Acho que a tendência é aumentar o uso do buntão.

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Leandro (Física UFMG)

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: A evolução do Ubuntu tenderá a ser maior a partir deste ano?
« Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2012, 19:07 »
Na verdade é por isso mesmo que houve a adoção do Unity, tornar o Ubuntu mais competitivo nesse quesito. Pode ver na internet, já tem até TV com Ubuntu como sistema interativo. Acho que a tendência é aumentar o uso do buntão.

  [ ]'s

Unity é essa porcaria ao lado...
<---=

No inicio eu não gostei, mas é bonitinho... Vou mostrar para a minha futura namorada (noiva e esposa)... Acho que ela vai gostar. É bonitinho.  8)

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: A evolução do Ubuntu tenderá a ser maior a partir deste ano?
« Resposta #8 Online: 08 de Junho de 2012, 19:33 »
...ou será que os novos lançamentos do Ubuntu serão como sempre foram até agora: pontuais e sem mudanças agressivas?

O que mais tem é mudança agressiva: udev, pulseaudio, upstart, unity... imagino que logo logo vão adotar o wayland também.

Offline Leandro (Física UFMG)

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: A evolução do Ubuntu tenderá a ser maior a partir deste ano?
« Resposta #9 Online: 08 de Junho de 2012, 19:38 »
...ou será que os novos lançamentos do Ubuntu serão como sempre foram até agora: pontuais e sem mudanças agressivas?

O que mais tem é mudança agressiva: udev, pulseaudio, upstart, unity... imagino que logo logo vão adotar o wayland também.

Estou apaixonado pelo Ubuntu... lindo, lindo, lindo... e gratuito!

Vou comprar um Netbook e instalar o Ubuntu. Vou divulgar... Acho importante.

 :D

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: A evolução do Ubuntu tenderá a ser maior a partir deste ano?
« Resposta #10 Online: 08 de Junho de 2012, 19:47 »
...ou será que os novos lançamentos do Ubuntu serão como sempre foram até agora: pontuais e sem mudanças agressivas?

O que mais tem é mudança agressiva: udev, pulseaudio, upstart, unity... imagino que logo logo vão adotar o wayland também.
Pra usuários finais que nem eu é mais difícil de perceber essas mudanças, mas agora que você falou realmente tenho que concordar. Teve também o grub2 que é bem diferente do grub, teve também a remoção do hal (hardware abstraction layer) que foi bastante comentada por aí afora. Acho que a mudança de gnome pro unity foi tão drástica que fez com que a galera, inclusive eu, num reparasse muito em outras mudanças.

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: A evolução do Ubuntu tenderá a ser maior a partir deste ano?
« Resposta #11 Online: 08 de Junho de 2012, 22:07 »
...ou será que os novos lançamentos do Ubuntu serão como sempre foram até agora: pontuais e sem mudanças agressivas?

O que mais tem é mudança agressiva: udev, pulseaudio, upstart, unity... imagino que logo logo vão adotar o wayland também.
Realmente  o  que  há  de  haver  é  cada  vez  um  maior  número  de  mudanças  agressivas.  E,  com  certeza  logo  se  poderá  ter  no  Ubuntu  Wayland,  BTRFS,  e  muitas  outras  mudanças.
Creio  eu  que  estamos  a  viver  numa  época  em  que  o  Ubuntu  e  o  Linux  em  geral  terá  grandes  mudanças  como  nunca  antes  na  história.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: A evolução do Ubuntu tenderá a ser maior a partir deste ano?
« Resposta #12 Online: 10 de Junho de 2012, 09:27 »
Não sei se vai crescer assim tanto... Pelo que vi os novos utilizadores ficam totalmente perdidos no Unity, mas se lhes meter á frente o LM13 com o Mate eles orientam-se bem, penso que a tendência será o LM a evoluir e o Ubuntu a ir ficando para trás graças ao Unity.