Autor Tópico: GNOME Shell sem driver 3D  (Lida 11257 vezes)

Offline rootkonsole

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #15 Online: 19 de Maio de 2012, 20:23 »
rootkonsole

Qual o seu processador?

Intel® Core™2 Duo CPU E4500 @ 2.20GHz × 2, 2gb ram

Só não instalo o fedora porque já vi algumas criticas sobre o sistema, além de que, uma vez que se acostuma com pacotes do debian é dificil trocar... será que o debian testing 7 Wheezy, também tem essa funcionalidade?

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #16 Online: 19 de Maio de 2012, 22:08 »
rootkonsole,

Tenho o mesmo vídeo que você. Mas esse processador:

 Intel(R) Celeron(R) M CPU        430  @ 1.73GHz

Ou seja, aqui fica uma carroça, por causa do processador...

Fiz uma busca rápida nos repositórios do Debian e não achei nada...

Offline rootkonsole

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #17 Online: 20 de Maio de 2012, 09:44 »
rodrigo.miguel, isso confirma que todo o trabalho fica por conta do processador.
Será que seu processador tem suporte para arquitetura x64? Li em alguns comentários que dá uma diferença boa (para melhor...)
No meu caso, baixei a versão x64.
Você chegou a instalar o sistema ou só usou o live? Ultimamente só testo os live em pendrive, o que também é muito mais eficiente do que os gravados em cd (velocidade de leitura)!
O que encabula é porque o Ubuntu, mesmo tendo o gallium e o llvm não roda como no fedora?  ???
Olha que já testei de quase tudo...  :-\
« Última modificação: 20 de Maio de 2012, 09:46 por rootkonsole »

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #18 Online: 20 de Maio de 2012, 10:38 »
rodrigo.miguel, isso confirma que todo o trabalho fica por conta do processador.
Será que seu processador tem suporte para arquitetura x64?
...
Você chegou a instalar o sistema ou só usou o live?
O que encabula é porque o Ubuntu, mesmo tendo o gallium e o llvm não roda como no fedora?

Meu processador é 32 bit. Só uso LiveUSB.

O desempenho ruim no meu processador já é esperado. Isso vai decepcionar muita gente que pensa que o llvmpipe resolve o problema de aceleração 3D em máquinas antigas...

Não resolve!

O llvmpipe é uma solução para a falta de suporte 3D (ou suporte ruim) em drivers de vídeo.

Para máquinas antigas, a solução é XFCE, LXDE, Openbox.

O llvmpipe só será implementado no Ubuntu a partir da versão 12.10. Até onde sei, é incompatível com a versão 12.04.

Pode até ser que o desempenho do lvmpipe melhore com o passar do tempo, em processadores com núcleo único. Mas o recomendável é ter pelo menos um Dual Core...

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #19 Online: 31 de Maio de 2012, 21:51 »
Um vídeo interessante que encontrei no YouTube, que mostra o Ubuntu executando o driver LLVMpipe:

http://linuxlike.blogspot.com.br/2012/05/ubuntu-com-driver-gallium-llvmpipe.html

Offline rootkonsole

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #20 Online: 01 de Junho de 2012, 07:26 »
pelo vídeo não é bem o sistema rodando pelo llvmpipe, e sim alguns programas, pois o menu do unity estavam na versão 2D...
Olha que já tentei de tudo para rodar e nada até agora, minha intenção nem é o unity e sim o shell...
O Fedora como já disse, rodou redondo, mas não sei se compensa trocar...
Abraços,

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #21 Online: 01 de Junho de 2012, 09:04 »
pelo vídeo não é bem o sistema rodando pelo llvmpipe, e sim alguns programas

 ???

O LLVMpipe não é um "acessório" apenas da interface. Ele possibilita aceleração 3D em computadores equipados com placas de vídeo limitadas ao suporte 2D (no Linux), para executar qualquer programa que necessite de aceleração 3D - jogos, programas tiṕo AutoCAD, Blender...

Sim, a interface é o Unity-2D - como mencionei no post do blog. Pelo que eu sei, o Ubuntu ainda não é compatível com o LLVMpipe. O jeito é esperar pelo 12.10. Ao menos por enquanto...


clodoaldops

  • Visitante
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #22 Online: 06 de Junho de 2012, 16:13 »
Fedora-17 vem com esse gnome-shell por default e dá de 10 a zero , em termos de velocidade no unity e shell do ubuntu. Muito leve e rápido. Me arrisco a dizer que até mais rápido que  xfce-4.8.

Offline rootkonsole

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: GNOME Shell sem driver 3D
« Resposta #23 Online: 07 de Junho de 2012, 11:07 »
Dia 11 de Julho de 2012, sai o openSuse 12.2 com o LLVMpipe, utilizando o Gnome Shell 3.4, sem a necessidade de placa com suporte 3D :)
O negócio esta melhorando  ;), infelizmente nesta versão do ubuntu 12,04 com suporte de 5 anos, não esta presente este recurso...  :-\
Não instalei o Fedora 17, apenas testei e gostei. Infelizmente para quem quer uma distro estável, pelo que li, não é muito aconselhável o Fedora, pois os testes nele são constantes, mas temos que reconhecer que ele é percursor de muitas coisas para o pinguim  ;D
Assim, estou super ansioso para o dia 11/07, como antes do ubuntu eu era usuário do Suse, tenho certeza que será uma grande versão.
Abraços,