Autor Tópico: Problemas com a partição windows (ntfs)  (Lida 5302 vezes)

Offline andersonbonavides

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Problemas com a partição windows (ntfs)
« Online: 17 de Agosto de 2012, 23:07 »
Pessoal eu vou contar o meu drama para vocês e como fazem muitos anos que eu não usava mais linux resolvi instalar a minha versão agora e voltar a usar.

Tenho um notbook HP que veio com o windows original com a seguinte estrutura:
C:\  ==> partição windows
E:\ e F:\ ==> Recovery do windows
G:\ Meu backup.

Então eu formatei o meu computador e instalei o Unbuntu desmontando as partições C:, E: e F: tornando uma partição única mantendo a seguinte estrutura:

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1              63        2047         992+  82  Linux swap / Solaris
/dev/sda2   *        2048   573237247   286617600   83  Linux
/dev/sda4       573238140   976771119   201766490   42  SFS



O problema é que meu Backup está todo dentro desta partição não reconhecida (sd4) que no windows era a G:\ e agora eu preciso de todo o conteúdo que está dentro pois são informações de extrema importância para mim.

Alguém poderia dar uma dica de como resolver isto e se possível os comandos porque não me lembro de quase nada apenas o básico.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2012, 23:37 por andersonbonavides »
Ánderson Matos Bonavides      
Bacharel em Ciência da Computação
SCJP - Sun Certified Java Programmer 5.0

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Problemas com a partição windows (ntfs)
« Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2012, 07:33 »
Essa partição é SFS - partição dinâmica do Windows7!

Não sei se o Ubuntu monta essa partição. Sei que com o TestDisk você pode ter acesso a ela.

Talvez tenha que usar esse HD num sistema com Windows para ter acesso ao seus dados, fazer uma cópia e depois formatar essa partição num sistema que o Ubuntu possa ler.

Infelizmente as páginas que poderiam ajudar estão fora do ar, o Fórum Internacional do Ubuntu está mudando a sua infraestrutura e tá tudo fora do ar!

Espero que alguém aqui do Fórum possa te ajudar mais.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Problemas com a partição windows (ntfs)
« Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2012, 08:46 »
1 - Pelo o que eu li, existe suporte no kernel, se compilado com CONFIG_LDM_PARTITION=y, mas nunca usei, não sei se é o caso.

2 - O TestDisk pode converter: http://mypkb.wordpress.com/2007/03/28/how-to-non-destructively-convert-dynamic-disks-to-basic-disks/

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Problemas com a partição windows (ntfs)
« Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2012, 11:33 »
eu conheci uma pessoa que tinha o mesmo problema, e ele usou um live-cd chamado hirens boot cd, e emulou um xp portátil para acessar, tenta aí  ;D
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline andersonbonavides

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Re: Problemas com a partição windows (ntfs)
« Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2012, 12:55 »
eu conheci uma pessoa que tinha o mesmo problema, e ele usou um live-cd chamado hirens boot cd, e emulou um xp portátil para acessar, tenta aí  ;D

Eu utilizei o hirens mas não consegui acessar através do mini xp, agora vou tentar o testdisk.

=(

Grato.
Ánderson Matos Bonavides      
Bacharel em Ciência da Computação
SCJP - Sun Certified Java Programmer 5.0

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Problemas com a partição windows (ntfs)
« Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2012, 13:02 »
eu conheci uma pessoa que tinha o mesmo problema, e ele usou um live-cd chamado hirens boot cd, e emulou um xp portátil para acessar, tenta aí  ;D

Eu utilizei o hirens mas não consegui acessar através do mini xp, agora vou tentar o testdisk.

=(

Grato.
só mais uma dica, sempre lembre de fazer um backup em midia removível ou em nuvem, eu já perdi muita coisa por falta de backup.
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Problemas com a partição windows (ntfs)
« Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2012, 22:31 »
Os notebooks que vem com windows instalado possuem uma partição de recuperação, que quase sempre atrapalha na instalação de uma dual boot. Todos eles possuem um recurso de gravar a cópia de segurança em um ou mais DVDs, de forma que se possa recuperar o windows.
Em alguns deles é possível gravar o DVD de recuperação, formatar e criar uma nova tabela de partições e depois reinstalar o windows, numa partição, a partir do DVD de recuperação. Mas, em geral, esse sistema é projetado para automaticamente, apagar qualquer tabela de partições existente e reinstalar o windows, como de fábrica, restaurando inclusive a partição de recuperação.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline andersonbonavides

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Re: Problemas com a partição windows (ntfs)
« Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2012, 16:38 »
1 - Pelo o que eu li, existe suporte no kernel, se compilado com CONFIG_LDM_PARTITION=y, mas nunca usei, não sei se é o caso.

2 - O TestDisk pode converter: http://mypkb.wordpress.com/2007/03/28/how-to-non-destructively-convert-dynamic-disks-to-basic-disks/

Sobre o testDisk eu não estou sabendo utilizar, ele ler a partição reconhece ela e tudo mas como converter para algum formato mais intuitivo eu não sei como fazer isto.

=/
Ánderson Matos Bonavides      
Bacharel em Ciência da Computação
SCJP - Sun Certified Java Programmer 5.0

Offline andersonbonavides

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Re: Problemas com a partição windows (ntfs)
« Resposta #8 Online: 22 de Agosto de 2012, 10:21 »
1 - Pelo o que eu li, existe suporte no kernel, se compilado com CONFIG_LDM_PARTITION=y, mas nunca usei, não sei se é o caso.

2 - O TestDisk pode converter: http://mypkb.wordpress.com/2007/03/28/how-to-non-destructively-convert-dynamic-disks-to-basic-disks/

Sobre o testDisk eu não estou sabendo utilizar, ele ler a partição reconhece ela e tudo mas como converter para algum formato mais intuitivo eu não sei como fazer isto.

=/


Com o testDisk também não tive sucesso, o jeito vai ser tentar ler o disco em um outro computador com windows 7 e ler como escravo para tentar resgatar os dados.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2012, 10:26 por andersonbonavides »
Ánderson Matos Bonavides      
Bacharel em Ciência da Computação
SCJP - Sun Certified Java Programmer 5.0