Autor Tópico: Uma história sobre o que passei com o Ubuntu...  (Lida 1396 vezes)

Offline giovanni94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
  • Too bad that stupidity isn't painful.
    • Ver perfil
Uma história sobre o que passei com o Ubuntu...
« Online: 04 de Junho de 2012, 17:38 »
Olá pessoal. Antes de mais nada, por favor, leiam. Pode ser de utilidade pública.


Algum tempo se passou desde que entrei aqui pela última vez. Era mais ativo na área de jogos, sendo um Linux Gamer, diremos assim.
No entanto, esses dias passei muita raiva e dor de cabeça com o ubuntu.

Tendo usado o ubuntu desde a versão 10.10, nunca tive nenhum problema com este maravilhoso sistema operacional. Aliás, não usei apenas esta distribuição, e nenhuma das que usei me deram problema. Uma semana atrás, quando estava jogando com meus amigos Minecraft e ao mesmo tempo, sustentando o nosso pequeno servidor que ligamos ás vezes para nos divertir (5 pessoas máx), barulhos muito esquisitos começaram a vir de dentro do meu laptop, precisamente no lado onde fica o HD.
Barulhos que tinham semelhança com sons de rato, meio arranhados e agudos. Irritantes.
Obviamente, tentei fechar tudo às pressas e desligar o computador o mais rápido possível. Não deu tempo, as janelas foram travando aos poucos e 5~7 segundos depois o sistema tinha parado.

Minha solução: O temido force shutdown (ficar segurando o botão para forçar o desligamento do PC).

Esperei um pouco para ligar o PC, fui tomar um ar, queria acreditar que tudo estaria bem. Liguei-o novamente, entrei na BIOS antes de mais nada para dar uma olhada nos componentes do computador e meu HD estava lá, sendo reconhecido. Saí da BIOS e então resolvi tentar iniciar o sistema operacional: Nada iniciou. Apenas algumas telas de comando aparecerem escritas "HD0 not found, video not initializing, ubuntux0"... Algo assim, não me recordo exatamente como eram. E adivinhem o que mais surgiu? O maldito barulho do HD, que aparentemente começava sempre que eu fazia o HD trabalhar (dava pra ver pelo LED frontal que monitora o HD).

Coloquei o Live CD do Ubuntu pensando: Vou reiniciar, mandar tudo que preciso pro PenDrive (trabalhos de universidade muito suados) e formatar isso aqui. Eis que o sistema operacional rodando do Live CD não montou o HD, ou seja, não reconheceu meu HD. Entrei no GParted (o programa que vem com o Ubuntu pra editar partições) e meu HD estava lá "496Gb desalocado" e em cinza.

"-Desalocado?!" pensei, "-Vai que deu erro em alguns setores do HD... Queimar não queimou, a BIOS ainda reconhece."
Resolvi usar o programa badblocks, iniciado a partir do terminal, que escaneia o HD inteiro e dá as identificações numéricas dos setores corrompidos.
Minha surpresa: O LED do HD começou a piscar e nenhum barulho vinha de dentro do PC. E mais: Nenhum setor ruim foi encontrado.
Achei aquilo estranho e então entrei no GParted novamente, minha partição estava lá: ext4 (500 Gb / 400 e pouco livres) e em laranja.

Reiniciei rapidamente o PC pelo live CD mesmo e para minha sorte o HD estava lá, montado e sendo reconhecido pelo Live CD. Coloquei o PenDrive e então fui pegar os arquivos que precisava para mais tarde formatar tudo. Eu não tinha permissão. Era como se meu HD inteiro estivesse em modo leitura, eu não podia gravar nem copiar arquivos dele. Mas para isso existe o bom e venho comando "$ gksudo nautilus". Copiei o que pude, como super-user e então, agora aliviado, reiniciar o PC para formatar.

Com medo, como toda pessoa ficaria, instalei o Window$ novamente e nenhum barulho mais foi feito...
E antes que me venham criticar, eu sinto sim, muita falta do Ubuntu e do linux em geral e quero voltar o quanto antes. 
Mas é no mínimo estranho um computador fazer barulhos depois de anos usando o Ubuntu nele, e após a formatação estar intacto, com o hardware em perfeito funcionamento.

Vírus? Não me venham com respostas do tipo "Não existe vírus pra Linux". Sabemos que existe, apesar de serem raros e o sistema muito mais seguro.
O que eu passei foi bastante estranho.

O que acham? Postem suas ideias aí!
Valeu galera.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Uma história sobre o que passei com o Ubuntu...
« Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2012, 20:34 »
Seu hd pode estar com a vida útil no fim, um P4 do meu padrasto funciona bem, mas o hd dava uns paus sinistros, o barulho era feio e derrubava os sistemas xp ou Ubuntu. Não eram falhas constantes, mas vez ou outra acontecia.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Uma história sobre o que passei com o Ubuntu...
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2012, 20:46 »
Depois de ler tudo isso, sabe o que eu tenho a dizer? Troca o HD, rápido!

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Uma história sobre o que passei com o Ubuntu...
« Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2012, 20:54 »
Enquanto estiver usando o hd, use seus 5gb do ubuntu-one, salve dados na nuvem.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Uma história sobre o que passei com o Ubuntu...
« Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2012, 22:16 »
Bom,  giovanni94,  recomendo  duas  coisas:  troque  o  seu  HD,  verifique  também  sua  fonte  se  está  boa  ou  não,  e  se  não  estiver  também  a troque.
Esse  problema  não  é  problema  de  Sistema  Operacional,  é  problema  de  hardware.
Já  tive  no  mês  passado  um  problema,  que  o  computador  desligava  e  depois  não  conseguia  ligar  e  só  ligava  depois  de  várias  horas.  E,  na  última  vez,  desligou  sozinho  e  não  ligou  mais.  E,  qual  era  o  problema?  a  fonte  que  estava  queimada.  Ela  estava  queimando  e  nem  sabia.  Na  última  vez  queimou  de  vez.  Bom,  no  meu  caso  não  tive  nenhum  problema  no  HD.
Portanto,  eu  recomendo:  além  de  trocar  de  HD,  que  veja  se  a  fonte  também  não  está  com  algum  problema  e  que  a  troque  também.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Uma história sobre o que passei com o Ubuntu...
« Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2012, 23:43 »
HD pifado ou pifando.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D