Autor Tópico: Qual a diferença entre OpenJDK Runtime e Java do site da Oracle?  (Lida 12688 vezes)

Offline Lucioo12421

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Eu queria saber qual a diferença entre o OpenJDK e o Java que tem para Download no site da Oracle.
E se possível gostaria que me respondessem: o que é o IcedTea?, e outra pergunta: se for baixar o OpenJDK pela Central de Programas do Ubuntu, qual é o melhor: o OpenJDK 7 Runtime ou o OpenJDK 6 Runtime?

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Qual a diferença entre OpenJDK Runtime e Java do site da Oracle?
« Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2012, 19:54 »
Se você vai acessar sites de bancos como BB, Santander, etc., o melhor a ser feito é instalar o Oracle Java 7, e pra isso basta seguir o tutorial abaixo:

http://diolinux.blogspot.com.br/2012/04/instalando-o-oracle-java-7-no-ubuntu.html

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Qual a diferença entre OpenJDK Runtime e Java do site da Oracle?
« Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2012, 11:55 »
No caso do java 7, pelo que entendo, ele é o próprio OpenjJDK7
"In addition to the Java 7 launch, there was success and progress in many areas for Java in the past year, including a move to OpenJDK as the official Java SE 7 Reference Implementation"
->tá dizendo que o OpenJDK se tornou a referência de implementação
In addition to the Java 7 launch, there was success and progress in many areas for Java in the past year, including a move to OpenJDK as the official Java SE 7 Reference Implementation
E realmente, ano passado vi umas notícias relacionadas a isso.
Então se for instalar a versão 7 acho que num faz diferença.
Já na versão 6 faz, pois a 6 tem outras versões além da OpenJDK

o que é o IcedTea?
É um plugin opensource java para navegadores, pra fazer, por exemplo, um aplicativo que roda no navegador e requer java. Parecido com flash-plugin da adobe.

 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre OpenJDK Runtime e Java do site da Oracle?
« Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2012, 14:26 »
É necessário separar as coisas: existe a linguagem java e a implementação dela.
O jdk da oracle e o openjdk são implementações, e a partir da versão 7 da linguagem o segundo passa a ser a referencia.

O mesmo ocorre com outras linguagens, python por exemplo tem a implementação padrão cpython e outras como o pypy e o tinypy.

Alguns programas dependem da forma/existência/funcionamento de coisas de uma implementação especifica, por isso não funcionam tão bem (ou mesmo não funcionam) nos outros.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Qual a diferença entre OpenJDK Runtime e Java do site da Oracle?
« Resposta #4 Online: 01 de Junho de 2012, 15:00 »
irtigor, deixa eu ver se entendi o que você tá dizendo:
-'linguagem java' diz respeito à sintaxe e conceitos abstratos de programação característicos dela (orientada à objeto, funções, classes etc)
-'implementação' seria a maneira com que ela foi escrita (se desenvolvi ela com C, Fortran ou outra linguagem)
Foi isso o que você quis dizer? E nesse caso continua válido o que eu disse, de que a partir da versão 7 tanto faz?
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre OpenJDK Runtime e Java do site da Oracle?
« Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2012, 16:33 »
Não está certo, a linguagem java7 não é o openjdk7, da mesma forma que o python (o interpretador cpython, pacote python*) não é a linguagem python.

- O java7 define uma maneira de comunicar-se com a máquina.

- O openjdk é um conjunto de programas, que podem transformar em realidade o que está descrito como java7.

Offline Lucioo12421

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre OpenJDK Runtime e Java do site da Oracle?
« Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2012, 13:08 »
(Desculpem por demorar a responder)
Deixa eu ver se eu entendi: o OpenJDK é um conjunto de programas, inclusive, o Java 7? Se for isso, que programas mais vem junto?

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Qual a diferença entre OpenJDK Runtime e Java do site da Oracle?
« Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2012, 14:37 »
Lucioo, pelo que entendi o "Java" é uma maneira de comunicar-se com a máquina. Como se fosse a língua portugues por exemplo, que está sujeita às reformas, o Java recebe mudanças nessas 'definições', daí vem a versão 5 do Java, versão 6, versão 7... que servem para melhorar a linguagem. OpenJDK vai de alguma forma interpretar o que você tá dizendo em Java e explicar para o computador o que fazer.

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre OpenJDK Runtime e Java do site da Oracle?
« Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2012, 15:01 »
Correto. Fazem parte do jdk: bibliotecas, compilador, máquina virtual...

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre OpenJDK Runtime e Java do site da Oracle?
« Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2012, 17:34 »
Correto. Fazem parte do jdk: bibliotecas, compilador, máquina virtual...
Bom,  irtigor,  com  isso  me  surgiu  uma  dúvida,  a  qual  eu  quero  que  me  esclareça:
que  máquina  virtual  é  essa  do  java?  o  que  faz?  poderia  explicar  mais  detalhadamente,  e  em  português,  é  claro,  essa  tal  de  máquina  virtual java.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre OpenJDK Runtime e Java do site da Oracle?
« Resposta #10 Online: 05 de Junho de 2012, 17:40 »
Correto. Fazem parte do jdk: bibliotecas, compilador, máquina virtual...
Bom,  irtigor,  com  isso  me  surgiu  uma  dúvida,  a  qual  eu  quero  que  me  esclareça:
que  máquina  virtual  é  essa  do  java?  o  que  faz?  poderia  explicar  mais  detalhadamente,  e  em  português,  é  claro,  essa  tal  de  máquina  virtual java.
Atenciosamente,  Henrique1977.

Leia esse comentário, se lhe ajuda: Sun/Oracle Java desde o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot acabou agora!
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Lucioo12421

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre OpenJDK Runtime e Java do site da Oracle?
« Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2012, 18:02 »
Correto. Fazem parte do jdk: bibliotecas, compilador, máquina virtual...
E todos esses programas tem haver somente com o Java néh? Ou existe algum que vem com o OpenJDK que não tem a ver com o Java?
E outra pergunta: Por Que o pessoal da Oracle tirou o Java dos repositórios, mas deixou esse OpenJDK? Não era mais fácil baixar o Java em vez do OpenJDK?Ou o OpenJDK não é um programa oficial?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre OpenJDK Runtime e Java do site da Oracle?
« Resposta #12 Online: 05 de Junho de 2012, 18:43 »
Disse "correto" me referindo ao comentário do rudregues. A Oracle não removeu o java (nem mesmo existia um java, que pudesse ser removido), ela alterou a licença do jdk dela, impossibilitando a redistribuição.

Bom,  irtigor,  com  isso  me  surgiu  uma  dúvida,  a  qual  eu  quero  que  me  esclareça:
que  máquina  virtual  é  essa  do  java?  o  que  faz?  poderia  explicar  mais  detalhadamente,  e  em  português,  é  claro,  essa  tal  de  máquina  virtual java.
Atenciosamente,  Henrique1977.
Serve pra rodar o código java compilado. É uma camada de abstração. Se um código é compilado pra arquitetura powerpc ele não roda em um de arquitetura arm, agora se ele é compilado pra algo intermediário, contanto que essa coisa (a maquina virtual) funcione nas duas arquiteturas o programa tem tudo pra rodar, a Sun até usava o lema "Escreva uma vez, rode em qualquer lugar".

----
"Java" é usado erroneamente como sinônimo de "jdk" (kit de desenvolvimento java) ou até mesmo "jvm" (máquina virtual java).
« Última modificação: 05 de Junho de 2012, 18:56 por irtigor »

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Qual a diferença entre OpenJDK Runtime e Java do site da Oracle?
« Resposta #13 Online: 05 de Junho de 2012, 19:12 »
Correto. Fazem parte do jdk: bibliotecas, compilador, máquina virtual...
Bom,  irtigor,  com  isso  me  surgiu  uma  dúvida,  a  qual  eu  quero  que  me  esclareça:
que  máquina  virtual  é  essa  do  java?  o  que  faz?  poderia  explicar  mais  detalhadamente,  e  em  português,  é  claro,  essa  tal  de  máquina  virtual java.
Atenciosamente,  Henrique1977.

Leia esse comentário, se lhe ajuda: Sun/Oracle Java desde o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot acabou agora!
Li o link que você mandou Edvaldo, discussão interessante, mas acho que o problema do OpenJDK para usuários domésticos que nem eu são sites como os de bancos ou sites do governo. O módulo de segurança do santander por exemplo num vai nem a pau no OpenJDK.
 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Qual a diferença entre OpenJDK Runtime e Java do site da Oracle?
« Resposta #14 Online: 05 de Junho de 2012, 19:27 »
Correto. Fazem parte do jdk: bibliotecas, compilador, máquina virtual...
Bom,  irtigor,  com  isso  me  surgiu  uma  dúvida,  a  qual  eu  quero  que  me  esclareça:
que  máquina  virtual  é  essa  do  java?  o  que  faz?  poderia  explicar  mais  detalhadamente,  e  em  português,  é  claro,  essa  tal  de  máquina  virtual java.
Atenciosamente,  Henrique1977.

Leia esse comentário, se lhe ajuda: Sun/Oracle Java desde o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot acabou agora!
Li o link que você mandou Edvaldo, discussão interessante, mas acho que o problema do OpenJDK para usuários domésticos que nem eu são sites como os de bancos ou sites do governo. O módulo de segurança do santander por exemplo num vai nem a pau no OpenJDK.
 [ ]'s


Primeiramente tem que instalar o  Oracle Java 7 no Ubuntu nesse link explicativo: Saiba como instalar o Oracle Java e não o OpenJDK

Depois de instalado faça isso:

No Banco Santander

1- Ao colocar sua agência e conta corrente e dê ok;

2- depois clique no seu nome que está cadastrado no banco;

3- surgira para instalar o módulo de proteção agora, clique em instalar agora;

4- no rodapé, clique no botão executar módulo de proteção;

5- aguarde e surgirá as informações de segurança da assinatura digital, clique em executar

6- aguarde que aparecerá uma mensagem que o módulo foi executado com sucesso e volta automaticamente na página onde está o seu nome;

7- pronto e só clicar no seu nome e usar sua senha e usufrua do Ubuntu.


Espero que supra as suas necessidades.

Observação: caso tenha resolvido, não esqueça de colocar no seu tópico "Resolvido" e como você resolveu, para que todos que tenham o mesmo problema nesse excelente Fórum Ubuntu, solucionem também. A comunidade agradece

  Viva o Ubuntu !!!!!!!  :D


e vamos que vamos.


« Última modificação: 05 de Junho de 2012, 19:39 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.