Acredito que as empresas devem se preocupar em oferecer suporte ao GNU/Linux e não o contrário, já que os drivers delas não são livres. É uma confusão muito comum.
Porém, contudo e entretanto, a maioria dos dispositivos funcionam numa boa sem nem precisar instalar os driveres proprietários.
Ainda não tive a oportunidade de pegar pela frente uma impressora que não fosse reconhecida automaticamente e nem precisasse de driver para funcionar. As impressoras Samsung (menos as muito antigas) e a HP oferecem drivers com interface própria para Linux, o que é legal para verificar nível de tinta e etc, mas elas funcionam genericamente também (pelo menos todas que eu já tive oportunidade de usar, ou instalar).
Eu já pluguei um blackberry no meu PC com Ubuntu e funcionou.
Nunca tive problema com nada da Sony ou Epson também... na verdade problemas com hardware que não consegui resolver só tive uma vez e com uma webcam num notebook positivo, mas tive problemas com ela no Windows 7 também e sem solução, estáva fazendo o dualboot para um amigo atualizando os sistemas da máquina dele. Mas a positivo é problemática em sua seleção de hardware e em seu suporte infelizmente.
Uma vez peguei um modem 3G Huawei e não funcionou no meu PC com Ubuntu, eu tentei no Windows e nada também, fui no PC da minha mãe com Ubuntu e funcionou. Entrei em contato com o fabricante da placa mãe, que eu usava na época, por email (a placa era ECS) eles me disseram que o modem não era bem suportado, teria que atualizar a Bios. Fiz e não funcionou, troquei na loja da tim por um modem Onda que funcionou perfeitamente.
É necessário procurar os motivos reais das coisas. Criticar sem conhecimento de causa é lastimável.
Uma coisa é certa, se não gosta, não use. Isso é liberdade, ninguém bate na sua porta e insiste pra você usar Linux como um vendedor de enciclopédias. Não há nem mesmo um forte marketing em cima do Linux. Não gosta, não use!