Autor Tópico: Procura-se apoio a projeto  (Lida 6874 vezes)

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Procura-se apoio a projeto
« Online: 23 de Agosto de 2006, 23:30 »
Tudo bem pessoal, to aqui hoje para alistar voces.

Uma das maiores dificudades, para quem ta começando no linux, sem duvida é o suporte multimidia, seja uma placa de video que nao configura, seja uma webcam que nao se faz viva, seja um outro tipo de dispositivo que nao é reconhecido.

Bom um dos campos que eu vejo que tem aparentemente o menor suporte, é a parte de telefonia, com relaçao aos novos celulares que tão saindo, cheios de funções, mais sem nenhuma facilidade na troca de dados com o PC, com um certo descaso, quanto aos desenvolvedores linux, e com seus fabricantes, desenvolvendo softwares de transferencia de dados e drives, apenas para o windows, como se so existicem usuarios desse sistema.

Pra mim tem ate um certo complo pra isso e quando não desenvolvido tais projetos a filosofia software livre se põem pontos atras do capitalismo.

O que eu proponho é o desenvolvimento de drives, de conexão para os cabos de dados e celulares, por nossa conta mesmo se necessario, uma interface grafica para o gerenciamento de conexões e da memoria dos celulares.

A linguagem que me passa pela cabeça agora é C++, mais se alguem tiver sugestão de alguma outra e com motivos, plausiveis isso esta totalmente aberto a discução.

quero dizer que pra mim esse topico é um termometro, para todo o projeto, e que tenho total confiança de que é totalmente possivel, a execução dele por nós mesmos, já que vejo no fórum, grandes mentes e um conhecimento acumulado em GNU/Linux, programação, hardware incriveis.

agora vo prepara uma lista de metas, e propostas para o projeto, que devo postar mais tarde, dependendo da aceitação do mesmo e da quantidade de interessados.


OBRIGADO!!!!!   QUEM LER, POR FAVOR RESPONDA, SUA OPINIÃO É DE VITAL IMPORTANCIA!!!

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Procura-se apoio a projeto
« Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2006, 12:17 »
infelizmente nao sei programar c/c++..
mas se eu pudesse ajudar em outra area alem do desenvolvimento principal ...

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Procura-se apoio a projeto
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2006, 12:28 »
Eu não sei como funcionam os cabos de telemóvel de que está a falar... são cabos série ?

Se for um cabo que necessita de um conector especial ao PC, aí sim vai ser necessário um driver, e o C/C++ é praticamente obrigatório.

Se os cabos utilizam algo standard tipo RS232 então já não estamos a falar de um driver mas sim de uma aplicação que suporte o protocolo do celular, aí python parece-me uma melhor opção pela sua simplicidade e produtividade
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Procura-se apoio a projeto
« Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2006, 13:23 »
aí python parece-me uma melhor opção pela sua simplicidade e produtividade
opa, se optarem por python, ja poderei ajudar

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Procura-se apoio a projeto
« Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2006, 14:34 »
Sei que ate hoje so instalei no windows, e funciona da seguinte maneira la, o cabo é USB, mas funciona com um drive de comunicação serial, so alguns são pluguem play, ai é necessario criar, os drives, que são praticamente genericos, com todos tendo o mesmo funiconamento.


ai vai uma tabela, para maior compreenção:

Nokia:

Cabo DKU-5, Ca42:USB mas utiliza um drive de comunicação serial(instalado em uma porta COM qualquer), onde cada um tem um drive diferente, os dois desenvolvidos pela Nokia para windows(Os cabos genericos, vendidos em camelos, tem seus proprios drives, mas todos pra windows).

DKU-2, CA-53: Cabo tambem USB mais pluguem Play.

Motorola: para a linha C (exemplo C650), pluguem play, o mesmo mini USB usado por varias maquinas fotograficas, neste caso é instalado um modem da motorola como meio de comunicaçâo, para a linha V (exemplo V300), é um cabo diferente mas com instalação e comunicação indenticas as da linha C.

SIEMENS: O cabo mais atual e mais vendido da siemens, executa instalação identica aos da motorola.

Sony ericsson: totalmente serial(como o DKU-5 e CA-42 da Nokia).

Sansung: mesmo caso.


É por isso que devemos interferir, os fabricantes disponibilizam assistencia, de software e drives, apenas para usuarios Windows, como se nao existicemos como, compradores, o que eleva o poder macrosoft, e reduz o poder da filosofia software livre, que para novos usuarios, começa a  parecer de menor qualidade.

Quanto a vc Luks, com certeza toda ajuda é bem vinda, vamos precisar de muito trabalho, na parte grafica, e em outras coisas também, como documentação, fora que nesse periodo nao tem pq, vc nao aprender um pouquinho de C++.

Esse com certeza não vai ser um projeto, rapido e com certeza nao acertaremos de primeira.

Pra falar a verdade, o unico motivo pelo qual ainda não comecei por conta propria o projeto, é pelo fato de que ainda to estudando como são construidos, os drives pra linux, e ainda tem uma pilha de coisas, para ler e entender.

Se alguem tiver, uma sugestão para mais material, eu agradeço.


UMA COISA QUE EU NAO DISSE E QUE GOSTARIA DE DIZER, É QUE QUANDO CONECTO UM C650, POR EXEMPLO O MEU UBUNTU O RECONHECE COMO UM DISPOSITIVO (CELULAR), MAS NAO CRIA UM DISCO REMOVIVEL PRA ELE, E ALGUNS CELULARES COM CABO PLUGEM PLAY, JA SAO SUPORTADOS PELO KERNEL, NESTE CASO APENAS FALTA UMA INTERFACE GRAFICA.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2006, 14:41 por e.daniel-ct »

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Procura-se apoio a projeto
« Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:03 »
Dei uma busca por algum dos cabos em Linux e encontrei artigos com este:
http://www.vivaolinux.com.br/conf/verConf.php?codigo=375
Ou seja, convem perceber primeiro o que está faltando mesmo...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Darcamo

  • Visitante
Re: Procura-se apoio a projeto
« Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2006, 23:08 »
Não teria como você passar esse material para o pessoal interessado?

Assim poderiarmos dar uma olhada e já ir aprendendo também.

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Procura-se apoio a projeto
« Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2006, 16:00 »
Não teria como você passar esse material para o pessoal interessado?

Assim poderiarmos dar uma olhada e já ir aprendendo também.
yeah  ;D


Citar
Quanto a vc Luks, com certeza toda ajuda é bem vinda, vamos precisar de muito trabalho, na parte grafica, e em outras coisas também, como documentação, fora que nesse periodo nao tem pq, vc nao aprender um pouquinho de C++.
no momento eu nao to com muito tempo pra me dedicar a estudar c ou c++, entao deixa pras ferias :P... Mas python é ótima para fazer interfaces gráficas e interagir com c.


Agora em relação aos celulares da motorola, aqui em casa eu tinha um C650 e um V300.
Ambos eram detectados normalmente.
Mas agora comprei um Motorola Rokr E1 e nem há detecção do mesmo .... :(
« Última modificação: 27 de Agosto de 2006, 16:13 por _Luks »

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Procura-se apoio a projeto
« Resposta #8 Online: 29 de Agosto de 2006, 13:07 »
Bom Lamego o que eu encontrei sobre o projeto, ta aqui http://cihar.com/gammu/wammu/ eu tentei instala pelo repositorio da Debian, mais ta avendo um problema com relaçao as keys do repositorio, alem de ta ocorrendo, outro de pacotes quebrados, entao nao consegui instala ainda.


    *  Nokia DCT3 (3210, 3310, 3330, 3390, 3410, 5110, 5110i, 5130, 5190, 5210, 5510, 6110, 6130, 6150, 6190, 8210, 8250, 8290, 8850, 8855, 8890 6210, 6250, 7110, 9110) and compatible
    * Nokia DCT4 (3510, 3510i, 3530, 5100, 6100, 6310, 6310i, 6510, 6610, 7210, 8310, 8910) and compatible
    * Siemens M20, MC35, SL45 and compatible
    * Alcatel One Touch 501, 701, 715, 535, 735
    * AT compatible phones
    * Sony Ericsson

como ta no site, esses ai sao os celulares suportados, o unico problema é que as funções descritas sao, sincronização, sms, lista de contatos, calendario... e o q o pessoal anda procurando é como, baixar os arquivos multimidia, fotos, videos, mp3, toques polifonicos, mais é sim bastante interessante, essas opçoões ao que me parece tambem são suportadas pelo projeto, mas ainda não entendi muito bem como, to tentando resolve ainda os problemas de dependencia.

quanto ao material, com certeza eu disponibilizo pra galera, o que eu consegui ate agora, não me ajudo muito, no que diz respeito ao projeto, mas sim em entende melhor como funciona o kernel linux, mais é um pouco basico e esplanativo, um professor meu fico de me arruma uma outra apostila, falando sobre o funcionamento do kernel, e seus recurços. Se realmente ajuda no projeto, eu passo ela pra PDF.

Citar
Mas agora comprei um Motorola Rokr E1 e nem há detecção do mesmo .... Triste

Da uma olhada nos dispositivos na parte do controlador USB, provavelmente vc vai ver a indicação de um dispositivo do tipo Telemovel, indicando que foi reconhecido mais nao tem suporte, e é isso q esse projeto, visa resolver.

boi

  • Visitante
Re: Procura-se apoio a projeto
« Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2006, 13:46 »
Para levar adiante esse projeto, você vai precisar conhecer C, que é a linguagem utilizada no kernel, e não C++. Para esse trabalho pode esquecer Python. E uma leitura que me parece indispensável é esse livro:

http://www.oreilly.com/catalog/linuxdrive