Autor Tópico: Mageia 2 Cauldron lançada  (Lida 4885 vezes)

clodoaldops

  • Visitante
Re: Mageia 2 Cauldron lançada
« Resposta #15 Online: 25 de Maio de 2012, 20:24 »
Olha eu prefiro dual boot, VB é muito lento ainda pra reproduzir fielmente a estabilidade do sistema.

+1

clodoaldops

  • Visitante
Re: Mageia 2 Cauldron lançada
« Resposta #16 Online: 28 de Maio de 2012, 09:55 »
Resolvi o problema do Ubuntu + Mageia em dual-boot "facilmente" graças a dica do Creto:
1-Instalei o grub-legacy no Ubuntu
2-Instalei o Mageia com o grub na MBR
3-Deixei Mageia gerenciando o grub/boot
« Última modificação: 28 de Maio de 2012, 10:43 por clodoaldops »

Creto

  • Visitante
Re: Mageia 2 Cauldron lançada
« Resposta #17 Online: 28 de Maio de 2012, 10:00 »
Olá a todos

clodoaldops devemos isso a eu sempre dar ouvidos ao Tota (entre outros aqui) como ele disse "Não precisamos conviver com a incompatibilidade"

Que bom que conseguiu!

T+

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Mageia 2 Cauldron lançada
« Resposta #18 Online: 28 de Maio de 2012, 10:40 »
Eu acho que não havia necessidade do mageia sair com o grub-legacy, tudo bem que o grub2 não é tão personalizável ainda como o legacy, mas de 3 anos pra cá o grub2 tem sido adotado como padrão na maioria das distribuições, e é fato já citado aqui anteriormente que o maior problema de compatibilidade entre os 2 é a numeração de partições, pois o legacy inicia do 0, já o grub2 inicia do 1, sabendo disto é só alterar o arquivo grub.cfg, procedimento que deve ser feito sempre que você atualizar o kernel, ou criar um arquivo custom, ao invés de usar o os_prober.
No Debian, o debconf possui um script bacana "upgrade-from-grub-legacy" que mostra as diferenças entre os 2 arquivos depois de instalado, eu disse aqui a algum tempo que seria legal re-aprender a utilizar o grub2
isto quando o grub2 não era muito utilizado ainda isto a uns 3 anos atrás, sempre vai existir este tipo de probleminha
como foi na transição do lilo para o grub, alias porque o grub2 do ubuntu vem tão feinho de fábrica?


Mais um cliente satisfeito rs, rs olha eu com um off-topic

Só pra constar, começem a estudar o funcionamento do grub2, pois ele está se tornando o padrão na maioria das próximas versões das distros, ou seja não sejam pegos com as calças na mão, por exemplo a numeração das partições não seguirão o padrão do grub-legacy iniciando do zero, e o arquivo menu.lst será substituido pelo grub.cfg que para funcionar bem precisa de mais alguns outros arquivos como:

/boot/grub/grub.cfg <--substitui o menu.lst, não deve ser alterado manualmente,IMHO ficou mais complicado que o menu.lst.
/etc/default/grub <--aqui você coloca as opções extras de boot, como resolução gfx etc... etc...
/etc/grub.d/ <--aqui tem vários arquivos interessantes que a leitura do README já explica, como por exemplo segue uma listagem.

Código: [Selecionar]
root@Zumbi:/root# ls /etc/grub.d/
00_header   05_parsix_theme    30_os-prober
01_otheros  10_linux           README



http://www.ubuntu.com/testing/karmic/alpha3
https://wiki.ubuntu.com/KernelTeam/Grub2Testing

Citar
GRUB 2 by default

GRUB 2 is the default boot loader for new installations of Karmic, replacing the previous GRUB "Legacy" boot loader. Existing systems will not be upgraded to GRUB 2 at this time, as automatically reinstalling the boot loader is an inherently risky operation.

If you wish to upgrade your system to GRUB 2, then see the GRUB 2 testing page for instructions. See also the upstream draft manual.

E aqui, o procedimento utilizado no Parsix, que era para fazer upgrade em um sistema completo.

Rs rs
eu fiz o procedimento de atualização descrito neste tópico do fórum do parsix, e tudo ocorreu muito bem
mas como eu não tenho dual boot, nem sei te dizer o que ocorreu no seu caso.
PS: Desculpem estar colocando a citação em inglês ok, mas é só para referência, caso vá contra as regras do fórum é só dizer que eu removo.
http://www.parsix.org/html/PNphpBB2-viewtopic-p-4666.html#4666
Citação de: alan
As of updates today, as requested by several community users and gain better support for pre-installed OSes, GRUB2 is gonna be the default choice.

Parsix-Installer package has already been updated to support GRUB2 and will ship with Kev TEST-2 disks.

If you are planning to update your system using apt-get, here is the important procedure of migration. Please do it one by one and carefully to avoid killing your boot manager system:

Código: [Selecionar]
# sed -i s#/sbin/update-grub#update-grub#g /etc/kernel-img.conf
# apt-get install grub2

Its gonna ask to chain load from existing GRUB, answer **NO**, if answered YES, run this command:

Código: [Selecionar]
# /usr/sbin/upgrade-from-grub-legacy
To Continue:

Código: [Selecionar]
# rm /var/lib/apt/lists/*
# apt-get update && apt-get dist-upgrade

Its gonna install the new parsix-graphics package that has all new GRUB2 splash screen.

Done! Let me know if you have any problems.




« Última modificação: 28 de Maio de 2012, 10:42 por Xterminator »

clodoaldops

  • Visitante
Re: Mageia 2 Cauldron lançada
« Resposta #19 Online: 28 de Maio de 2012, 11:26 »
"...sabendo disto é só alterar o arquivo grub.cfg, procedimento que deve ser feito sempre que você atualizar o kernel, ou criar um arquivo custom, ao invés de usar o os_prober."
Suse e Fedora formam dual-boot com Ubuntu sem problemas! :)
Só o Mageia dá essa canseira! :-[

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Mageia 2 Cauldron lançada
« Resposta #20 Online: 28 de Maio de 2012, 12:08 »
Se eu não me engano o fedora já está usando o grub2
o Suse não sei qual utiliza, acho que se o mageia trouxe o grub-legacy
só por causa da personalização "ou seja falta de tempo para adaptar o instalador" é uma boa justificativa
mas a tendência é adotar o grub2, por isto é bom aprender desde já, e preferível instalar o grub2 no mageia
do que faze um downgrade para grub-legacy, que ao meu ver seria um retrocesso sem tamanho
pois vai chegar um certo momento que os desenvolvedores irão abandonar o legacy de vez, parando de desenvolver patches
para a inclusão de funcionalidade, que certamente se o suse utiliza o legacy, e est não dá conflito deve existir um patch
ou mesmo uma linha de comando que, faz a conversão do número de partição.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Mageia 2 Cauldron lançada
« Resposta #21 Online: 28 de Maio de 2012, 12:15 »
Pelo que vi no forum mageia-br o grub2 só vem no Mageia-3 e tbem não recomendaram instalar o grub2 no Mageia2
Por ora serviu de quebra galho
Se "der pau" tiro o Ubuntu e deixo "apenas" Mageia e Suse numa maquina e Ubuntu + Mint + Fedora em outra.

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Mageia 2 Cauldron lançada
« Resposta #22 Online: 28 de Maio de 2012, 13:36 »
Eu  já  sou  da  seguinte  regra  e  preferência:  no  computador  só  instalo  distros  com  grub  2.  Pronto:  não  tenho  dores  de  cabeça.
E  distros  que  usam  grub legacy  instalo  em  máquina  virtual.  Bom,  depois  baixo  esse  mageia.
Atenciosamente,  Henrique1977. 
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Creto

  • Visitante
Re: Mageia 2 Cauldron lançada
« Resposta #23 Online: 28 de Maio de 2012, 15:05 »
Pelo que vi no forum mageia-br o grub2 só vem no Mageia-3 e tbem não recomendaram instalar o grub2 no Mageia2
Por ora serviu de quebra galho
Se "der pau" tiro o Ubuntu e deixo "apenas" Mageia e Suse numa maquina e Ubuntu + Mint + Fedora em outra.
Não clodoaldops, não é bem assim, falta empacotar o Grub 2 por exemplo e mandar ver, mas como não sei empacotar nem no supermercado fiz ao contrário. E por falar nisso Mageia chama no Brasil para compor o grupo de empacotadores
Eu  já  sou  da  seguinte  regra  e  preferência:  no  computador  só  instalo  distros  com  grub  2.  Pronto:  não  tenho  dores  de  cabeça.
Tudo é uma questão de gosto, de querer aprender nesse mundo livre meu caro Henrique1977 e eu como sou muito curioso e já tinha feito dual boot editando o arquivo do grub, mas como sabia que isso me daria dor de cabeça a cada atualização do kernel, preferi partir para outra solução.

E um adendo a dor de cabeça não vem por causa do Grub Legacy e sim ao contrário, pois o primeiro é estável.

T+
« Última modificação: 28 de Maio de 2012, 15:19 por Creto »

clodoaldops

  • Visitante
Re: Mageia 2 Cauldron lançada
« Resposta #24 Online: 28 de Maio de 2012, 15:27 »
Creto, desculpe-me pq entendi errado o lance do grub2 no mageia-2. :-[
Mas como a solução de instalar o grub-legacy no ubuntu/mint p/ depois criar o dual-boot com mageia é "facil demais" vou deixar esse abacaxi de desempacotar e empacotar p/ os desenvolvedores e nerds de verdade.  ;D
Eu sou um clicadores assumido e adapto do "easy way"!

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Mageia 2 Cauldron lançada
« Resposta #25 Online: 28 de Maio de 2012, 16:03 »

E um adendo a dor de cabeça não vem por causa do Grub Legacy e sim ao contrário, pois o primeiro é estável.

T+

Ledo engano da sua parte, o problema é sim do "grub-legacy do mageia"
pois o mesmo pelo que pude notar foi empacotado sem suporte a ext4
o que é uma coisa meio fora do normal se formos observar que o ext4 já é o formato padrão de muitas distros, o grub-legacy por padrão não reconhece ext4 o que se faz necessário criar uma partição de boot, estive observando o diretório /boot do mesmo e só consta o suporte aos tipos de arquivos seguintes.
Código: [Selecionar]
[root@localhost grub]# cat /etc/issue && uname -ar && ls
Mageia release 2 (Official) for x86_64
Kernel 3.3.6-desktop-2.mga2 on a Dual-processor x86_64 / \l
Linux Zumbi.Mageia 3.3.6-desktop-2.mga2 #1 SMP Thu May 17 16:25:59 UTC 2012 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux
device.map      fat_stage1_5  install.sh.old*   menu.lst          minix_stage1_5     stage2           xfs_stage1_5
device.map.old  ffs_stage1_5  iso9660_stage1_5  menu.lst.example  reiserfs_stage1_5  ufs2_stage1_5
e2fs_stage1_5   install.sh*   jfs_stage1_5      menu.lst.old      stage1             vstafs_stage1_5

Mesmo passando a informação rootfstype=ext4 ele não reconhece, o que torna meio que dificil carregar, pois infelizmente instalei o ubuntu com ext4, pois não vi reiserfs para escolha durante o particionamento.
« Última modificação: 28 de Maio de 2012, 16:12 por Xterminator »