Estaremos vendo a chegada de um "Mubuntu" (Ubuntu + MATE)?

Iniciado por eliseu_carvalho, 27 de Maio de 2012, 23:51

tópico anterior - próximo tópico

eliseu_carvalho

Tenho visto uma demanda crescente de muitos usuários do Ubuntu pelo ambiente gráfico MATE, fork do GNOME 2.xx. Atualmente apenas uma distribuição baseada usa essa interface como padrão: o Linux Mint 13 MATE. Mas como nem todos gostam do Mint, alegando diversos motivos, estaremos vendo num futuro próximo o surgimento de um certo "Mubuntu" (Ubuntu com ambiente MATE como padrão)?
Só fico imaginando como seria um 12.04 com a cara do 10.04  ::)

Henrique1977

Caro  Eliseu,  como  tudo  na  informática  é  possível,  ou  quase  tudo,  não  é  impossível  ver  no  futuro  um  Mubuntu,  ou  seja,  um  Ubuntu  com  Mate.
Mas,  porém,  já  testei  o  Mate  no  Ubuntu  na  semana  que  se  passou,  e  deixo  aqui  minha  opinião  pessoal  baseada  na  minha  experiência  que  já  tive  com  o  mesmo.
Não  creio  ainda  ser  a  hora  de  usar  o  Mate  e  explico  o  por quê.  Na  experiência  que  tive  no  meu  Ubuntu,  o  MATE  pareceu  bem  instável.  Acabou  até  mesmo  as  bordas  de  janela  de  um  aplicativo  que  estava  usando  no  MATE  desaparecendo.
Tive  que  fechar  no  Mate  o  programa  que  estava  aberto  usando  o  xkill.
Depois  quando  sai  do  Mate  e  entrei  na  Interface  Unity,  ao  mudar  às  áreas  de  trabalho  teve  um  comportamento  bem  estranho  nada  normal.  Eu  mudava  de  área  de  trabalho,  mas  era  algo  muito  estranho,  era  como  se  a  área  não  estivesse  a  ser  selecionada,  ainda  que  eu  soubesse  que  já  estava  selecionada.  Não  sei  explicar  direito,  mas  foi  bem  estranho  mesmo.
Desinstalei  o  MATE,  e  retirei  o  PPA  do  mesmo,  mas  a  chave  do  mesmo,  e  nada voltou  ao  normal.
Exclui  todas  as  pastas  ocultas  do  Mate,  e  nada  da  configuração  voltar  ao  normal,  e  até  entrei  em  modo  de  recuperação.
Bom,  fiz  várias  tentativas,  mas  o  que  realmente  resolveu  foi  apagar  inúmeras  pastas  ocultas  de  configuração  com  nome  compiz  e  algumas  outras  que  não  me  lembro  o  nome.  Aí  voltou  ao  normal.
O  Mate,  na  minha  opinião  ainda  é  um  projeto  que  ainda  precisa  amadurecer,  e  que  ainda  não  está  na  sua  versão  estável.  Quando  estiver  mais  estável  e  mais  maduro,  aí  sim  creio  que  o  mate  possa  ser  usado.  Mas  por  enquanto  não  recomendo  o  seu  uso  exceto  para  testes  em  máquinas  virtuais,  mas  como  desktop  padrão  e  para  uso  normal  no  dia  a  dia,  ainda  não  o  recomendo.  
Portanto,  com  base  nisso,  pode  no  futuro  quando  o  Mate  estiver  bem  estável  poder  até  se  criar  um  Mubuntu.  um  Ubuntu  mais  Mate,  mas  agora,  creio  que  ainda  seria  muito  temerário  e  não  muito  prudente  pelo  que  acima  eu  expus  com  a  minha  experiência  com  o  Mate  sendo  usado  no  Ubuntu. Bom,  essa  é  a  minha  opinião.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

garfo

Heheh... gostei do nome! Mubuntu...

O ambiente Mate ainda tá muito cru, esperamos que o projeto amadureça mais.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

clodoaldops

Instalei o MATE no Precise e achei que seu desempenho ficou inferior ao do LinuxMint-13-MATE.
Entre usar o MATE no Precise e usar o Xubuntu , opto pelo Xubuntu.

eliseu_carvalho

musinet

Citação de: garfo online 28 de Maio de 2012, 09:32

Mas Tchê! MATE a gente toma verde mesmo! Não espera amadurecer, não! Aaaaahhhhhh

SDS.
Cassiano

Dionnatan

Citação de: musinet online 02 de Junho de 2012, 17:20
Citação de: garfo online 28 de Maio de 2012, 09:32

Mas Tchê! MATE a gente toma verde mesmo! Não espera amadurecer, não! Aaaaahhhhhh

SDS.
Cassiano

Gaucho e Colorado +1
Bom pra não fugir do tema, acho o Mate um projeto Interessante e para os mais saudosistas, mas depois que nos acostumamos com sistemas do tipo do Unity, Gnome Shell e até o Android, é dificíl (para mim pelo menos) usar sistemas com modelos mais antigos.

eliseu_carvalho

Citação de: Dionnatan online 06 de Junho de 2012, 09:28depois que nos acostumamos com sistemas do tipo do Unity, Gnome Shell e até o Android, é dificíl (para mim pelo menos) usar sistemas com modelos mais antigos.

+1
Eu mesmo não consigo mais viver sem o Unity, hehe  ;D

abdo

Na minha opinião isto não irá acontecer, a Canonical já sinalizou a possibilidade do Gubuntu (Ubuntu com Gnome Shell) desta forma não vejo espaço para o Mate. Quem quiser algo parecido que opte pelo Xubuntu ou pelo Lubuntu.
Mate para a Canonical só mesmo nas cuias dos gauchos tchê.
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

eliseu_carvalho

Citação de: abdo online 06 de Junho de 2012, 13:11a Canonical já sinalizou a possibilidade do Gubuntu (Ubuntu com Gnome Shell)

Isso seria o sonho de qualquer usuário do Ubuntu que não simpatizou com o Unity, mas ao mesmo tempo não faz questão de voltar ao passado  8)

abdo

Citação de: eliseu_carvalho online 06 de Junho de 2012, 13:56
Citação de: abdo online 06 de Junho de 2012, 13:11a Canonical já sinalizou a possibilidade do Gubuntu (Ubuntu com Gnome Shell)

Isso seria o sonho de qualquer usuário do Ubuntu que não simpatizou com o Unity, mas ao mesmo tempo não faz questão de voltar ao passado  8)

Boas Eliseu

Se este também é seu sonho, experimente o CM18 _ Caixa mágica -
é baseado no ubuntu 12.04
é LTS - 5 anos de suporte
Não tem o unity
Gnome shell é a sua interface padrão

www.caixamagica.pt
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

eliseu_carvalho

Qualquer dia eu experimento ele, mas até agora o Unity me atendeu perfeitamente bem e não sinto necessidade de outras interfaces.

Creto

Olha amigos apenas dando o meu pitaco e nada mais, o Mate está estável e bem sólido no Mint. O ubuntu como alguns outros companheiros mencionaram, dificilmente terá essa versão (eu acho) o gnome-shell talvez daqui a mais um tempo amadureça e, eu (Creto) ja usei apenas um Gnome ubuntu 10.04 LTS e digo não importa se dizem que o KDE se parece com o (R)Wuínas ops, (pois acho que é ao contrário que o caso ocorre) enfim acho que chegou o esquecimento do Gnome para mim, gosto mais de desktops do que meu notebook que limita minha movimentação.

Portanto, penso que quem realmente gosta do Gnome seja ele como for vai usar, como do mesmo jeito que gosto do KDE não importa se tenha a facilidade do kubuntu, Mint entre outras ou seja um Debian sid (instável) que vou dar meu jeito e domar o bicho porque gosto do ambiente e não importa a mudança que hajam nele que vou estar lá.

Por isso penso que daqui a algum tempo toda essa nossa conversa sobre unity Gnome 3 e gnome-shell caia no esquecimento.

T+