Autor Tópico: Computador para todos incentiva a pirataria ?  (Lida 3266 vezes)

Offline nightnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil

Offline Yarwinish

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: Computador para todos incentiva a pirataria ?
« Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2006, 15:02 »
Nossa que pilantra o técnico citado na notícia. Bem eu concordo com a notícia. Mas penso que isso é inevitável. Quem adquire um computador pela primeira vez quer sobretudo compatibilidade com os softwares e formatos mais utilizados. Quer o Microsoft Office, o  Photoshop, jogos, etc. Muito difícil haver uma mudança radical na mentalidade da população, como sonham alguns entusiastas do Linux. E acho que seria até de uma certa maneira prejudicial. O linux, no meu ponto de vista, é um sistema bem menos user friendly do que o Windows. Para operar o Linux você tem que pesquisar na internet, ler fóruns, ler artigos. Para operar o Windows você pode perguntar para qualquer gaiato. Eis a diferença. Linux é minoritário, ainda mais no mundo subdesenvolvido, terreno fértil para a pirataria. Ninguém quer um sistema minoritário.

Infelizmente é um quadro que não dá para mudar. Eu sou feliz com o Linux, mas acho bem errada essa atitude de alguns de tentar converter em massa usuários que tem preguiça de encarar um obsoleto MS-DOS. Imagine então o Bash, com milhares de recursos.

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Computador para todos incentiva a pirataria ?
« Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2006, 15:07 »
 :-\

Computador para todos não incentiva a pirataria, mas a ignorância e ganância dos tais "técnicos" que fazem o que se vê na matéria.

Acredito que muitos deles incentivam o uso do Windows pois, volta e meia, o PC é levado para manutenção por causa de vírus (isso significa $$$). Além do mais, grande parte não saberia o que fazer para efetuar manutenção em um PC rodando Linux.

Um vizinho meu comprou um micro há poucos dias e me fez algumas perguntas sobre internet e softwares. Quando eu disse que usava Linux ele me falou:

- Ah, mas o vendedor disse que Windows é muito melhor do que Linux.

Ele comprou no Carrefour, em Sorocaba/SP.

Duvido que o vendedor tenha o mínimo de conhecimento para poder falar algo assim. Mesmo que, na sua opinião pessoal, o Windows fosse melhor.

Eu nem disse mais nada. Apenas falei que quando chegar a próxima remessa de CDs do Kubuntu eu levo um pra ele experimentar. Diversas pessoas a quem eu forneci os CDs gostaram e instalaram, inclusive em notebooks.

Penso que, pra quem só conhece o Windows, o dual-boot representa um primeiro passo seguro e deve ser adotado para que haja uma transição menos traumática. Fiz isso durante um bom tempo aqui em casa e agora não tenho mais Windows instalado.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2006, 15:09 por usifoto »

Offline daniellfeijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
    • Daniel Feijó | Engenheiro de Software
Re: Computador para todos incentiva a pirataria ?
« Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2006, 10:58 »

Penso que, pra quem só conhece o Windows, o dual-boot representa um primeiro passo seguro e deve ser adotado para que haja uma transição menos traumática. Fiz isso durante um bom tempo aqui em casa e agora não tenho mais Windows instalado.

É exatamente o que penso.... já estou algum tempo com dual boot. Infelizmente não estou só com linux devido a depedencias de alguns aplicativos for windows. Porém acho que isso vai acontecer breve(só linux!).

Abraço a todos....
Daniel Feijó
www.danielfeijo.net

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: Computador para todos incentiva a pirataria ?
« Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2006, 12:13 »
O que incentiva a pirataria é o incentivo passivo à pirataria desenvolvido (permitido, faz de conta que não vê) daquela empre$a. Quanto mais pessoas tiverem pirated version, melhor: serão incapazes de usar outra coisa.
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Computador para todos incentiva a pirataria ?
« Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2006, 14:08 »
Eu a princípio gostei da idéia da do Computador Para Todos vir com um sistema operacional livre, mas não concordo com a obrigação em utilizar determinado software.

Não acho que seja com leis ou medidas provisórias que o governo, ou uma parcela dele, vai conseguir mudar ou orientar melhor as pessoas quanto a liberdade de software e todos os benefícios que é ter um computador totalmente legalizado e livre.

Eu não gostaria de comprar um computador com o Windows XP OEM e, devido ao contrato, não poder trocar o sistema operacional dele.

E o computador é vendido, mas nem sequer um manual é incluído ou um simples "faça você mesmo" das tarefas mais básicas, como navegar na internet, ler e-mails, etc. aí o novo usuário vai perguntar para "o vizinho que entende tudo de informática" e o que provavelmente ele vai dizer?

- "para ler e-mails é só configurar o Outlook, eu posso fazer isso para você! hein? não tem Outlook em seu computador? nem Internet Explorer? ah, mas eu posso resolver isso, é só instalar o Windows XP/2K/98 que está resolvido o problema!"

Sem falar que nem mesmo o governo ajuda na adoção do software livre, aqui onde trabalho o site da Caixa Empresas exige o Java da Microsoft para acessar o FGTS dos funcionários e o site do Gerenciador Financeiro do Banco do Brasil não funcionou com o Firefox em ambiente Windows.

Tentem migrar uma máquina de RH ou financeiro, os maiores problemas são justamente sites e programas do governo federal.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline gilbertosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 159
  • "Linux, um novo conceito em Sistema Operacional".
    • Ver perfil
Re: Computador para todos incentiva a pirataria ?
« Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2006, 15:34 »
Bom, acho q o Computador para Todos vem com linux no intuito de unicamente baixar custos e não para apresentar uma nova filosofia de vida para usuários, esse talvez seria o problema, vender computador muito barato é um incentivo à inclusão digital e consequentemente a pirataria, pois um leigo que nunca mexeu com computador compra um linux, não quer saber de filosofia de software livre, gnu, licença, etc... ele quer ver digitar um texto no word, abrir uma música no winamp, ver um filme no power dvd, etc. Acho que as empresas que vendem computador com linux deveriam incentivar e mostrar as vantagens dos programas livres e do linux, pois só assim conseguiremos virar o barco de vez.

Offline mori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
    • http://www.jabasoft.info
A melhor coisa é mudar na escola....
« Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2006, 22:04 »
E ai galera...

Concordo plenamente com vcs, tbem quero expressar minha indignação quanto aos sites do governo federal que só tem compatibilidade com o Internet Explorer.

Trabalho em uma prefeitura na divisa do paraná com o mato grosso do sul.

Sou auxiliar do Depto de Informática, e considerados por eles o  PinguiMan...

Agora estou em uma empreitada muito interressante, propus ao Diretor de TI , colocar linux nos laboratorios das escolas municipais... assim a garotada cresce livre da M$, acho que essa é a unica maneira de mudarmos a realidade, pq aqueles "usuarios" que nos deixam de cabelo em pé mau conseguem usar o Windows.

Recebi sinal verde do Diretor, porém estou encontrando algumas dificuldades, entao resolvi criar um topico aqui no forum pedindo auxilio e relatando todos os passos do Projeto "EDUCAÇÃO LIVRE".

se algum puder me ajudar, irei ser muito grato...

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=9435.0

T+

Offline wagnerluis1982

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Computador para todos incentiva a pirataria ?
« Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2006, 12:39 »
Na minha opinião o computador para todos nao incentiva a pirataria. Só reforça o quadro negro de pirataria que há em nosso país há muuuuuito tempo. Desde os tempos do DOS que há pirataria "pesada", mas a quantidade de pessoas que tinham um PC eram poucas. Nem os governos escapavam desse quadro.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Computador para todos incentiva a pirataria ?
« Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2006, 13:18 »
Na realidade o Computador para todos vem com a filosofia de tornar o micro o mais acessível possivel.
Acho que é até um incentivo anti-pirataria fornecer softs livres no lugar de proprietários.
Quem compra um micro novo por este prêço, geralmente não vai querer pagar caro por softs adicionais e
a alternativa tradicional seria compra-los em fontes mais baratas.
Com o Computador para Todos, é mostrado que existe um outro caminho para se comprar um micro barato com programas funcionais e livres.

HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: Computador para todos incentiva a pirataria ?
« Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2006, 20:28 »
Não é o programa Computador para todos que acaba incentivando a pirataria, são aqueles que se dizem "técnicos" que incentivam. São eles quem montam PCs (mal configurados) e instalam versões "alternativas" do SO dominante. São eles quem se assustam quando vêem uma máquina com Linux na frente e propõem a troca pelo SO favorito deles. Isso é um reflexo da má formação dos profissionais (aliás, formação nenhuma) e da falta de coragem de dizerem que não conhecem o Linux, não podendo arrumar por causa disso.