Autor Tópico: Preciso de ajuda: Primeiros passos para criar uma nova distribuição  (Lida 1926 vezes)

LeandroTelesRocha

  • Visitante
Pessoal... preciso de ajuda. Não sou programador, mas faço Física e existe uma disciplina na faculdade sobre fundamentos de programação que eu quero fazer no próximo semestre. É só essa disciplina... Introdução à programação... Espero aprender alguma coisa.

Enfim, eu estou precisando de dinheiro e pensei em fazer minha própria distribuição do Linux e vender o DVD na internet... eu pensei em incluir o Wine e a VM da Oracle na minha distro... Tanto nome maluco... talvez chame de BrasLinux.

Eu sei que algumas pessoas são contra novas distribuições... mas eu preciso ganhar dinheiro e pensei em fazer um DVD com um sistema operacional personalizado.

Gostaria de receber dicas... primeiros passos... como personalizar, como transformar em um arquivo .ISO, etc.

É relativamente fácil fazer isso com o Windows... quero saber com o Linux.

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Preciso de ajuda: Primeiros passos para criar uma nova distribuição
« Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2012, 23:46 »
remasterizações que apenas trazem um monte de programas e um novo wallpaper existem aos montes, olhe no distrowatch. o mint ou big linux se destacam por trazer algo a mais, seja uma facilidade para configurar ou recurso novo, por que ao invés de pensar em reinventar a roda não tenta pensar em algo que facilite ou melhore o que já existe.

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Preciso de ajuda: Primeiros passos para criar uma nova distribuição
« Resposta #2 Online: 20 de Maio de 2012, 14:43 »
Pensei em fazer um DVD com softwares gratuitos... mas não sei se alguém vai querer comprar.
provavelmente não, os repositórios de distros baseadas no debian e red hat são repletos de softwares, por que alguém iria pagar entre R$ 5~10 para ter algo que é de graça? melhor que isso seria ter um blog com dicas e monetizar ele com parcerias e propagandas (tendo bons tutoriais e dicas, terá vários cliques). veja no mercado libre quantas pessoas já vendem cds e dvds de distros (algumas personalizadas outras não).

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Preciso de ajuda: Primeiros passos para criar uma nova distribuição
« Resposta #3 Online: 20 de Maio de 2012, 17:24 »
Não seria para o Linux... seria para o Windows... Eu pensei em fazer um DVD Hacker, com pequenos tutoriais sobre cada programa, explicando o que é e para que serve.
eu compraria um cd sobre o gimp, que ensinasse como fazer no gimp o que o photoshop faz.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Preciso de ajuda: Primeiros passos para criar uma nova distribuição
« Resposta #4 Online: 20 de Maio de 2012, 18:05 »
-toda semana descubro uma distro nova derivada do ubuntu com codecs, plugins e programas extras pre-instalados
-e já testei boa parte delas
-exceto pelo mint e biglinux
-nenhuma traz algo de novo e inexistente no ubuntu

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Preciso de ajuda: Primeiros passos para criar uma nova distribuição
« Resposta #5 Online: 20 de Maio de 2012, 19:00 »
Já que o foco é vender, tente fazer uma distro fácil que não exija muito conhecimento do usuário, que até uma criança saberia instalar e usar. Junto do DVD é bom ter um manual bem escrito e fácil de ler. Consumidores *adoram* coisas simples e fáceis, por isso o Windows e o iPad são um sucesso.  ;)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Preciso de ajuda: Primeiros passos para criar uma nova distribuição
« Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2012, 10:12 »
Usuario foi solicitado a trocar o titulo do topico as 18:45h do dia 18 de maio.

Voltou a postar no topico após o aviso e nada fez para corrigir o titulo.

Topico trancado

Se desejar, refaça seu topico dentro das regras do forum

[]'s