Autor Tópico: Libreoffice não abre no segundo monitor  (Lida 2213 vezes)

Offline ivo acioly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Libreoffice não abre no segundo monitor
« Online: 17 de Maio de 2012, 16:20 »
Fala galera,

Estou tentando abrir o LibreOffice no segundo monitor (uso a tela do notebook como tela 1 e um monitor lcd como tela 2), ele abre o programa mais depois de carregar desliga.

Eu eu abrir na tela 1 (notebook), abre normal, o problema é só segundo monitor.

O erro é esse aqui:
ivo@ivo-hp:~$ libreoffice

(soffice:10185): Gdk-CRITICAL **: IA__gdk_screen_get_monitor_geometry: assertion `monitor_num < screen_x11->n_monitors' failed

(soffice:10185): Gdk-CRITICAL **: IA__gdk_screen_get_monitor_geometry: assertion `monitor_num < screen_x11->n_monitors' failed
WARNING: gnome-keyring:: couldn't connect to: /tmp/keyring-oyfn2c/pkcs11: Arquivo ou diretório não encontrado
The program 'soffice' received an X Window System error.
This probably reflects a bug in the program.
The error was 'BadMatch (invalid parameter attributes)'.
  (Details: serial 1056 error_code 8 request_code 62 minor_code 0)
  (Note to programmers: normally, X errors are reported asynchronously;
   that is, you will receive the error a while after causing it.
   To debug your program, run it with the --sync command line
   option to change this behavior. You can then get a meaningful
   backtrace from your debugger if you break on the gdk_x_error() function.)

Achei isso aqui no launchpad: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/libreoffice/+bug/990294

Mais como não entendo muito de inglês e nem como funciona o launchpad, resolvi vim pedir ajuda de vocês.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Libreoffice não abre no segundo monitor
« Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2012, 17:52 »
Primeiro instale a extensão para o libreoffice dividir monitores, no entanto, só funcionará como deve se do driver de vídeo permitir.

sudo apt-get install libreoffice-presenter-console

No meu caso com o driver livre funciona perfeitamente, com o proprietário não.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline ivo acioly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Libreoffice não abre no segundo monitor
« Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2012, 09:01 »
Primeiro instale a extensão para o libreoffice dividir monitores, no entanto, só funcionará como deve se do driver de vídeo permitir.

sudo apt-get install libreoffice-presenter-console

No meu caso com o driver livre funciona perfeitamente, com o proprietário não.

Estou usando o Ubuntu 12.04 + xubuntu-desktop, no Gnome Classic não fica legal o segundo monitor pelo driver proprietário (a segunda tela fica toda em branco, e toda vez que loga ele cria duas novas barras de tarefas, uma em cima e outra embaixo), por isso acabei optando por usar o Xfce, que fica perfeito.

Instalei o pacote que você disse mais realmente não funcionou, eu uso o driver proprietário da AMD/ATI, somente com ele consigo rodar o segundo monitor, se eu usar o driver livre ele só deixa colocar a resolução do segundo monitor em 1024x768 ou 800x600 (já com o driver proprietário consigo o normal que é 1440x900).

Será que tem outro caminho?

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Libreoffice não abre no segundo monitor
« Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2012, 13:31 »
Você já tentou igualar as resoluções dos monitores? (em algum deles terá que reduzir).
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline ivo acioly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Libreoffice não abre no segundo monitor
« Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2012, 19:49 »
Você já tentou igualar as resoluções dos monitores? (em algum deles terá que reduzir).

Já mais ai não teria muito sentido, ficar usando um monitor todo distorcido.

O que fiz foi o seguinte, removi todas as configurações do driver proprietário, reiniciei, fui em Monitor do Ubuntu mesmo, desativei a tela do notebook e ativei o monitor, depois disso fui nas configurações do driver proprietário e a tela do notebook passou de tela 1 para tela 2, e o monitor passou de tela 2 para tela 1, ativei tudo denovo e pronto, o monitor com tela 1 dá pra abrir o libreoffice nele e o do notebook ficou como um auxiliar que no meu caso só uso o firefox nessa segunda tela.

De certa forma uma resolução parcial.

Offline ivo acioly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Libreoffice não abre no segundo monitor
« Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2012, 09:22 »
Você já tentou igualar as resoluções dos monitores? (em algum deles terá que reduzir).

Já mais ai não teria muito sentido, ficar usando um monitor todo distorcido.

O que fiz foi o seguinte, removi todas as configurações do driver proprietário, reiniciei, fui em Monitor do Ubuntu mesmo, desativei a tela do notebook e ativei o monitor, depois disso fui nas configurações do driver proprietário e a tela do notebook passou de tela 1 para tela 2, e o monitor passou de tela 2 para tela 1, ativei tudo denovo e pronto, o monitor com tela 1 dá pra abrir o libreoffice nele e o do notebook ficou como um auxiliar que no meu caso só uso o firefox nessa segunda tela.

De certa forma uma resolução parcial.

Realmente consegui usar com o driver livre, o monitor 1440x900 o ubuntu não reconhecia, testei em outro monitor e deu certo.

Agora estou rodando com driver livre, tela do note 1366x768 + monitor samsung 1280x1024 e todos 2 com unity.

Ficar melhor do que com o driver proprietário.

Offline ivo acioly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Libreoffice não abre no segundo monitor
« Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2012, 09:27 »
Você já tentou igualar as resoluções dos monitores? (em algum deles terá que reduzir).

Já mais ai não teria muito sentido, ficar usando um monitor todo distorcido.

O que fiz foi o seguinte, removi todas as configurações do driver proprietário, reiniciei, fui em Monitor do Ubuntu mesmo, desativei a tela do notebook e ativei o monitor, depois disso fui nas configurações do driver proprietário e a tela do notebook passou de tela 1 para tela 2, e o monitor passou de tela 2 para tela 1, ativei tudo denovo e pronto, o monitor com tela 1 dá pra abrir o libreoffice nele e o do notebook ficou como um auxiliar que no meu caso só uso o firefox nessa segunda tela.

De certa forma uma resolução parcial.

Realmente consegui usar com o driver livre, o monitor 1440x900 o ubuntu não reconhecia, testei em outro monitor e deu certo.

Agora estou rodando com driver livre, tela do note 1366x768 + monitor samsung 1280x1024 e todos 2 com unity.

Ficar melhor do que com o driver proprietário.

Você notou uma perca no rendimento da bateria com o driver livre? O driver proprietário ele reajusta algumas opções de brilho/cor para dar um ganho na bateria. No caso do notebook HP DM1-3250.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Libreoffice não abre no segundo monitor
« Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2012, 11:20 »
Entre unity e xubuntu padrão o segundo consome menos. Só uso o driver livre, não medi com o proprietário. Outro fator é que fico muitas horas com o equipamento ligado, por isso uso bastante com o carregador.

Logo que comprei o equipamento cheguei a 4h:50min de uso constante só na bateria.

Considere que esses dados são relativos, depende do que estamos usando ou do que está ativado por padrão, por exemplo, ativar/desativar o bluetooth, ouvir música (depende do volume), se não estiver usando desativar o wireless, reduzir brilho, hibernar quando se afastar do notebook... como pode notar as variáveis são inúmeras.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline ivo acioly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Libreoffice não abre no segundo monitor
« Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2012, 09:37 »
Entre unity e xubuntu padrão o segundo consome menos. Só uso o driver livre, não medi com o proprietário. Outro fator é que fico muitas horas com o equipamento ligado, por isso uso bastante com o carregador.

Logo que comprei o equipamento cheguei a 4h:50min de uso constante só na bateria.

Considere que esses dados são relativos, depende do que estamos usando ou do que está ativado por padrão, por exemplo, ativar/desativar o bluetooth, ouvir música (depende do volume), se não estiver usando desativar o wireless, reduzir brilho, hibernar quando se afastar do notebook... como pode notar as variáveis são inúmeras.

Com certeza, mais no driver proprietário o rendimento com certeza é maior, já fiz testes em relação a isso, principalmente pq com o driver proprietário ele usa um sistema de gerenciamento de cores e gama da tela, fazendo com que melhore demais o desempenho, já cheguei a usar por 7 horas seguidas, utilizando apenas google chrome e remmina praticamente.

Sobre o LibreOffice, eu ainda fazendo umas cagadas aqui no Ubuntu 12.04 e acabei formatando o pc e instalando direto o Xubuntu 12.04 e fiquei usando o driver livre.

Estou configurado com o dual monitor no Xubuntu com driver livre e ficou perfeito, o LibreOffice baixei na internet e instalei, tá funcionando no segundo monitor sem problemas.

O melhor que achei em relação do Xfce para o Gnome Classic, é que no Xfce eu posso dizer que a Barra de Tarefas é do monitor X ou do monitor Y, no gnome não dá p/ fazer isso, ai toda vez que eu logava sem um monitor ligado ficava 2 barras de tarefas.

Por isso é importante testar várias distros, e realmente se encaixou perfeito comigo.