Autor Tópico: Discussão acerca da atualização problemática  (Lida 8460 vezes)

Offline Yarwinish

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Discussão acerca da atualização problemática
« Online: 22 de Agosto de 2006, 22:32 »
Bem amigos gostaria de trazer esse assunto à tona. Foi um problema que sem dúvida gerou muita dor de cabeça em usuários do Ubuntu em todas as partes do mundo. Vou colar aqui o que eu mesmo disse no outro tópico, mais orientado para a solução do problema ao invés da discussão do mesmo.

Citar
Gostaria de dizer que isso foi uma falha grave da equipe de desenvolvimento do ubuntu. Nós podemos muito bem entrar aqui e resolver o problema, mas e quem não tem essa visão ? E quem teve o ubuntu instalado por um amigo e não tem esse hábito de procurar a solução nos fóruns ?

Fiquei bem irritado quando constatei que o defeito na interface gráfica havia sido causado por uma atualização oficial, ao invés de uma falha minha. Por um outro lado pensei que falhas simplesmente ocorrem e que é praticamente impossível uma equipe, por melhor que ela seja, manter um determinado serviço 100% funcional durante 100% do tempo. Ainda mais se tratando de um serviço gratuito.

Mas o que é fato é que com certeza alguém deve ter ficado extremamente desapontado com o Ubuntu, ou até mesmo desinstalado-o completamente do seu HD. Até passou isso pela minha cabeça, mesmo já utilizando durante uns 7 meses esse sistema operacional.

O que acham ? Como foi a reação de vocês ?

Editado :

Só para esclarecer para quem "pegou o barco andando" : No dia 22 de Agosto foi liberada nos repositórios uma atualização do X que "quebrou" a interface gráfica, dando um tremendo susto nos usuários da distribuição, por pensarem se tratar de um problema individual. Já foi liberado um fix, mas a atualização problemática ficou nos repositórios por mais tempo do que eu poderia imaginar.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2006, 22:35 por Yarwinish »

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Discussão acerca da atualização problemática
« Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2006, 00:06 »
vou me expressar de uma maneira rapida e simples ...
todo mundo erra, e isso inclui a comunidade e os masters of universe (galera do repositorio).
E como o galactus disse, duvido que a microsoft refizesse a atualização tao rapida como fizeram ...
 ;)

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Re: Discussão acerca da atualização problemática
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2006, 09:08 »
idem...


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Discussão acerca da atualização problemática
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2006, 09:26 »
Só outro exemplo do cuidado da Microsoft, o XP tinha um Bug horrível que descarregava as baterias dos Notebooks rapidamente quando o usuário fazia uso da porta USB. Sabe quanto tempo a MS levou para concertar isso? Pelo menos 2 anos! Agora me diga, você não ficava sem a parte gráfica, mas sua autonomia do Notebook era ínfima, te obrigando a não usar a porta USB do mesmo. Alguém aqui já leu algo dos felizes usuários do XP a respeito desse Bug? Alguém deixou de usar o XP?


Citar
A empresa também admitiu que a falha, que se localiza no driver ACPI (Advanced Configuration and Power Interface) do Windows XP SP2, continuará sem correção indefinidamente.

Isso sim pra mim é o maior papelão!


Todos os sistemas possuem falhas, com certeza depois da falha de ontem, os desenvolvedores do Ubuntu irão redobrar a atenção neste tipo de falha crítica.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Discussão acerca da atualização problemática
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2006, 10:03 »
Como eu disse no outro tópico, foi uma escorregada que o pessoal do Ubuntu deu. Mas é de tirar o chapéu por terem achado o problema tão rápido e corrigiram. Só peço para terem atenção hehehe Não me mata do coração não hein gente haha  ;D
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Discussão acerca da atualização problemática
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2006, 10:06 »
Foi um erro grave, e não vou defender ninguém
falta de responsabilidade mesmo, antes de colocar um pacote "ESTÁVEL" para download diversos testes devem ser feitos, porque que vocês acham que o Debian demora tanto para sair uma nova versão?
veja bem uma versão estável, é muito diferente da que eu uso diariamente, onde eu sei que os problemas podem ocorrer a qualquer momento...agora imagina em empresas com milhares de máquinas ocorrer um troço destes? ainda mais uma distro que leva no sobrenome LTS "Long Term Support" é no mínimo inaceitável um bug deste tipo pelo menos para mim, já que é um dos principais pacotes de qualquer distro.


Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Re: Discussão acerca da atualização problemática
« Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2006, 11:25 »
Xterminator ia demitir o responsavel ! huahuahauahua eu nem cheguei a atualiza eu vi os avisos no forum uhauha !

mais que foi uma falha ala microsoft foi !


Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Discussão acerca da atualização problemática
« Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2006, 12:27 »
Xterminator ia demitir o responsavel ! huahuahauahua eu nem cheguei a atualiza eu vi os avisos no forum uhauha !

mais que foi uma falha ala microsoft foi !




Pelo menos já falaram qual foi o erro??? rs.rs. pois é biohazard não ia radicalizar assim, mas um belo puxão de orelha cairia bem, queria saber qual foi o erro, eu já peguei coisas piores nas versões instáveis "mas isto é normal" eu já tive que corrigir um monte de arquivo faltante uma vez que atualizei o Xorg na transição pro breezy rsrs falaram até que eu era ninja porque era um dos poucos a fazer o X funcionar na época, tive que fazer várias gambiarras mas consegui e só não estou ainda com o mesmo sistema por causa de um pau no meu HD antigo, mas eu vivo de atualizações por isto acho que o pessoal deveria ter mais cuidado "pelo menos na estável"
http://forumgdh.net/viewtopic.php?t=246344&highlight=xterminator+ninja
http://forumgdh.net/viewtopic.php?t=238102&highlight=breezy
http://forumgdh.net/viewtopic.php?t=237594&highlight=breezy

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Discussão acerca da atualização problemática
« Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2006, 13:14 »
Bem... eu concordo que todo mundo erre, até o Papa, somos humanos.
Agora no meu ponto de vista, isto não poderia ocorrer. Um erro semelhante ocorreu quando O Dapper era instável ainda, e eles estavam cientes que ao lançar o update no repositório as placas nvidia não funcionariam, mas optaram por lançar assim mesmo e alegaram que o dapper estava em testes e que quem usava deveria saber disto.

Hoje, o problema foi bem maior, com todas (ou quase todas) placas de vídeo, mas o problema é que isto foi feito no Ubuntu ESTÁVEL. Isso denigre SIM a imagem da distribuição. Pra nós que estamos aqui discutindo e somos ratos de forums, pode parecer simples, agora é só dar um dist-upgrade e ja era, mas um grande número de usuários formatou a máquina por conta disso, podem ter certeza!

Ta parecendo Conectiva 9 isso aqui. Acho que eles precisavam de uma equipe mais completa com vários usuários pra testar bem os pacotes antes de lançar nos repositórios.

No entanto considero louvável que o update tenha sido relativamene rápido, e  relativamente em relação ao windows mesmo, pois ficou um dia inteiro esses updates no repositório.

sds

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Discussão acerca da atualização problemática
« Resposta #9 Online: 23 de Agosto de 2006, 16:08 »


Ta parecendo Conectiva 9 isso aqui. Acho que eles precisavam de uma equipe mais completa com vários usuários pra testar bem os pacotes antes de lançar nos repositórios.



Bem lembrado, eu nem tive problemas com o CL9 mas o caso foi bem parecido, e no 10 com a ajuda dos usuários ficou quase perfeito... o duro e arranjar usuários dispostos a fazer os testes, mas creio que deveriam criar um repositório para updates na estável com status de experimental assim só quem realmente quer contribuir com o projeto teria acesso aos pacotes, e depois de testados exaustivamente colocar a disposição, lógico que mesmo desta forma problemas ocorrerão.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2006, 16:11 por Xterminator »

Offline Ubuntu Surfer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Discussão acerca da atualização problemática
« Resposta #10 Online: 23 de Agosto de 2006, 18:21 »
Eu tive um problema sério com essa atualização, porque uso o desktop Ubuntu na minha empresa.

Sou cliente do Banco do Brasil e o Internet Banking deles tem um tal de identificador de computadores. Eu só havia identificado o desktop ubuntu. Na segunda, dia 21/08, tinha que pagar uns impostos de clientes pelo internet banking do BB, que venciam neste dia.

às 17:00 hs fiz a atualização do Xserver e por um motivo que não lembro reiniciei a máquina.

Não acessava o X, de jeito nenhum....Tentei até as 19:00 hs e não consegui. A minha sorte que próximo ao meu trabalho tem um terminal eletrônico do BB. Corri até lá e paguei as guias.... Se por qualquer motivo este terminal estivesse "fora do ar" (que é muito comum) eu teria que pagar no dia seguinte, assumindo uma multa de aprox. R$ 47,00.

Com o episódio, aprendi que sempre é bom conferir o feedback no fórum das principais atualizações do sistema.

Apesar desta falha, não troco o Ubuntu por nenhum outro SO. Muito menos o Janelas... O ganho de produtividade, após o uso do Ubuntu Linux como desktop padrão, foi muito grande.

Vida longa ao Ubuntu!!!

Offline Expect

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: Discussão acerca da atualização problemática
« Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2006, 20:41 »
Bem mas com tanta conversa o que se passou realmente? e outra pergunta a equipa de testes do Ubuntu n testou esse pacote? se nao  o que andao a fazer?

Desculpem a minha ignorancia no assunto.

Obrigado
GNU/Linux User #317824
Linux uma alternativa, não uma substituição.
http://hamacker.wordpress.com/script-ubuntu-perfeito/

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Discussão acerca da atualização problemática
« Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2006, 18:18 »
Aqui vão os meus comentários sobre o assunto.

1 - Errar é humano por isso é compreensível e justificável o erro do programador que criou o novo pacote.
2 - Em qualquer ramo de actividade existem processos de controlo qualidade que devem existir para garantir que os erros 1) não têm impacto para os utilizadores finais, aqui a Canonical falhou redondamente.
3 - Grandes empresas que suportam informática devem testar internamente as actualizações, seja estas de XP sejas de Linux, só depois disso as liberam para o ambiente interno.

Eles testaram o pacote mas apenas num conjunto muito reduzido de sistemas (provávelmente os dos programadores) onde o problema não se verificou.

Está a ser discutida a utilização de um repositório intermédio dapper-proposed para que as actualizações possam ser testadas para quem esteja diposto a correr o risco/ajudar.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Discussão acerca da atualização problemática
« Resposta #13 Online: 26 de Agosto de 2006, 11:08 »
No Site Oficial do Ubuntu eles pedem desculpa e dizem que afetou "alguns" PCs!

Dizem estar investigando o fato internamente do motivo de term lançado um update com falhas. Também afirmam estarem tomando todas as medidas par aque isso nunca mais volte a acontecer.

A note em Inglês:
 http://www.ubuntu.com/UpgradeIssue
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2