Autor Tópico: Ubuntu rodando de Pendrive, mas guardando configurações  (Lida 1250 vezes)

Offline hael3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
    • Universidade Federal do ABC
Ubuntu rodando de Pendrive, mas guardando configurações
« Online: 21 de Maio de 2012, 12:51 »
Pessoal, eu procurei bastante, e apesar de achar mensagens que citam o tema por todo o forum, é a quantidade de resultados do assunto é tão volumosa e complexa que achei melhor iniciar um tópico novo.

Estou rodando o Ubuntu de um pendrive, e gostaria que algumas configurações de teclado, papel de parede, arquivos de texto, planilhas, etc que eu produzisse ficassem gravadas para um próximo boot. Procurei informações sobre isso e o máximo que eu consegui descobrir e mesmo disso não tenho certeza, mas o nome do que eu quero seria "persistência". Como eu faço isso?

Obrigado pela ajuda!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu rodando de Pendrive, mas guardando configurações
« Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2012, 12:58 »
Ola

Use o programa Unetbootin para criar um pendrive bootável a partir de uma .Iso e crie um arquivo de persistencia ( ele cria para voce )

[]'s

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ubuntu rodando de Pendrive, mas guardando configurações
« Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2012, 13:20 »
Se você tem alguma versão do Ubuntu instalado no seu HD ele tem um programa que faz isso e no Ubuntu 12.04 se chama criador de discos de inicialização. Acho que em outras versões ele tem um nome diferente.

Pesquisando agora pouco no fórum descobri isto:

Citar
Criando um Pen Drive inicializável no Ubuntu com o USB-Creator:
http://www.youtube.com/watch?v=IKSrG59cDss
fonte: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,80944.0.html

O nome do programa em versões mais antigas do Ubuntu é USB-Creator, mas é o mesmo programa. Ele tem a opção de criar um espaço para persistência ou não criá-la, observe o vídeo.

No caso de não ter o Ubuntu já instalado, use a dica do Tota, mas eu acho que na ISO do Ubuntu, se você colocar num CD, ele tem um aplicativo .exe para rodar pelo windows e fazer a mesma coisa, mas não tenho certeza no momento, portanto veja aí.

Fui verificar aqui num pendrive que tenho com o Ubuntu 12.04 e não existe mais um .exe desse aplicativo. O único .exe que contém na ISO é o wubi.exe que serve para instalar o Ubuntu dentro do windows. Não lembro ao certo, mas acho que foi no Ubuntu 10.04 ou no Ubuntu 10.10 que havia visto um .exe de um aplicativo par criar pendrive com o Ubuntu.

Acabei de verificar que é na ISO do Ubuntu 10.10 que existe o aplicativo USB-Creator.exe além do wubi.exe e que portanto deve ser o equivalente ao que existe no SO Ubuntu. Não sei se no Ubuntu 11.04 e no Ubuntu 11.10 veio ele também, pois no Ubuntu 12.04 não veio, indicando que ele foi descontinuado.

« Última modificação: 21 de Maio de 2012, 14:20 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].