Autor Tópico: Papo de buteco: você defende o Linux?  (Lida 8176 vezes)

Offline Julian Fernandes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
  • Ubuntu-BR-SC LoCo Team Leader
    • Ver perfil
    • Ubuntu-BR-SC
Papo de buteco: você defende o Linux?
« Online: 16 de Maio de 2012, 15:22 »
Hoje, ao invés de uma notícia ou tutorial, estou propondo um papo, uma discussão. Algo para refletirmos sobre o caminho do nosso estimado pinguim. A pergunta que moverá essa discussão é: você defende o Linux?

Quantas vezes  vocês se colocaram como defensores do nosso querido sistema operacional? Me peguei fazendo isso nesse final de semana, papo de boteco entre desenvolvedores, gamers e usuários comuns. Durante 4 horas de papo regrado a chopp e calabresa, me vi no meio de ataques de usuários de Windows e Mac, e devo dizer, o pinguim se defendeu muito bem.

Que tal juntar-se a nós nessa discussão? Basta acessar o post do blog Ubuntu-BR-SC e participar na sessão de comentários (:

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Papo de buteco: você defende o Linux?
« Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2012, 16:05 »
Defenderia apenas de 2005 pra cá com certeza o uso do linux. Desde que as distros começaram a ficar amigáveis e acessiveis ao público em sites e blogs. Antes disso não recomendaria.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Papo de buteco: você defende o Linux?
« Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2012, 16:10 »
Defenderia apenas de 2005 pra cá com certeza o uso do linux. Desde que as distros começaram a ficar amigáveis e acessiveis ao público em sites e blogs. Antes disso não recomendaria.

Eu diria de 2004 pra cá. Ou seja, quando foi lançado o primeiro Ubuntu  ;D

clodoaldops

  • Visitante
Re: Papo de buteco: você defende o Linux?
« Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2012, 16:51 »
De 2008 p/ cá pq foi qdo comece com o Ubuntu-8.04. ;D ;D ;D
Mas rodar games atuais ainda é o calcanhar de aquiles! :'(

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Papo de buteco: você defende o Linux?
« Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2012, 18:15 »
Defendia, quando só usava ele. Hoje uso windows 7. Hoje já pondero muita informação que antes eu só repetia o que lia aqui no fórum

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Papo de buteco: você defende o Linux?
« Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2012, 18:19 »
Defendia e muito. Hoje parei um pouco, pois acredito que forçar opiniões e ideologias de o que/qual é melhor não é uma coisa boa a fazer. Atualmente só assisto as discussões ferrenhas entre linux, Mac e Windows da poltrona, comendo pipoca.  ;D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Safetec

  • Visitante
Re: Papo de buteco: você defende o Linux?
« Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2012, 11:43 »
Eu defendo porque sou Bacharel em Direito e não é ético defender a pirataria.

A Microsoft, assim como a Apple, sempre utilizou métodos imorais de perpetuação no mercado, assim como outras instituições da nossa sociedade, como as instituições de ensino católicas e a Igreja Universal do Reino de Deus, que não vem ao caso. O Google está no mesmo caminho.

A Microsoft foi uma empresa criada pelo empresário (na época um pirralho, estudante de administração de empresas) Bill Gates. Antes de fundar a empresa, ele trabalhou como programador de uma máquina inventada na época (década de 80), que utilizava cartões perfurados. Ele ganhou experiência, mas nunca foi um gênio da computação e muito menos da programação. Ele era empresário. Um dia ele procurou a IBM e vendeu para outros administradores de empresa e advogados um produto que não existia, um sistema operacional chamado DOS. Após fechar negócio e conseguir um contrato milionário com a IBM, Bill Gates começou a procurar dentro das universidades estudantes (talvez entre pesquisadores e alunos de pós-graduação) um sistema operacional. Ele encontrou uma vítima e comprou por alguns milhares de dólares os direitos autorais de um software muito ruim que viria ser conhecido como DOS. Foi assim que surgiu a grande empresa e "amiga" Microsoft, vendendo gato por lebre. O DOS foi instalado em todos os computadores IBM da época e com isso a Microsoft ganhou dinheiro para investir no seu primeiro produto, o Windows, uma interface gráfica do MS DOS.

Eu acredito que a Microsoft incentiva a pirataria... todos os computadores do mundo utilizam Windows porque é de graça... as pessoas instalam software pirata em seus computadores achando que são espertas, mas a verdade é que a Microsoft não precisa vender licenças para sobreviver. Quanto mais pirataria, melhor para a Microsoft, que vende licenças para empresas e instituições públicas, que realiza processos de certificação de programadores, etc. Além disso, a Microsoft vende pedaços de softwares para outras empresas de informática.

Eu defendo o Linux porque é ético, porque é gratuito e porque faz as mesmas coisas do Windows.


Discordo, você está generalizando muito a questão. Se você analisar países desenvolvidos a maioria dos Windows são licenciados. E realmente não consigo enxergar a Microsoft como incentivadora de pirataria, muito menos consigo entender sua frase que diz que a Microsoft não precisa vender licenças para sobreviver. De onde você tirou isso?

Offline zhafual

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Papo de buteco: você defende o Linux?
« Resposta #7 Online: 26 de Maio de 2012, 06:38 »
Sim, você está certo.

Offline Antonio Novaes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Papo de buteco: você defende o Linux?
« Resposta #8 Online: 28 de Maio de 2012, 00:58 »
Defendo sim!
Acredito que todos os usuários tem o DIREITO de escolher que sistema quer usar, cada um tem seus critérios (facilidade, popularidade, segurança, estabilidade e por ai vai). Não quero persuadir outros falando de falhas de maneira expontânea de outros SO's, uma técnica que uso para estimular o Linux é simples mente usar na frente de outros e comentar seus aspectos positivos tanto de usabilidade (funcionais) quanto de oportunidades de mercado de trabalho. Quando ouço essas conversa dequal o S.O. é melhor eu deixo a conversa rolar, geralmente isso não leva a nada, mas quando vem críticas destrutivas, com a intensão de contranger ai sim entro na guerra´, sei reconhecer algumas carências do linux (isso se dá mais no ramo comercial, lucrativo de jogos e compatibilidade com alguns programas comerciais e de foco a massa - povão) e constumo dizer o seguinte:

- Multiusuário mesmo em modo texto;

- Sistema de arquivo estável com muitas ferramentas de manutenção;

- Atualização em tempo rápido;

- Com possibilidade de receber vários "Add-ons/extensões" (ferramentas para auxiliar o trabalho);

- Personalização técnica (partição, permissões, links e outras) e de interface;

- Ampla possibilidade de comunicação com vários outros sistemas e redes;

- Grande comunidade de suporte por praticamente 24hs e 7 dias por semana;

- Alto nível de segurança;

- Manutenção remota com custo baixo de link (não precisa interface
gráfica, mas é possível, que aumenta ENORMEMENTE este custo);

- Um sistema que veio de plataforma de servidores e migrando para plataforma cliente, e não o inverso como tem sido em outros sistemas.

Alguns sistemas operacionais tem atualização com o tempo mínimo de 168hs (7 dias), enquanto a falha crítica continua "em aberto" e quanto aos sitemas Linux's tem um prazo médio de 24hs para receberem atualizações críticas. Conta com uma grande quantidade de pessoas para dar suporte, não só uma empresa, mas sim uma vasta comunidade, Exemplo: RedHat, HP, Canonical, Sun (Oracle), IBM e todos os programadores/hackers que colaboram com descobertas e contribuição de código. Então nota-se que o sistema Linux tem uma ampla base e solides.

Escrevi um texto com o título: Por que uso o linux, quem quiser ler está no link https://sites.google.com/site/...

Abraço a todos!!!
Antonio Novaes
Analista de Sistemas

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Papo de buteco: você defende o Linux?
« Resposta #9 Online: 28 de Maio de 2012, 02:38 »
Escrevi um texto com o título: Por que uso o linux, quem quiser ler está no link https://sites.google.com/site/...

Abraço a todos!!!

Poderia  passar  corretamente  o  link?  pois  o  link  só  linka  para  a  página  do  Google  Sites.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline Antonio Novaes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Papo de buteco: você defende o Linux?
« Resposta #10 Online: 28 de Maio de 2012, 09:35 »
Antonio Novaes
Analista de Sistemas

Offline Henrique1977

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
    • Ver perfil
Re: Papo de buteco: você defende o Linux?
« Resposta #11 Online: 28 de Maio de 2012, 13:14 »
Segue o link inteiro: https://sites.google.com/site/antonionovaesjr/linux/por-que-uso-linux
Vou  dar  uma  lida  no  Artigo  Antonio  Novaes.
Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html

Offline eaxgrande

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 514
  • "Todo homem, por natureza, quer saber"
    • Ver perfil
Re: Papo de buteco: você defende o Linux?
« Resposta #12 Online: 28 de Maio de 2012, 18:00 »

Eu acredito que a Microsoft incentiva a pirataria... todos os computadores do mundo utilizam Windows porque é de graça... as pessoas instalam software pirata em seus computadores achando que são espertas, mas a verdade é que a Microsoft não precisa vender licenças para sobreviver. Quanto mais pirataria, melhor para a Microsoft, que vende licenças para empresas e instituições públicas, que realiza processos de certificação de programadores, etc. Além disso, a Microsoft vende pedaços de softwares para outras empresas de informática.

Eu defendo o Linux porque é ético, porque é gratuito e porque faz as mesmas coisas do Windows.

Nossa...

Nunca tinha pensado por esse lado. Pra mim, tá fazendo sentido.

Se eu pudesse, nunca mais usava windows. Mas sou obrigado a usar softwares pra esse sistema. E não por que não haja similar (tá certo, pode ser que pra algumas coisas ainda não tenha mesmo), mas por que sou obrigado. Não me deixam usar outra coisa.

Na minha faculdade os computadores têm dual boot com windows 7 e OpenSuse. Mas tudo o que se aprende lá, é obrigatoriamente no Win7!

Exemplo: XLplot. Roda nos dois SO. Eu mesmo uso aqui no Ubuntu pelo wine. Lá na faculdade? É W7. E assim vale pra qualquer outro programa: Autocad, Matlab, etc, etc, etc (uns 20, no desktop)

Eu descobri o dual boot por que vi na hora de iniciar a máquina. Nem nos avisam que existe um Linux lá, pra quem quiser experimentar. (é claro que eu experimentei) Mas, experimentar pra quê, se não instalam nada nele...

Nesse cenário, sempre achei que o mínimo a fazer seria dar uma de "esperto" e usar tudo "piratão" mesmo, só pra sacanear. (Olha a apologia pirata ai, kkkkk) Parece coisa de terrorista ;D ;D ;D

Nem considerei a hipótese de ser ou não ser ético...Pra mim, parece uma guerra desigual demais. Eu, uma formiguinha, tentando ser ético ao tratar com "mooonstros"...

Mas pelo visto, nem assim eu escapo de estar na mão desses caras...



Ubuntu-Mate 16.04 Xenial
Lubuntu-LXQt 20.04 Focal

Creto

  • Visitante
Re: Papo de buteco: você defende o Linux?
« Resposta #13 Online: 28 de Maio de 2012, 18:14 »
Digamos que eu apresente-o da forma correta. Falando a verdade.

T+

Offline jorge505

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 430
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
    • Tutoriais GIMP
Re: Papo de buteco: você defende o Linux?
« Resposta #14 Online: 28 de Maio de 2012, 18:30 »
Aprendi que é muito mais fácil mostrar o potencial do Ubuntu utilizando-o em locais que frequento, como no colégio, do que falar, falar, e falar mais um pouco sobre a qualidade do Linux e suas distros, mas claro, defendê-o quando se iniciam certas discussões  ;)