Erro na desinstalação e instalação de novos pacotes

Iniciado por Bulls_Eye, 15 de Maio de 2012, 18:19

tópico anterior - próximo tópico

Bulls_Eye

eu coloquei pra corrigir mas continua dando erro...Mas o estranho é que mesmo falando que deu erro o programa desinstala  ele some do pc.Mas tenho medo que ainda deixe rastros e possa encher a memória do PC entende?

linuser104

Citação de: Bulls_Eye online 22 de Maio de 2012, 15:57
eu coloquei pra corrigir mas continua dando erro...Mas o estranho é que mesmo falando que deu erro o programa desinstala  ele some do pc.Mas tenho medo que ainda deixe rastros e possa encher a memória do PC entende?

A uns dias atrás eu já estava escrevendo um procedimento até que o rodrigo.miguel lhe ajudou e parecia que tinha dado certo, pois você tinha deixado de postar por aqui, então vou colar aqui o que tinha escrito que salvei num arquivo de texto, caso não tivesse solucionado o caso e eu não ter que escreve tudo outra vez.

Atenção que o que vou falar é para o problema original que você postou aqui, se ele mudou de forma, não use o que vou falar. Também digo que esse método de força bruta pode causar sérios problemas no seu sistema ubuntu caso não funcione, portanto fique ciente do risco que corre e não me culpe depois ok?

Era isso aqui:

Já ajudei um camarada em uma versão bem antiga do Ubuntu que estava com um pacote com um instalação malfeita e que impedia de usar o apt-get/Synpatic ou qualquer outro. A solução é meio que força bruta, mas para fazê-la você tem que identificar o pacote (ou pacotes) com problemas e é arriscado.

Identificando o pacote, vá a:

/var/lib/dpkg/info

lá identifique todos os arquivos que começam pelo nome do pacote com defeito e terminam com as extensões:

.conffiles
.md5sum
.postinst
.postrm
.preinst
.list

encontrado algo, delete-os como root.

Depois vá a pasta /var/lib/dpkg e abra o arquivo:

status

procure pelas linhas relativas a nome dos pacotes com defeito e retire-os (São várias linhas). Por exemplo, se o pacote com defeito fosse o whoopsie (atenção, é só um exemplo de pacote) aí procurando no arquivo status por ele, você teria de remover tudo isso aqui:

CitarPackage: whoopsie
Status: install ok installed
Priority: optional
Section: utils
Installed-Size: 107
Maintainer: Evan Dandrea <ev@ubuntu.com>
Architecture: i386
Source: whoopsie-daisy
Version: 0.1.32
Depends: libc6 (>= 2.8), libcurl3 (>= 7.16.2-1), libgcrypt11 (>= 1.4.5), libglib2.0-0 (>= 2.31.8), upstart-job, adduser
Pre-Depends: dpkg (>= 1.15.7.2)
Conffiles:
/etc/init/whoopsie.conf 556e585ea8031e4ad3bf18c3e327fa01
/etc/default/whoopsie c17ce59a6bf167443b2b673bb57ba885
Description: Ubuntu crash database submission daemon
This program submits crash reports back to an Ubuntu server.
Homepage: http://wiki.ubuntu.com/ErrorTracker

Cuidado para não remover outras linhas de outros pacotes que possuem o pacote em questão como dependência, apenas remova a partir da linha que contém: Package: nome_do_pacote e as linhas seguintes relativas ao mesmo pacote.

Por fim com os .deb dos arquivos no seu computador usar o comando:

sudo dpkg -i --force-all nome_exato_do_pacote.deb

Para cada um deles e depois só para garantir:

sudo dpkg --configure -a && sudo apt-get -f install && sudo apt-get --fix-missing install && sudo apt-get clean && sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

Isso é arriscado e para ser feito somente se nada mais der certo. Se você não puder fazer outra instalação do Ubuntu e quiser tentar essa dicas faça um backup dos seus arquivos importantes.

Caso nada dê certo reinstalar é fazer todo o procedimento que você fez para instalar o seu Ubuntu, formatando a partição que essa instalação foi feita e instalando o ubuntu, do zero, nela outra vez.

Se quiser ouvir outras opiniões antes de tentar essa dica mais radical, fique a vontade.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Bulls_Eye

como eu sou novo no Ubuntu acho melhor n arriscar fazer isso,senão posso fazer algo que de errado =/
Acho melhor eu chamar um técnico pra re instalar o ubuntu do zero msm

Tota

Citação de: Bulls_Eye online 22 de Maio de 2012, 15:57
eu coloquei pra corrigir mas continua dando erro...

Ola

Se postar o erro fica mais facil ao forum ajudar.

[]'s

linuser104

Citação de: Bulls_Eye online 22 de Maio de 2012, 16:47
como eu sou novo no Ubuntu acho melhor n arriscar fazer isso,senão posso fazer algo que de errado =/
Acho melhor eu chamar um técnico pra re instalar o ubuntu do zero msm

Esqueci de dizer que a dica é só para o caso de não ter mais o que fazer e então já que vai reinstalar o Ubuntu, se fosse o caso, não custaria tentar, pois poderia resolver o problema sem ter toda a trabalheira de uma reinstalação.

Como não se sente seguro, melhor mesmo deixar para lá.

Uma pergunta não foi você quem instalou o Ubuntu aí?

Se foi você, a reinstalação é simples.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Bulls_Eye

eu usava o ubuntu 11.10 e atualizei pro 12.04 mas foi um técnico que instalou o 11.10 pra mim

quando fui dar update deu isso aqui(isso depois de clicar em corrigir pacotes quebrados)
E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11: Recurso temporariamente indisponível)
E: Não foi possível obter acesso exclusivo ao directório de administração (/var/lib/dpkg/), outro processo está a utilizá-lo?

linuser104

Citação de: Bulls_Eye online 22 de Maio de 2012, 17:11
eu usava o ubuntu 11.10 e atualizei pro 12.04 mas foi um técnico que instalou o 11.10 pra mim

Ok.

Eu particularmente sempre prefiro fazer uma instalação limpa (do zero) do que atualizar uma versão já em uso e nunca precisei reinstalar o Ubuntu por problemas no mesmo, apenas para troca de versão.

Porém muitos outros atualizam e não reclamam, mas vejo mais erros em versões atualizadas do que instaladas do zero.

rodrigo.miguel

quando fui dar update deu isso aqui(isso depois de clicar em corrigir pacotes quebrados)
E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11: Recurso temporariamente indisponível)
E: Não foi possível obter acesso exclusivo ao directório de administração (/var/lib/dpkg/), outro processo está a utilizá-lo?

O Synaptic estava aberto?

linuser104

Esse erro ocorre por que você já tem um processo instalador rodando aí e não pode usar outro do tipo ao mesmo tempo.

Por exemplo, se você está com o synaptic ou central de programas aberto, não pode usar pelo terminal o comando apt-get e vice-versa. Não pode usar o apt-get ou aptitude com outras instâncias desses comandos em execução.

rodrigo.miguel

Você não está dando o feedback adequado para sabermos se está seguindo as instruções que estamos passando.

Assim fica difícil.

Você fez o passo que passei antes - desabilitou os repositórios Ubuntu Games?

Bulls_Eye

sim desabilitei e recarreguei o synaptic sem problemas.Cliquei em corrigir pacotes quebrados e quando fui tentar instalar algo deu o mesmo erro:
Erros foram encontrados durante o processamento de:
whoopsie
landscape-common
landscape-client
landscape-client-ui

E aquele erro do update era por causa do synaptic sim,o update aparentemente deu certo mas instalação e desinstalação de programas continua dando erro do whoopsie e lanscape...

linuser104

Citação de: Bulls_Eye online 22 de Maio de 2012, 17:28
sim desabilitei e recarreguei o synaptic sem problemas.Cliquei em corrigir pacotes quebrados e quando fui tentar instalar algo deu o mesmo erro:
whoopsie
landscape-common
landscape-client
landscape-client-ui

E aquele erro do update era por causa do synaptic sim,o update aparentemente deu certo mas instalação e desinstalação de programas continua dando erro do whoopsie e lanscape...

qual o resultado dos comandos:

ls /var/lib/dpkg/info | grep whoopsie

ls /var/lib/dpkg/info | grep landscape-common

ls /var/lib/dpkg/info | grep landscape-client

ls /var/lib/dpkg/info | grep landscape-client-ui

rodrigo.miguel

Você já tentou remover o whoopsie?

sudo apt-get purge whoopsie

Outra coisa que você pode tentar é instalar o aptitude. É um gerenciador de pacotes muito bom, ótimo para solucionar este tipo de problema.

Se você conseguir instalar...

sudo apt-get install aptitude

Depois de instalar, execute:

sudo aptitude update

E ver que tipo de mensagem ele retorna - talvez ele mesmo indique a solução.

linuser104

Boa dica do rodrigo.miguel

sudo apt-get install aptitute

para instalar o aptitude.

sudo aptitude update

para atualizá-lo.

sudo aptitude reinstall whoopsie landscape-common landscape-client landscape-client-ui

para reinstalar os pacotes problemáticos usando o aptitude.

Caso continue com problemas:

sudo aptitude purge whoopsie landscape-common landscape-client landscape-client-ui

para remover os pacotes problemáticos pelo aptitude.

Bulls_Eye

Esses foram os resultados dos comandos,como eu desinstalei o whoopsie com o purge n apareceu nada.

ls /var/lib/dpkg/info | grep landscape-common
landscape-common.config
landscape-common.list
landscape-common.md5sums
landscape-common.postinst
landscape-common.postrm
landscape-common.prerm
landscape-common.templates

ls /var/lib/dpkg/info | grep landscape-client
landscape-client.conffiles
landscape-client.config
landscape-client.list
landscape-client.md5sums
landscape-client.postinst
landscape-client.postrm
landscape-client.prerm
landscape-client.templates
landscape-client-ui.conffiles
landscape-client-ui-install.list
landscape-client-ui-install.md5sums
landscape-client-ui.list
landscape-client-ui.md5sums

ls /var/lib/dpkg/info | grep landscape-client-ui
landscape-client-ui.conffiles
landscape-client-ui-install.list
landscape-client-ui-install.md5sums
landscape-client-ui.list
landscape-client-ui.md5sums

E aparece o mesmo erro com aptitude =/
dpkg: erro processando landscape-common (--configure):
sub-processo script post-installation instalado retornou estado de saída de erro 1
dpkg: problemas de dependência impedem a configuração de landscape-client:
landscape-client depende de landscape-common (>= 12.04.3-0ubuntu1); porém:
  Pacote landscape-common não está configurado ainda.
dpkg: erro processando landscape-client (--configure):
problemas de dependência - deixando desconfigurado
dpkg: problemas de dependência impedem a configuração de landscape-client-ui:
landscape-client-ui depende de landscape-client (>= 12.04.3-0ubuntu1); porém:
  Pacote landscape-client não está configurado ainda.
dpkg: erro processando landscape-client-ui (--configure):
problemas de dependência - deixando desconfigurado
landscape-common
landscape-client
landscape-client-ui