Autor Tópico: scripts carregados na inicialização  (Lida 4672 vezes)

Offline bzvieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
scripts carregados na inicialização
« Online: 14 de Maio de 2012, 23:18 »
Olá, gostaria de saber como resolver a seguinte situação.  Sou professor de um laboratório de Informática Educativa de uma prefeitura municipal e foi instalado em dual boot o windows server 2008 e o linux educacional 4.  Acontece que neste novo sistema instalado há um servidor e qualquer problema na internet não deixa as estações se logarem (as estações carregam o sistema até o ponto que chega no logim mas a partir daí não entra de jeito nenhum).  A empresa que implantou esse sistema é uma tal de mstech (tem também um tal de bluecontrol).  A pergunta é haveria como mexer na inicialização  (tem que ser via live-cd, pois o sistema não deixa nem fazer o login) para alterar a incialização para que entrasse no sistema "puro" sem ter que se logar no servidor). Se alguém puder dar um esclarecimento,agradeço.  Preciso dessa informação tanto para o linux educacional quanto para o "outro".  Agradeço

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: scripts carregados na inicialização
« Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2012, 07:33 »
Ola,

Acontece que neste novo sistema instalado há um servidor e qualquer problema na internet não deixa as estações se logarem (as estações carregam o sistema até o ponto que chega no logim mas a partir daí não entra de jeito nenhum)

Seu caso é um pouco mais complexo que imagina.

Provavelmente os terminais são "terminais burros( thin clients)" ou seja, rodam o sistema a partir do servidor, e quando não existe rede disponivel eles não logam. Ou o servidor é quem gerencia as maquinas terminais.

Adianto que alterar o sistema para fazer o que deseja, não pode ser feito por servidor publico ( a maquina é propriedade do Estado/Municipio ) não habilitado. Se voce o fizer incorre em infração sujeita a penalidades.
( danos ao patrimonio publico )

Contate o desenvolvedor da solução adotada aí em seu sistema e eles devem resolver.

MStech => http://www.mstech.com.br/
Blue Control => http://suporteinternet.acessaescola.sp.gov.br/BlueControlWeb/
http://www.slideshare.net/ntemiracatu/simulador-blue-control

Meu conselho: Não entre nesta...

[]'s

Movido para a sessão => Distribuições Derivadas do Ubuntu



Offline bzvieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: scripts carregados na inicialização
« Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2012, 19:16 »
Olá obrigado pela resposta mas não estou querendo alterar nada na distribuição que está instalada tanto que pretendia apenas comentar ou descomentar algum arquivo para ter a opção de ligar as máquinas quando a internet não estivesse funcionando.  Do modo como está, se a internet cai, as estações simplesmente não logam. Mesmo que a atividade que eu iria desenvolver não exigisse conexão com a web, eu simplesmente não consigo dar a aula.  Acho que não é o sistema de thin clients que está em execução nas estações, pois até com o servidor desligado as estações carregam o sistema até o ponto do login.  A partir daí é que a existência ou não da internet é que determina se o sistema vai ou não entrar.  Acho que é algum script que é executado na inicialização por isso iniciei o tópico.  Se puder me indicar os arquivos em que posso dar uma olhada eu agradeço e sigo por minha própria conta e risco.  Mais uma vez obrigado pela atenção.

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: scripts carregados na inicialização
« Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2012, 19:20 »
Qual é a marca do distribuidor, positivo ou daruma, ou outro?
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline bzvieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: scripts carregados na inicialização
« Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2012, 17:31 »
Daruma, e o linux é o educacioanal 4.0 (baseado no Ubuntu 10.04 , se não me engano)

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: scripts carregados na inicialização
« Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2012, 19:18 »
Ele é o proinfo rural? com um multiterminal de 5 monitores ligado a um computador? Porque  geralmente eles acompanham um DVD de recuperação. Aqui na minha escola, sou professor do proinfo e uso este tipo sistema, mas, veio com Linux Educacional 2.0, meio velho já né, e pra adiantar, ainda não tem internet no laboratório. Olha se vc tiver o DVD de recuperação do Linux Educacional 4.0 que acompanha o laboratório, vai ser bom de te dá algumas explicações, mas se não, fica difícil.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline bzvieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: scripts carregados na inicialização
« Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2012, 19:24 »
No meu laboratório é o Proinfo urbano.  Veio instalado o linux educacional 3 mas na virada do ano (2011/2012) a prefeitura instalou o Dual boot server 2008 e linux 4.0.  Não preciso do dvd de recuperação pois não vou reintalar o sistema.  Só quero saber quais arquivos são responsáveis pela inicialização (e os programas e scripts iniciados) do linux para ver o que posso fazer.

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: scripts carregados na inicialização
« Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2012, 20:30 »
Cara, não sou eu que vou dá conselhos no que fazer no laboratório, mas nunca se deve trocar os O.S. original da empresa não. Além do que, pode perder a garantia se der problemas no hardware devido a instalação de novo software, pelo o que entendi esse tal de mstech e bluecontrol, são espécies de aplicativos online, então sem sinal de internet não vai mesmo. Mesmo sendo a prefeitura que mandar trocar. Windows server! talvez até pirata, a filosofia do governo é usar software livre, para não usar windows pirata ou pagar por licenças absurdas.
« Última modificação: 16 de Maio de 2012, 20:42 por cajaboy »
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline bzvieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: scripts carregados na inicialização
« Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2012, 12:09 »
Alguém mais tem ulguma dica? podem me responder ao menos em qual arquivo estão os scripts e programas carregados na inicialização do ubuntu 10.04?