Autor Tópico: Mais um membro da minha família se tornando usuário do Ubuntu \o/  (Lida 3439 vezes)

eliseu_carvalho

  • Visitante
Moderadores: não sei se esse tópico fica melhor aqui ou em "Depoimentos", ajustem se for o caso.
_________________________________________________________________________________

É, gente... A "epidemia Ubuntu" tá contaminando a minha família, hehe  ;D
Depois de ter instalado o sistema primeiro no PC da minha irmã mais velha, depois no notebook de uma das minhas sobrinhas, hoje foi a vez do notebook de um dos meus cunhados. Ele tinha um Windows 7 Ultimate piratão e mal instalado, aí tratei de "libertá-lo"  :)
A configuração daquele notebook é a seguinte: processador Intel Pentium Dual Core T3200, HD de 160GB, 3GB de RAM, wifi/bluetooth e 4 portas USB 2.0. A placa de vídeo (infelizmente...) é SiS671, mas graças a este tutorial, consegui deixar a tela na resolução certa (1280x800).
Instalei pra ele o Ubuntu 12.04 LTS 64-bit com interface Unity 2D. Ele parece ter gostado muito da forma de trabalhar com o sistema. Mas pra ter certeza, me pediu pra testar a impressora (HP Deskjet 2050, igual à minha), a webcam e a leitora de cartões com chip (usada no site do Banrisul). Deu tudo certo.
Vou dar um prazo de um mês pra ele analisar o sistema e ver se consegue se adaptar bem, até porque ele é dono de uma pequena empresa e usa o notebook no serviço. Se não houver "choradeira" nesse período... então feito  ;D
« Última modificação: 05 de Maio de 2012, 22:03 por eliseu_carvalho »

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Mais um membro da minha família se tornando usuário do Ubuntu \o/
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2012, 11:48 »
Eu não tenho nada contra o Ubuntu, mas prefiro algo mais parecido com o Windows.

Quanto a escolher uma interface parecida com a do Windows, eu quis justamente o oposto: uma interface o mais diferente possível, pra mostrar algo mais interessante pro meu cunhado. E ele adorou a barra lateral com acesso direto aos programas mais usados :)
« Última modificação: 06 de Maio de 2012, 18:03 por eliseu_carvalho »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Mais um membro da minha família se tornando usuário do Ubuntu \o/
« Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2012, 16:17 »
@eliseu_carvalho

Minha esposa também se encantou com a barra lateral do Ubuntu...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

clodoaldops

  • Visitante
Re: Mais um membro da minha família se tornando usuário do Ubuntu \o/
« Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2012, 19:10 »
Em casa todas as maquinas tem dual-boot: desktop do filhão, notebook da patroa e meu notebook.
Todos vieram com windows e office originais de fabrica!

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Mais um membro da minha família se tornando usuário do Ubuntu \o/
« Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2012, 19:40 »
Em casa todas as maquinas tem dual-boot: desktop do filhão, notebook da patroa e meu notebook.
Todos vieram com windows e office originais de fabrica!

Até onde eu sei o MS Office pode tranquilamente ser instalado em Linux via Wine. Sendo licenciado então, melhor ainda.
Mas como todo bom entusiasta do open source, sempre sugiro o LibreOffice no lugar  ;D

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Mais um membro da minha família se tornando usuário do Ubuntu \o/
« Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2012, 17:16 »
Só pra constar: agora há pouco esse meu cunhado me ligou perguntando como se fazia pra instalar um programa "tipo Paint" pra filha dele, que também é minha afilhada. Mostrei pra ele como se instalava o TuxPaint pela Central de Programas. Ele conseguiu e ainda elogiou o Ubuntu  ;D

Offline Rayffe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Mais um membro da minha família se tornando usuário do Ubuntu \o/
« Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2012, 03:41 »
Só pra constar: agora há pouco esse meu cunhado me ligou perguntando como se fazia pra instalar um programa "tipo Paint" pra filha dele, que também é minha afilhada. Mostrei pra ele como se instalava o TuxPaint pela Central de Programas. Ele conseguiu e ainda elogiou o Ubuntu  ;D

É como o Baixaki... está tudo lá. O Fedora copiou a ideia do Ubuntu...

Sinceramente, eu não gosto. Isso só comprova que é difícil para um leigo (usuário comum) utilizar o Linux.

Seria interessante o Ubuntu desenvolver melhor os softwares destinados ao público que quer trabalhar... Libre Office, etc. Infelizmente é o contrário, o Windows possui as melhores ferramentas para uso profissional.

Mas está engatinhando... o Linux melhorou muito. Eu conheci uma versão antiga na década de 90.


Falar que pra quem joga. [Crianças de 13 anos]
Aqui na minha Live (X360) não conheço ninguem com menos de 20 anos.. como se jogos fossem coisas de crianças.. se fosse não existia classificação etaria..
Dizer que pra jogos um Pentium IV é o melhor
nem preciso dizer nada sobre isso..  http://www.youtube.com/watch?v=DhviqoNOHFM
É como o Baixaki... está tudo lá. O Fedora copiou a ideia do Ubuntu..
Ótemooo, a ideia foi tão boa que acho que até o windows vai ter uma central assim um dia!, se copiou mostra que a ideia foi maravilhosa, e eu só migrei de vez (Sim, só uso Linux) pela facilidade de se encontrar, instalar e trabalhar com o Ubuntu. Dificel pra usuario leigo? amigo se é dificel com a central de programas, imagine sem!
Seria interessante o Ubuntu desenvolver melhor os softwares destinados ao público que quer trabalhar... Libre Office, etc. Infelizmente é o contrário,
Cara, a canonical está diretamente envolvida na vinda do Steam pro Linux!, e ainda não ajuda?, outro exemplo: Recentemente foi anunciada uma sessão dedicada a Electronic Arts no Ubuntu Developer Summit, a empresa liberou dois jogos na Central de programas do Ubuntu: Lords of Ultima e Command & Conquer Tiberium Alliances. e ainda diz que o "Ubuntu" você deve se referir a mantenedora (Canonical) não ajuda?, poxa vida...

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Mais um membro da minha família se tornando usuário do Ubuntu \o/
« Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2012, 10:37 »
Rayffe, acho que ele quer um Linux "pra CDFs". Se é esse o objetivo, tem o Slackware, o Gentoo, o Arch...
Ubuntu e Fedora são para ser fáceis sim, para quem está iniciando - mas também para usuários avançados, pois tem muitas ferramentas de desenvolvimento.
Quanto a dizer que um sistema tem melhores programas que o outro... Pelo amor de Deus, né?! São plataformas diferentes, programas diferentes, públicos diferentes.

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Mais um membro da minha família se tornando usuário do Ubuntu \o/
« Resposta #8 Online: 11 de Maio de 2012, 11:03 »

Seria interessante o Ubuntu desenvolver melhor os softwares destinados ao público que quer trabalhar... Libre Office, etc. Infelizmente é o contrário, o Windows possui as melhores ferramentas para uso profissional.

Mas está engatinhando... o Linux melhorou muito. Eu conheci uma versão antiga na década de 90.


Interessante isso, as pessoas ainda não entenderam que a Canonical é dona de uma distribuição linux, sistema operacional é o kernel, ele é o linux.

Como distribuição ela apenas agrega valores ao kernel: programas, facilidades, empacota programas já compilados, dá suporte etc. Não é responsável pela criação de toda e qualquer espécie de softwares aplicativos que existem nos seus repositórios.

Quando muito ela pode sugerir melhorias, parcerias com os seus desenvolvedores para que eles melhorem seus softwares, mas nunca obrigar que tais desenvolvedores sigam determinada orientação, direção dela. Por isso programa como o pidgin já saiu do ubuntu como programa padrão para comunicações instantâneas, que o player de música vive mudando, alguns programas de gravação de vídeo sairam dos repositórios por nunca mais ter avançado (Xvidcap) e por vai.

As pessoas cobram da Canonical algo que não cabe a ela, a melhoria e equivalência a programas proprietários do windows. Engraçado que todos que reclamam por isso querem ter funcionalidades iguais com programas equivalentes e sem custo algum e isso nunca vai existir. AutoCAD, MS Office e outros grandes programas proprietários da plataforma windows na imensa maioria dos usuários que reclamam pela sua falta no linux, o usam de forma pirata no windows, sem pagar pela devida licença e querem, com a maior cara de pau, que os desenvolvedores de software livre o façam com a mesma desenvoltura e de forma livre.

Quero ver os que usam de forma lícita esses softwares pagos e super caros do windows reclamando do linux por não tê-los aqui. Com esse eu não tenho que dizer e apenas informar, é você tem razão volte para o windows, você tem melhor uso do PC lá e não aqui. Agora esses "revoltados" pirateadores que não pagam nada por lá e querem cantar de galo aqui eu digo: "cavalo dado não se olha os dentes". Se quer ser livre, correto, se adapte ao que o mundo Opensource tem ou pode oferecer, não dá para competir com programas proprietários pirateados, você usufrui de todo um esforço para criação de um software de maneira pirateada.


Com tudo isso não estou dizendo que programas livres são ruins, inferiores e um exemplo disso é o Libreoffice uma excelente suíte de escritório, mas que ele tem um ritmo próprio de desenvolvimento e devemos respeitá-los afinal ninguém é obrigado a usá-los.
« Última modificação: 11 de Maio de 2012, 11:15 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Mais um membro da minha família se tornando usuário do Ubuntu \o/
« Resposta #9 Online: 11 de Maio de 2012, 11:09 »
@eliseu_carvalho

Minha esposa também se encantou com a barra lateral do Ubuntu...

Eu também encantei com a barra lateral quando vi pela primeira vez, mas depois fiquei enjoado. O problema não é nem a barra lateral, mas a posição dela, totalmente inconveniente. Talvez o problema não seja a barra lateral na esquerda, mas os botões da janela na esquerda. O ideal mesmo são os botões na direita, igual o Windows. A barra do Gnome no topo da janela também é meio inconveniente. No Fedora 13 eu não achei ruim, mas no Ubuntu (talvez em razão das cores, preto e laranja ou cinza e laranja - além dos botões do lado esquerdo) incomodou e desagradou muito. O Fedora 16 também possui uma barra lateral, mas ao contrário do Ubuntu, que aparece automaticamente quando aproximamos o cursor do mouse, a barra lateral do Fedora só aparece quando clicamos em uma opção da barra de ferramentas, no topo da tela... e as cores do Fedora também agradam mais... eu gosto do azul, com preto e branco... a ideologia do Fedora é um pouco diferente do Ubuntu... apesar das melhorias, eu acho a versão antiga do Fedora, versão 13 (acho que é de 2010), um pouco melhor que a versão atual, 16 (de 2012). É igual processador da Intel... a última versão, ou melhor, o último processador lançado, nem sempre é o melhor. Depende muito... são processadores diferentes.

Um Celeron é pior que um Pentim III, por exemplo, porque o objetivo da Intel foi fazer um processador mais barato para competir com os processadores populares e vagabundos da AMD na época. Um Celeron é um processador de qualidade inferior, mas é melhor que muitos processadores antigos. Já um processador com mais de 1 núcleo, ou seja, com 2 ou 4 núcleos, pode ser melhor ou pior que um processador com 1 único núcleo... depende muito. Há programas que utilizam mais de um núcleo do processador, como o AutoCad, por exemplo... em geral, para escritórios de engenharia é interessante, mas para jogos de computador (para retardados, crianças de 18 anos, etc.) o ideal é um processador como o Pentim IV, que possui 1 único núcleo, em uma placa mãe de qualidade razoável, da Intel, por exemplo, porque uma boa placa de vídeo faz toda diferença em jogos de computador. Como eu nasci na década de 80, eu não sou fã dos jogos atuais... na minha época existiam vídeo-games como Phantom System (da Gradiente, que por dentro era praticamente um Nintendo), Master System (da TecToy, que por dentro era praticamente um MegaDrive - como era conhecido no Brasil o SEGA)... eu jogava Mario 3, Sonic, (...) Simpsons, Mortal Kombat II, etc. Era bom. Mais ou menos naquela época já existia o FIFA Soccer, para computadores PC... o único sistema operacional que existia, na época, era o Windows 3.1. e o Windows 95. O Linux foi lançado pela primeira vez na mesma época do lançamento do Windows 98, que era muito parecido com o Windows 95. Bons tempos... Nesta época, final da década de 90, foram lançadas as primeiras versões do Need For Speed... também existiam jogos como Quake... bons tempos. Hoje virou veadagem.

Depois que o Governo brasileiro resolveu lançar o "Kit Gay" nas escolas, fiquei em dúvida se ainda quero ter filhos... Ninguém quer ter filhos para ter aborrecimento... guerras, crises econômicas, influências negativas da mídia e do governo, tudo isso deixa a gente com receio de ter filhos pequenos.

Só pode ser piada de novo né ?

O cara não tem a minima noção de equipamento (hardware e afins), minima noção de programas para trabalho, minima noção do que seja debian e afins.

Pra ter idéia jogadores de PC não conheço nenhuma criança que jogue online BF3, MW3 e sim contadores (eu), advogados, empresários senão não teria classificação etária de jogos como Battlefield 3 e afins.

Só um pedido formal, favor não formular um texto de algo que não saiba pode atrapalhar demais usuários.


Um pentium IV para jogar ? jogar o que ? só colocando uma placa de video resolve tudo ? processador de 1 núcleo melhor de que um de 4 núcleos ? - pelo amor de deus cara não fale algo tão sem noção como isto
« Última modificação: 11 de Maio de 2012, 11:18 por clockworklinux »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Mais um membro da minha família se tornando usuário do Ubuntu \o/
« Resposta #10 Online: 12 de Maio de 2012, 00:16 »
Retomando o tema do tópico depois desse parênteses...
Acho que tem ainda mais gente da família que provavelmente vai usar o Ubuntu 12.04. É o meu irmão, que mora no litoral do RS. Ele concordou que eu leve o CD lá pra ele testar - se gostar, quem sabe teremos aí ainda mais um usuário do sistema?  :D

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Mais um membro da minha família se tornando usuário do Ubuntu \o/
« Resposta #11 Online: 12 de Maio de 2012, 09:18 »
@eliseu_carvalho

Minha esposa também se encantou com a barra lateral do Ubuntu...

................
Depois que o Governo brasileiro resolveu lançar o "Kit Gay" nas escolas, fiquei em dúvida se ainda quero ter filhos... Ninguém quer ter filhos para ter aborrecimento... guerras, crises econômicas, influências negativas da mídia e do governo, tudo isso deixa a gente com receio de ter filhos pequenos.

O que isso tem haver com o tema central desse fórum?
Alias, por várias vezes, estamos vendo esse mesmo usuário, comentar assuntos que fogem ao escopo desse fórum.
Há inúmeros fóruns na Internet, abordando os mais diversos assuntos, então é que tenha consciência que o foco daqui é outro.



Seria interessante o Ubuntu desenvolver melhor os softwares destinados ao público que quer trabalhar... Libre Office, etc. Infelizmente é o contrário, o Windows possui as melhores ferramentas para uso profissional.

Mas está engatinhando... o Linux melhorou muito. Eu conheci uma versão antiga na década de 90.


Interessante isso, as pessoas ainda não entenderam que a Canonical é dona de uma distribuição linux, sistema operacional é o kernel, ele é o linux.

Como distribuição ela apenas agrega valores ao kernel: programas, facilidades, empacota programas já compilados, dá suporte etc. Não é responsável pela criação de toda e qualquer espécie de softwares aplicativos que existem nos seus repositórios.

Quando muito ela pode sugerir melhorias, parcerias com os seus desenvolvedores para que eles melhorem seus softwares, mas nunca obrigar que tais desenvolvedores sigam determinada orientação, direção dela. Por isso programa como o pidgin já saiu do ubuntu como programa padrão para comunicações instantâneas, que o player de música vive mudando, alguns programas de gravação de vídeo sairam dos repositórios por nunca mais ter avançado (Xvidcap) e por vai.

As pessoas cobram da Canonical algo que não cabe a ela, a melhoria e equivalência a programas proprietários do windows. Engraçado que todos que reclamam por isso querem ter funcionalidades iguais com programas equivalentes e sem custo algum e isso nunca vai existir. AutoCAD, MS Office e outros grandes programas proprietários da plataforma windows na imensa maioria dos usuários que reclamam pela sua falta no linux, o usam de forma pirata no windows, sem pagar pela devida licença e querem, com a maior cara de pau, que os desenvolvedores de software livre o façam com a mesma desenvoltura e de forma livre.

Quero ver os que usam de forma lícita esses softwares pagos e super caros do windows reclamando do linux por não tê-los aqui. Com esse eu não tenho que dizer e apenas informar, é você tem razão volte para o windows, você tem melhor uso do PC lá e não aqui. Agora esses "revoltados" pirateadores que não pagam nada por lá e querem cantar de galo aqui eu digo: "cavalo dado não se olha os dentes". Se quer ser livre, correto, se adapte ao que o mundo Opensource tem ou pode oferecer, não dá para competir com programas proprietários pirateados, você usufrui de todo um esforço para criação de um software de maneira pirateada.


Com tudo isso não estou dizendo que programas livres são ruins, inferiores e um exemplo disso é o Libreoffice uma excelente suíte de escritório, mas que ele tem um ritmo próprio de desenvolvimento e devemos respeitá-los afinal ninguém é obrigado a usá-los.


concordo, na área que conheço a diagramação, o linux e os softwares livres, me atendem 100%
o libreoffice é sim superior ao ms-office e a muito tempo, é que o povo prefere perfurmaria a performance e objetividade.
em muitos softwares similares, no linux, com apenas poucos cliques fazemos coisas que precisamos 300 programas lá no windows para executar.
« Última modificação: 12 de Maio de 2012, 09:28 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Mais um membro da minha família se tornando usuário do Ubuntu \o/
« Resposta #12 Online: 12 de Maio de 2012, 09:45 »
[...] com apenas poucos cliques fazemos coisas que precisamos 300 programas lá no windows para executar.

Concordo plenamente e, iria além: ou também, com poucos comandos no terminal... ::)  :D
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz