Dúvida sobre Wine e Ubuntu

Iniciado por LeandroTelesRocha, 09 de Maio de 2012, 23:24

tópico anterior - próximo tópico

LeandroTelesRocha

Eu sei que a comunidade é para falar do Ubuntu... mas nem todo mundo aqui é formado em Ciência da Computação. Peço maior tolerância dos moderadores.

Minhas dúvidas:

1) Como faço para rodar, por exemplo, no Linux, um aplicativo de outro sistema operacional, como do Android?

Estou querendo instalar no meu Linux alguns aplicativos do Android, para ser mais específico, os aplicativos gratuitos deste site: http://dragonflydevelopment.blogspot.com.br/

2) Como funciona o Wine (sem entrar em detalhes muito técnicos específicos da Computação)?

Acho interessante o Wine e gostaria de entender como funciona.

Era só isso.

eliseu_carvalho

Sobre rodar programas do Android no Ubuntu eu nunca pesquisei, mas quanto ao Wine, ele funciona sem que seja necessário executá-lo primeiro: depois que baixar o programa para Windows (.exe), basta clicar 2x no mesmo e o Wine faz o resto.

Tota

Ola,

Citação de: LeandroTelesRocha online 09 de Maio de 2012, 23:24
1) Como faço para rodar, por exemplo, no Linux, um aplicativo de outro sistema operacional, como do Android?

Não faz. Voce não vai por exemplo rodar um aplicativo do Mac, ou do Windows no Linux, o mesmo caso com o Android.

Para funcionar, ou voce instala um emulador ou utiliza virtualização ( um sistema dentro do outro)

http://www.android-x86.org/

Estou querendo instalar no meu Linux alguns aplicativos do Android, para ser mais específico, os aplicativos gratuitos deste site: http://dragonflydevelopment.blogspot.com.br/

Leia a resposta acima.

O site postado ( voce pode tentar)  tem aplicativos para download apenas no formato para o Android via googlePlay.

Numa rapida alusão, é como querer instalar um pacote do GNU/Linux compilado em .rpm no Ubuntu que só reconhece pacotes compilados em .deb - não irá funcionar sem um conversor como o alien (rpm para deb aqui no exemplo)

2) Como funciona o Wine

Wine é um pacote que disponibiliza a possibilidade de se rodar alguns programas do windows nele ( não dentro do Ubuntu, mas no Ubuntu ). Ele não é um emulador, logo não é um Windows completo. Vá ao site winehq para maiores detalhes e tutoriais.

Citação de: LeandroTelesRocha online 09 de Maio de 2012, 23:24(sem entrar em detalhes muito técnicos específicos da Computação)?

Sem este detalhes, fica difícil uma abordagem detalhada.

Sou dentista de formação e profissão, se eu quiser saber algo sobre como fazer uma petição em direito civil, sem detalhes técnicos, ou seja, sem fazer um curso de direito eu nunca irei conseguir. No mínimo vou perder a ação e ser motivos de riso pelo juiz.

Alguns detalhes importantes:

O Android é um sistema livre com codigos proprietários e restrições da Google.

CitarO Android está disponível como código aberto desde 21 Outubro de 2008. A Google publicou todo o código sob a licença Apache. No entanto ele depende de uma autorização da própria Google para poder acessar a biblioteca de aplicativos, que pode variar entre Market e Play Store

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Android#Licenciamento

O uso de programas e bibliotecas do Windows no wine, sem a devida compra do sistema operacional Windows, bem como da licença de qualquer programa escrito para windows constitui pirataria de software. O uso do Wine não dá direitos de uso de software que rodam sob este pacote.

[]'s

agente100gelo

Android tem como base o kernel Linux. No final das contas é um Linux.
Se é possível rodar aplicativos para Android no Ubuntu ou mesmo Windows, a resposta é não (a não ser que façam um programa similar ao Wine).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Tota

Citação de: LeandroTelesRocha online 10 de Maio de 2012, 16:40
Quando você disse que era dentista e citou um exemplo da advocacia, eu entendi que era sobre esta informação no meu perfil.

Acho que você não entendeu a pergunta ou não está bem informado. No site do Android existe a opção de baixar o sistema operacional e gravar em um CD-RW como "Live", igual o Ubuntu. Eu já fiz isso, testei, etc. Já apaguei o CD-RW e gravei o Fedora 16. Ao testar o Android no PC, achei muito parecido com o Linux. Por isso a pergunta: É possível rodar aplicativos do Android em outro sistema operacional (para PC)?

Eu entendi sua resposta, mas não respondeu a dúvida.

Ola

Não leve a mal foi só um exemplo de minha incapapcidade sendo dentista em entender algo do direito. Veja que escrevi explicitamente na primeira pessoa do singular.

Quanto ao android, eu entendi muito bem a questão.

Porém quando diz que existe o android para download, sim, ele existe, mas é stand-alone, ou seja não dá para instalar o android dentro do Ubuntu.

Sua pergunta foi clara: Rodar aplicativos android no Ubuntu.

Mas se não é possivel instalar o android dentro do Ubuntu, como rodar seus aplicativos?

Assim, uma coisa é rodar o android num computador ( eu mesmo já instalei no meu eeepc 701 ), outra coisa é instalar o android dentro do Ubuntu, e outra coisa ainda é rodar aplicativos android no Ubuntu.

Portanto eu respondi sim à sua duvida, No primeiro parágrafo eu respondi; não faz.

[]'s

Tota

Ola,

[author=LeandroTelesRocha link=topic=95442.msg524938#msg524938 date=1336712283]
Existe um software da Oracle que eu já testei, mas não lembro o nome, que cria máquinas virtuais dentro do Windows, onde é possível instalar o Ubuntu, entre outros... Eu detestei, mas é uma opção...

Aqui funciona em meu Mac com 5 Gigas de ram perfeitamente. Tenho o OSX Lion como hospedeiro e Ubuntu 12.04 e Windows 7 como clientes todos rodando ao mesmo tempo em janelas diferentes sem problema nenhum.

1) Vocês conhecem o software da Oracle para a criação de "máquinas virtuais"?

Sim, existem vários topicos no forum sobre o assunto desde muitos anos, basta pesquisar

Para testes e sem suporte a USB existe inclusive na central de programas do Ubuntu.

2) É isso que vocês chamam de "virtualização"?

Sim. Basta pesquisar.

3) O Wine é uma "máquina virtual"?

Não, definitivamente. Wine não é um virtualizador nem um emulador. Basta pesquisar no site winehq.

4) Como funcionam as máquinas virtuais (virtual machines)?

Procure na Internet. Existe farto material explicando.

5) O DOS rodando dentro do Windows 95/98 era algum tipo de virtualização? O Windows 95 era uma interface gráfica do DOS ou o DOS era uma virtualização dentro do Windows?

Nunca o DOS rodou dentro do win95/98. DOS é um sistema operacional, e tem um ambiente grafico que você se refere como win95/98 Idêntico ao GNU/Linux que roda todo em modo texto por console, tendo "na frente" da tela um ambiente gráfico ( Gnome, KDE, XFCE, LXDE, Windowmaker, Openbox, etc. etc. ) Pesquise na rede sobre como funciona o Windows.

6) É possível rodar o UNIX dentro do Linux?

Isto já foi explicado quando se falou de Windows e Android.Resposta:  Não! O UNIX não roda dentro do Linux. Aplicativos desenvolvidos para o UNIX rodam no GNU/Linux, mas o sistema operacional UNIX não. Pesquise na rede sobre o que é um sistema operacional.

[]'s

rudregues

Citação de: Tota online 10 de Maio de 2012, 00:22
CitarO Android está disponível como código aberto desde 21 Outubro de 2008. A Google publicou todo o código sob a licença Apache. No entanto ele depende de uma autorização da própria Google para poder acessar a biblioteca de aplicativos, que pode variar entre Market e Play Store

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Android#Licenciamento

O uso de programas e bibliotecas do Windows no wine, sem a devida compra do sistema operacional Windows, bem como da licença de qualquer programa escrito para windows constitui pirataria de software. O uso do Wine não dá direitos de uso de software que rodam sob este pacote.

[]'s
Tota, li uma vez que as libs que o wine utiliza são criadas por engenharia reversa. Sendo assim num poderia ser considerado pirataria o uso do wine, já que não há o uso de partes originais do software. Pelo que li aqui http://www.winehq.org/docs/winedev-guide/x2540 é possível importar libs do windows, mas nesse caso é por conta do usuário.

[ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

BrunoPT

Citação de: LeandroTelesRocha online 13 de Maio de 2012, 00:52
Citação de: Tota online 11 de Maio de 2012, 11:14
Ola,

Existe um software da Oracle que eu já testei, mas não lembro o nome, que cria máquinas virtuais dentro do Windows, onde é possível instalar o Ubuntu, entre outros... Eu detestei, mas é uma opção...

Aqui funciona em meu Mac com 5 Gigas de ram perfeitamente. Tenho o OSX Lion como hospedeiro e Ubuntu 12.04 e Windows 7 como clientes todos rodando ao mesmo tempo em janelas diferentes sem problema nenhum.

1) Vocês conhecem o software da Oracle para a criação de "máquinas virtuais"?

Sim, existem vários topicos no forum sobre o assunto desde muitos anos, basta pesquisar

Para testes e sem suporte a USB existe inclusive na central de programas do Ubuntu.

2) É isso que vocês chamam de "virtualização"?

Sim. Basta pesquisar.

3) O Wine é uma "máquina virtual"?

Não, definitivamente. Wine não é um virtualizador nem um emulador. Basta pesquisar no site winehq.

4) Como funcionam as máquinas virtuais (virtual machines)?

Procure na Internet. Existe farto material explicando.

5) O DOS rodando dentro do Windows 95/98 era algum tipo de virtualização? O Windows 95 era uma interface gráfica do DOS ou o DOS era uma virtualização dentro do Windows?

Nunca o DOS rodou dentro do win95/98. DOS é um sistema operacional, e tem um ambiente grafico que você se refere como win95/98 Idêntico ao GNU/Linux que roda todo em modo texto por console, tendo "na frente" da tela um ambiente gráfico ( Gnome, KDE, XFCE, LXDE, Windowmaker, Openbox, etc. etc. ) Pesquise na rede sobre como funciona o Windows.

6) É possível rodar o UNIX dentro do Linux?

Isto já foi explicado quando se falou de Windows e Android.Resposta:  Não! O UNIX não roda dentro do Linux. Aplicativos desenvolvidos para o UNIX rodam no GNU/Linux, mas o sistema operacional UNIX não. Pesquise na rede sobre o que é um sistema operacional.

[]'s

Estou muito ocupado para discutir isso agora, mas eu esperava uma resposta melhor. Aguardo uma explicação para as minhas dúvidas dos demais usuários.

Acho que o usuário acima está equivocado quando diz que o DOS nunca rodou dentro de Windows 95. Eu usei muito este sistema operacional. Aliás, vários jogos para DOS rodavam no Windows 95 e Windows XP. E eu já ouvi falar que esse DOS era apenas um emulador. Na verdade, as versões do Windows 3x eram apenas interfaces gráficas do DOS. Já nos Windows 9x, o MS DOS fazia parte do Windows.

Eu queria entender isso... é um pouco confuso para quem não é formado em Computação, mesmo com algum conhecimento na área.

O Windows 95/98 é que funcionava sobre o DOS e não o contrario. O Windows 95/98 está para o DOS como o X está para o Linux.

Henrique1977

CitarNa verdade, as versões do Windows 3x eram apenas interfaces gráficas do DOS. Já nos Windows 9x, o MS DOS fazia parte do Windows.
Caro  Leandro  Tales  Rocha,  na  verdade  era  o  Windows  95,  98,  Me  que  rodavam  sobre  o  DOS.  Dependiam  de  ter  o  DOS  instalado  para  poder  rodar.  Tinha-se  que  primeiro  instalar  o  DOS  para  aí  se  poder  rodar  essas  versões  do  Windows.

CitarVocês conhecem o software da Oracle para a criação de "máquinas virtuais"?
Esse  programa  da  Oracle  se  chama  Virtualbox,  e  serve  para  virtualizar  Sistemas  Operacionais.

CitarComo funcionam as máquinas virtuais (virtual machines)?
Dê  uma  olhada  neste  link:  http://www.nusseagora.blog.br/a-maquina-virtual

Atenciosamente,  Henrique1977.
"O Estado não é a solução, é o problema.  Ronald Reagan"
Você  que  é  iniciante  não  esqueça  de  ler  isso:  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,90314.0.html